Brasil Independente 1822-1888

Timeline created by Mateus Souza 1
In History
  • Sociedade e cultura do 1º Reinado

    Sociedade e cultura do 1º Reinado
    Influência Europeia, a elite nacional eram grandes proprietários de terra, a classe média eram profissionais liberais e a classe baixa eram trabalhadores livres e ex-escravizados, a base da sociedade eram os escravizados que trabalhavam para os proprietários de terra. Era difícil ter uma educação básica, somente a elite tinha, a estrutura da família brasileira era de modelo patriarcal.
    Obra: Dia do Fico de Jean Baptiste Debret,1822
  • Guerras de independência

    Guerras de independência
    O Brasil teve que lutar para se tornar independente de Portugal, existiu uma resistência forte do norte e nordeste, teve participação de mercenários estrangeiros que ajudaram na independência. Teve o empréstimo inglês tendo como condição com que o Brasil acabasse com a escravidão.
    Obra: Independência ou morte de Pedro Américo,1888
  • Constituição de 1824

    Constituição de 1824
    Existiu dois partidos, o partido brasileiro que tinha características liberais, defendia a autonomia das províncias, e o outro partido era o partido português que tinha ideias conservadoras defendiam um governo centralizado na figura de D.Pedro.
    Teve a criação dos poderes Legislativo, executivo, judiciário e moderador, divisão do Brasil em 18 províncias.
    Obra: Dom Pedro I de Manuel Araújo, 1826
  • confederação do Equador.

    confederação do Equador.
    A Confederação do Equador foi uma das muitas revoltas ocorridas no Brasil Imperial. Ocorreu no ano de 1824 na província de Pernambuco como um movimento de resistência ao governo e às medidas do Imperador D. Pedro I. Também tinha, entre seus objetivos, a intenção de separar-se efetivamente do território brasileiro, constituindo nova república.
    Obra: Exército Imperial do Brasil ataca as forças confederadas no Recife, 1824 de Leandro Martins
  • Guerra da Cisplatina

    Guerra da Cisplatina
    A Guerra da Cisplatina foi um conflito travado pelo Império do Brasil contra as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina) pelo controle da Cisplatina, região que atualmente conhecemos como Uruguai. Essa foi a primeira guerra de que o Brasil participou como nação independente e estendeu-se de 1825 a 1828.
    Obra: Tropas Imperiais rumo ao Maranhão para reprimir a revolta, 1838 de Johann Moritz Rugendas
  • Crise e abdicação de D.Pedro I

    Crise e abdicação de D.Pedro I
    Houve o aumento da dívida externa devido aos empréstimos realizados por D.Pedro I para o financiamento da Guerra Cisplatina, houve oposição ao governo centralizador e impopular do império por causa do apoio concedido ao partido português, houve o evento noite da garrafada onde os brasileiros foram para as ruas protestar contra D.Pedro I. D.Pedro I abdicou o trono brasileiro.
    Obra: Abdicação de D Pedro I do Brasil de Aurélio de Figueiredo, 1854
  • Rusga

    Rusga
    Rusga ou rusga cuiabana foi um movimento chefiado pela ala dos liberais radicais, eles tomaram o quartel dos guardas municipais arrombando um grande número de casas matando vários bicudos, os bicudos eram os portugueses adotivos e estrangeiros, a revolta dada pela independência demora em torno de 3 meses para informar a regência sobre a revolta, Cuiabá foi governada pelos revoltosos durante esse período.
  • Revolta dos Malês

    Revolta dos Malês
    Os envolvidos nessa revolta foram escravos nagôs e haussas, mulçumanos que influenciou na forma como ela foi chamada. E essa revolta aumentou a repressão sobre os escravos africanos na Bahia
  • Revolução Farroupilha

    Revolução Farroupilha
    Revolução Farroupilha foi uma revolta separatista durante o período Regêncial, teve como grande causa a insatisfação da elite com a falta de autonomia e com os pesados impostos cobrados na carne-seca. Essa revolta durou 10 anos, os gaúchos queriam que o charque estrangeiro fosse taxado para tornar a concorrencia entre as mercadorias mais justa.
  • Cabanagem

    Cabanagem
    Cabanagem, foi uma revolta dos cabanos revindicando melhores condições de vida e trabalho. As provícias se uniram num movimento de protesto pela independência da provícia do grão-pará.
  • sabinada

    sabinada
    As principais causas dessa revolta foi a insatisfação da falta de autonomia política e administrativa da província e o recrutamento, imposto aos baianos em função da guerra dos farrapos, essa revolta é diferente de outros movimentos porque não tinha intenção separatista, eles só queriam uma república baiense.
  • balaiada

    balaiada
    Balaiada foi um movimento popular contra os grandes proprietários agrários da região, as causas da revolta estão relacionadas às condições de miséria e opressão a que estava submetida a população pobre da região.
  • parlamentarismo do segundo reinado

    parlamentarismo do segundo reinado
    O chamado parlamentarismo às avessas foi o sistema político vigente no Império do Brasil durante o Segundo Reinado. Esse sistema alternava na chefia do executivo os partidos Conservador e Liberal, baseados na escolha do Poder Moderador e nos resultados eleitorais.
  • Revolução Praieira

    Revolução Praieira
    A Revolução Praieira, também denominada como Insurreição Praieira, que aconteceu quando as revoltas eclodiram que teve o encerramento do poder moderador passando a existir só os 3 poderes, que foi um movimento de caráter liberal e federalista que eclodiu na província de Pernambuco, no Brasil, entre 1848 e 1850.
  • Lei de terras

    Lei de terras
    A lei n. ... 601, de 18 de setembro de 1850, amplamente conhecida como Lei de Terras, foi o dispositivo legal que, pela primeira vez, buscou regulamentar a questão fundiária no Império do Brasil.
  • imigração do segundo reinado

    imigração do segundo reinado
    Em geral, os imigrantes vieram de regiões como Itália, Portugal, Espanha, Alemanha, Japão etc. Um divisor de águas na história do Segundo Reinado foi a Guerra do Paraguai, que ocorreu de dezembro de 1864 a março de 1870.