Fundo

Parceria China-Brasil

  • Primeiros Contatos Modernos

    Primeiros Contatos Modernos
    Jânio Quadros: Abertura dos contatos brasileiros com o mundo socialista em virtude do Plano de Política Externa Independente.
    O vice presidente João Goulart visita a República Popular da China em uma Missão Comercial e Diplomática.
  • Início da Ditadura Militar

    Início da Ditadura Militar
    No início da Ditadura Militar (de 1964 até 1979) a aproximação com a China foi rechaçada devido às diferenças políticas e à aproximação com outros sistemas internacionais. Fecharam-se câmaras de comércio, deportaram-se chineses residentes no Brasil e, inclusive, houve registro de violência contra a população chinesa no país.
  • Governo Figueiredo

    Governo Figueiredo
    Durante o Governo Figueiredo (1979-1985) houve uma retomada das relações bilaterais com a China, que resultou no aumento do comércio entre os dois países, na parceria em áreas sensíveis tais como nuclear e de tecnologia de ponta. Foi um momento de destaque na cooperação Sul-Sul: as relações eram simétricas, sem que houvesse uma potência hegemônica e uma subordinada, dando alcance à diplomacia Brasileira.
  • Governo Sarney

    Governo Sarney
    Intensificação das relações bilaterais Brasil-China: tanto em termos de visitas e contatos políticos como de comércio.
  • CBERS

    CBERS
    Durante o Governo Sarney foi assinado o Acordo de Cooperação Espacial com a China - o Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) - bem como um protocolo sobre Aplicações Pacíficas da Ciência e Tecnologia do Espaço Exterior. Como resultado, iniciou-se uma parceria de construção conjunta de satélites e de seu envio para o espaço.
  • Governo FHC

    Governo FHC
    Com a estagnação econômica do Japão, a China e os demais Tigres Asiáticos tiveram crescente participação como parceiros na economia Brasileira.
  • Primeiro Lançamento - CBERS 1

    Primeiro Lançamento - CBERS 1
    Lançado em Taiyuan (no interior da China) o Primeiro Satélite Sino Brasileiro de Recursos Terrestres - o CBERS 1.
  • Continuação do Programa

    Continuação do Programa
    Foi assinado um acordo para a continuação do programa CBERS, com a construção de dois novos satélites - os CBERS-3 e 4, com novas cargas úteis e uma nova divisão de investimentos de recursos entre o Brasil e a China - 50% para cada país.
  • Lançamento do CBERS 2

    Lançamento do CBERS 2
    O CBERS-2, segundo satélite desenvolvido em conjunto com a China, foi lançado com sucesso no dia 21 de outubro de 2003, partindo do Centro de Lançamento de Taiyuan, na China. Tecnicamente o CBERS-2 é idêntico ao CBERS-1
  • Governo Lula

    Governo Lula
    Como resultado da crescente aproximação diplomática entre os dois países e do sucesso da opção por parcerias estratégicas Sul-Sul (cooperação com potências emergentes), Lula visita a China. No mesmo ano o Presidente Chinês Hu Jintao visita o Brasil - acompanhado por uma delegação de 500 pessoas.
  • CBERS 2B

    CBERS 2B
    lançamento do CBERS-2B ocorreu no dia 19 de setembro de 2007, a partir da base de lançamento de Taiyuan, na China, com o mesmo foguete chinês - Longa Marcha 4 -, que fez o lançamento dos CBERS-1 e 2. O CBERS-2B foi construído para dar continuidade ao programa de imageamento do País e não interromper os projetos, visto que a vida útil do CBERS-2 acabou antes do lançamento do CBERS-3. Ele ainda pertence à primeira geração do CBERS e, portanto, é praticamente idêntico aos CBERS-1 e 2.
  • CBERS-3

    CBERS-3
    Previsão do Lançamento do CBERS-3
  • CBERS-4

    CBERS-4
    Previsão de Lançamento do CBERS-4.