- 
  
  Supõe-se que Fernão Lopes tenhas nascido entre 1380 e 1390,com uma provável origem familiar vilã e mesteiral. Existe a hipótese de ter nascido e, mais tarde, ter sido sepultado no Alandroal, no Alentejo, com base na discrição presente numa pedra tumular, que lhe poderá ter pertencido, e nas ligações históricas da vila com a Ordem de Avis.
 - 
  
  O registo mais antigo sobre a sua vida é um documento datado de 1418,que informa ser Fernão Lopes escrivão do Infante D. Duarte e guarda-mor da Torre do Tombo, cargo de alta confiança em que era encarregado de guardar e conservar os arquivos de Estado.
 - 
  
  Em 1419, foi citado como "escrivão dos livros" de D. João I, e deve ter sido por esta altura que foi incumbido por D. Duarte de colocar os feitos dos reis portugueses na forma de crónica.
 - 
  
  Apaarece como tabelião-geral do Reino, mas diz Teresa Amado que provavelmente já desempenhava esta função há muitos anos. Continuou como cronista oficial durante a regência do Infante D. Pedro e o governo de D. Afonso V.
 - 
  
  Ja em virtude da sua idade avançada, foi retirado das funções de guarda-mor da Torre do Tombo, sendo substituído por Zurara.
 - 
  
  Com cerca de 80 anos, morre Fernão Lopes em Alandroal, Reino de Portugal