Transição da monarquia ao Brasil republicano, em Fatos, eventos e dados.

  • A questão religiosa

    A questão religiosa
    Charge do Jornal "O Mosquito" publicada em 1875 No Império a igreja católica sempre foi considerada integrante do governo. No entanto quando o Vaticano estabelece a Bulla Syllabus, onde a igreja corta relações com a maçonaria, o que atinge D.Pedro II, simpatizante da maçonaria, assim como parte da elite política e econômica do império, que decidem não acatar a ordem. Isso foi o estopim para o desgaste e futuramente o rompimento entre estado e igreja. O ponto inicial para uma futura laicização.
  • O Desgaste militar com a monarquia. Guerra do Paraguai 1864- 1870

    O Desgaste militar com a monarquia. Guerra do Paraguai 1864- 1870
    Durante a guerra do Paraguai, os soldados brasileiros em contato com argentinos e uruguaios enraizaram o espirito de luta, e concepções republicanas e abolicionistas, o que os direcionava ao conflito contra as raízes monárquicas do País e sua ideologia.
  • A crise no Vale do paraiba

    A crise no Vale do paraiba
    Acervo Instituto Moreira Salles. Partida para a colheita do café, c.1885, Vale do Paraíba. A crise do Vale do Paraíba (considerada a mais importante produtora cafeeira do País), no aspecto econômico foi um dos fatores para o declínio da monarquia, pois faziam uso ainda de mão de obra escrava e apoiavam o império ou seja, faziam parte dos favoráveis a escravidão. ao contrário dos grandes produtores do Oeste paulista que faziam campanha contra a centralização de poder.
  • A abolição da escravatura e o declínio monárquico.

    A abolição da escravatura e o declínio monárquico.
    A foto da revista ilustrada do Rio do Janeiro de 1880 e a campanha abolicionista.
    No 13 de maio de 1888, depois da graduais leis direcionadas a abolição, finalmente se extingue a escravidão no país, trazendo assim insatisfação dos grandes senhores que dependiam de mão de obra escrava, e não seriam indenizado com o fato. Caia assim grande parte do apoio que a monarquia ainda possuía.
  • A proclamação da república

    A proclamação da república
    Jornal O Estado de São Paulo datada de 17 de novembro de 1889, publicada dois dias depois da Proclamação da República na Capital Federal pelo marechal Deodoro da Fonseca. (https://i2.wp.com/acervo.estadao.com.br/publicados/1889/11/17/g/18891117-4374-nac-0001-999-1-not-hahpehq.jpg)
    A titulo de curiosidade é possível notar que os novos lideres paulistas republicanos são os mesmos que fizeram a reforma no ensino público e também ergueram o palácio da praça da república, como Prudente de Moraes.
  • Representação, inicio da república

    Representação, inicio da república
    No link abaixo segue um site em que aparecem representações jornalisticas reproduzidas com noticias contemporâneas ao inicio da república, que fica explicada de maneira clara e ilustrada os fatos consequentes a proclamação e os novos atores da república brasileira.
    ps: Ideal para utilizar em sala de aula.(http://onda21.com.br/noticias-da-republica-do-dia-16-de-novembro-de-1889/)
  • A nova república

    A nova república
    Homenagem da revista ilustrada do Rio de Janeiro aos Heróis da proclamação da república.
    Na representação a nova república aparece como uma linda jovem, tendo aos seus pés de joelhos a representação da queda do poder monárquico representado pela coroa.