Trabalhismo

  • 1930

    A partir da década de 1930, vislumbramos um novo cenário político no Brasil onde a relação dos cidadãos e as instituições de controle político sofrem uma sensível mudança. A nação, grosso modo, sofreu uma mudança em sua arena política. Nesta época, as populações camponesas deixaram de representar a maioria dos cidadãos e trabalhadores que configuraram o cenário político dessas nações. Para tanto, os processos de industrialização e urbanização são de fundamental importância.
  • 1930

    Foi dialogando com os trabalhadores e tornando-os centrais em suas projeções políticas que Vargas fez do trabalhismo a sua ideologia principal. Isso se torna mais evidente, principalmente, a partir do início do Estado Novo, a forma de governo autoritária varguista, que durou de 1937 a 1945. Durante o Estado Novo houve, ao mesmo temo, uma ascensão do autoritarismo e, também, um crescimento significativo nas construções de imagens sobre o país.
  • 1930

    Com a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, foi se construindo em imagens, sons e representações a figura do trabalhador ideal. Havia a valorização do trabalho e do trabalhador. A criação do Ministério do Trabalho foi igualmente importante para esse movimento ideológico.
  • 1930

    Durante o governo varguista, especialmente durante o Estado Novo, o trabalhismo foi uma ideologia fomentada no seio do governo. Mas, com a criação do PTB – o Partido Trabalhista Brasileiro, que passou a ser o partido de Getúlio Vargas – o trabalhismo virou um projeto político do partido em questão, tornando-se central para o aglutinamento de políticos e apoiadores ao seu redor.
  • Características

    Outra característica importante do trabalhismo de Vargas era o corporativismo, apresentando-se como alternativa ao socialismo e ao liberalismo capitalista.
  • conquistas

    Entre os direitos garantidos, estão o salário mínimo, a carteira de trabalho, a jornada de oito horas, as férias remuneradas, a previdência social e o descanso semanal. A CLT regulamentou ainda o trabalho da mulher e do menor de idade e estabeleceu a obrigatoriedade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
  • Até os dias atuais

    Carteira de Trabalho.
    Direito à greve e organização sindical.
    Salário mínimo.
    Justiça do Trabalho.
    Ferias
    aposentadoria