Teorias de Enfermagem

  • 1982 BCE

    Teoria de Sistemas de Neuman

    Betty Neuman
    baseia-se em dois principais componentes, que são o estresse e a reação ao mesmo, em que o indivíduo (indivíduo, grupo, família, comunidade) é constituído por um sistema aberto e dinâmico, com ciclos de entrada, processo, saída e retroalimentados contínua e organizadamente
  • 1976 BCE

    Teoria da Prática Humanística

    Josephine Paterson E Loretta Zderad
    É uma teoria prática porque acreditam que a teoria da ciência de enfermagem desenvolve-se a partir das experiências vividas pela enfermeira e pela pessoa que recebe o cuidado.
  • 1971 BCE

    Teoria Obtenção de Metas

    Imogene M. King
    Desenvolveu estudos voltados para a questão da postura profissional do enfermeiro frente aos desafios presentes na educação, prática da enfermagem e dimensão da prática.
  • 1970 BCE

    Teoria do Modelo Conceitual do Homem

    Martha E. Rogers
    Manutenção e promoção da saúde evitando a doença, cuidando e reabilitando o cliente através da “ciência humanista da enfermagem.
  • 1969 BCE

    Teoria Holística

    Myra Estrin Levine
    Levine discute a adaptação,a conservação e a integridade.Vê o homem como indivíduo como um todo dinâmico, em constante interação com o ambiente dinâmico. O princípio fundamental é a conservação do todo.
  • 1968 BCE

    Teoria do Homem como Sistema Comportamental

    Dorothy Johnson
    Johnson identificou duas áreas que os cuidados de enfermagem devem basear-se em ordem para retornar o cliente a um estado de equilíbrio.Em primeiro lugar, reduzindo o estresse e, segundo, apoiando as adaptações dos processos naturais.
  • 1966 BCE

    Teoria das Necessidades Básicas

    Virginia Henderson
    Ela refere-se ao ser humano como possuidor de necessidades básicas divididas em 14 componentes e quatro classes; biológico, psicológico,sociológico e espiritual. Henderson também acredita que a mente e o corpo são inseparáveis
  • 1964 BCE

    Teoria

    Enerstine Wiedenbach
    A enfermagem é o nutrir e o cuidar de alguém de maneira maternal. Esse cuidado é proporcionado no presente imediato e pode ser prestado por qualquer pessoa
  • 1964 BCE

    Teoria da Adaptação

    Callista Roy
    Compreende todas as formas conscientes e inconscientes de ajustamento.Baseia-se em modalidades de adaptação fisiológica, sociológica e de dependência e interdependência.
  • 1961 BCE

    Teoria dos Três Elementos

    Ida Jean Orlando
    Interação com o cliente.A família é vista como uma fonte de dados indiretos.A enfermagem é orientada para o cliente enquanto a medicina é para a doença. Comunicação aberta com o cliente.Três elementos básicos são componentes do processo de enfermagem:1.Comportamento do paciente;2.Reação da enfermeira;3.As ações de enfermagem apropriadas.
  • 1960 BCE

    Teoria Centrada nos Problemas

    Faye Glenn Abdellah
    A teoria afirma que a enfermagem é o uso do método de solução de problemas com os problemas chave de enfermagem relacionados as necessidades de saúde das pessoas.
  • 1959 BCE

    Teoria do Autocuidado

    Dorothea E. Orem -
    A teoria do autocuidado consiste, basicamente, na ideia de que os indivíduos, quando capazes, devem cuidar de si mesmos. Quando existe a incapacidade, entra o trabalho do enfermeiro no processo de cuidar.
  • 1959 BCE

    Teoria de Enfermagem de Lydia Hall

    Teoria apresentada de forma visual, onde existem três círculos.
    O aspecto de Cuidados, representa o cuidado íntimo corporal do paciente.O aspecto Essência lida com os sentimentos mais íntimos e as motivações do paciente. O aspecto Cura diz como o enfermeiro ajuda o paciente e a família através do atendimento.
  • 1952 BCE

    Teoria das Relações interpessoais

    Hildegard Peplau
    A enfermagem pode ser encarada como um processo interpessoal , pois envolve a a interação de dois ou mais indivíduos com uma meta comum.Essa meta incentiva o processo terapêutico no qual enfermeira e paciente respeitam um ao outro, aprendendo e crescendo como resultado dessa interação
  • 1859 BCE

    Teoria Ambientalista

    Florence Nightingale
    Quando um ou mais aspectos do ambiente estivessem desequilibrados, o cliente deveria utilizar maior energia para contrabalançar o estresse ambiental. Esse estresse retira do paciente a energia necessária para a cura.