romantismo nas artes

  • Inicío do Romantismo nas artes

    Inicío do Romantismo nas artes
    Se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX. O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
  • Escultura

    Escultura
    A escultura teve que encontrar meios técnico de expressividade, para representar o espírito romântico, exaltando sentimentos e emoções.
    A temática em geral era:
    Natureza (animais e plantas)
    Temas Heróicos
    Cenas de fantasia e da imaginação.
    Foram evitadas as regras de composições estáticas e superfícies lisas, comuns no neoclassicismo, para mas uma vez, enfatizar a dramaticidade e os sentimentos através de movimento.
    Antoine-Louis Barye foi um dos principais artistas.
  • O primeiro artista do romantismo

    O primeiro artista do romantismo
    Goya Durante a última parte de sua vida, Goya cobriu as paredes de sua Quinta del Sordo com as famosas "pinturas negras", as últimas e mais misteriosas de seu gênio atormentado, como "Saturno devorando a un hijo" (1819-1823) que se encontra atualmente no Museu do Prado. Esta pintura constitui uma referência aos conflitos internos de Espanha, durante o reinado absolutista de Fernando VII, mas será também um reflexo da degradação da sua saúde física e mental.
  • A perda de um grande Pintor

    A perda de um grande Pintor
    Goya se exilou em Bordeaux na França, vindo a morrer quatro anos depois
  • A Primeira Geração do Romantismo em Portugal

    A Primeira Geração do Romantismo em Portugal
    A Primeira Geração do Romantismo em Portugal vai de 1825 a 1840. Seus principais autores são Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Antônio Feliciano de Castilho. A Segunda Geração, ultra-Romântica, de 1840 a 1860 e tem como principais autores, Camilo Castelo Branco e Soares de Passos. A Terceira Geração, pré-Realista, de 1860 a 1870, aproximadamente, teve como principais autores Júlio Dinis e João de Deus
  • O ROMANTISMO NO BRASIL

    O ROMANTISMO NO BRASIL
    Em nossa terra, inicia-se em 1836 com a publicação, na França, da Nictheroy - Revista Brasiliense, por Gonçalves de Magalhães. Neste período, nosso país ainda vivia sob a euforia da Independência do Brasil. Os artistas brasileiros buscaram sua fonte de inspiração na natureza e nas questões sociais e políticas do pais. As obras brasileiras valorizavam o amor sofrido, a religiosidade cristã, a importância de nossa natureza, a formação histórica do nosso pais e o cotidiano popular.
  • Literatura romântica brasileira

    Literatura romântica brasileira
    É publicado no Brasil Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães. Esse é considerado o ponto de largada deste período na literatura de nosso país.
  • O romantismo nas artes dividido em três periodos.

    O romantismo nas artes dividido em três periodos.
    Primeira Geração Romântica (indianista / nacionalista) : Esta geração é marcada intensamente pela busca de uma identidade nacional. Voltados para a recuperação das tradições brasileiras.
    Segunda Geração Romântica (ultra-romântica): É chamada de geração byroniana devido a influência de Byron e de Musset – românticos europeus que levaram ao extremo a exacerbação dos sentimentos e fantasias mórbidas.
    Terceira geração romântica (condoreira / hugoana ou social): Entre 1860 e 1870.
  • PINTURA

    PINTURA
    A pintura foi o ramo das artes plásticas mais significativo, foi ela o veículo que consolidaria definitivamente o ideal de uma época, utilizando-se de temas dramitico-sentimentais inspirados pela literatura e pela História. Procura-se no conteúdo, mais do que os valores de arte, os efeitos emotivos, destacando principalmente a pintura histórica e em menos grau a pintura sagrada.
    Novamente a revolução Francesa e seus desdobramentos servem de inspiração; agora para uma arte dramática como pode se
  • O romantismo no Brasil teve seu fim

    O romantismo no Brasil teve seu fim
    o romantismo no Brasil teve seu início 1836 e seu fim em 1881.Durante esse período se passaram três gerações:1° Geração: indianista - poeta: Gonçalves Dias
    2° Geração: Ultraromantica - poeta: Álveres de Azevedo
    3° Geração: Condoreira - poeta: Castro Alves
    o romantismo também se desenvolveu no teatro com Martins Pena, e na prosa com José de Alencar.