-
Luigi Patrizi montou o laboratório de estudo da fadiga
-
Psychology and Industrial Efficiency, publicada por Hugo Munsterberg: Obra que focalizava as técnicas de seleção de pessoal e de ajuste funcional. Época marcada pelos estudos desenvolvidos por Fredeick Taylor, o pioneiro da administração cientifica. (critérios para ação laboral e aumento da produtividade). Visando esse aumento da produtividade surgiram os estudos sobre a fadiga, acidentes e elaboração de critérios de fluxo de produção.
-
Ocorreu na primeira grande guerra. O psicologo Robert Yerkes elaborou um teste de inteligencia para seleção de pessoal do exercito americano. Alem disso o homem certo para o lugar certo (soldados e oficiais).
-
Leon Walther e Henri Pieron, franceses que trouxeram ao Brasil a psicotenica.
-
Alem do treinamento, ocorre a investigação dos de fatores ambientais que afetavam a produtividade. A maioria viés behaviorista.
-
Psicologo Ugo Pizzoli
-
Questionamento dos princípios tayloristas. Experimeto social Hawthorne. Elton Mayo - Descobertas revolucionarias: Percebeu que a produtividade dos trabalhadores esta associada a um conjunto de razões.E chegou a conclusão que era mais importante as relações humanas e os sentimentos. A satisfação ligada á valorização da função social do individuo.
-
Douglas McGregor analisou as dimensões de subjetividade nas teorias X e Y: Necessidades básicas x pratica motivadora. Alinhar interesses corporativos a interesses pessoais de auto-realização
-
Desenvolvido por Pierre Weil o Teste de Inteligencia não-verbal.
-
Entre as décadas de 70 e 80 questões mais humanistas dominavam os estudos de POT.
-
A partir dos movimentos sociais, organização dos trabalhadores. Bastante importância na psicologia e em outras áreas.
-
A era da globalização trouxe novos desafios para a POT.