Psicologia da Saúde

  • OMS: conceituação da Saúde

    “Saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”.​
    Essa conceituação foi de grande relevância para o desenvolvimento da Psicologia da Saúde no Brasil, pois, como aponta Scliar (2003), trata de um conceito de saúde que abrange não só a biologia, mas também o meio ambiente e o estilo de vida dos sujeitos.
  • Introdução da Medicina Social na América Latina

    Segundo Spink, M. J. (1992) resulta da "crise da medicina oficial nos anos pós-guerra e da constatação de que seria preciso formar um profissional mais compatível com a situação de saúde vigente nos países de terceiro mundo"
  • Psicologia da Saúde

    Como apontam Almeida e Malagris (2011), a Psicologia da Saúde é uma área recente, tendo seu desenvolvimento a partir da década de setenta, com um grupo de trabalho na APA.
  • Conferência Internacional de Assistência Primária à Saúde realizada na cidade Alma-Ata

    Promovida pela OMS, como aponta Scliar (2007, p.38), "a conferência enfatizou as enormes desigualdades na situação de saúde entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos; destacou a responsabilidade governamental na provisão da saúde e a importância da participação de pessoas e comunidades no planejamento e implementação dos cuidados à saúde."
  • Health Psychology

    Criação da divisão 38, na APA, concernindo a psicologia da saúde e denominada "Health Psychology". Como apontam Almeida e Malagris (p.186, 2011), a divisão tem como objetivos básicos: "avançar no estudo da Psicologia como disciplina que compreende a saúde e a doença através da pesquisa e encorajar a integração da informação biomédica com o conhecimento psicológico, fomentando e difundindo a área"
  • Criação de Equipes de Saúde Mental integradas

    Como aponta Spink, M. J. (1992), nesse momento a Secretaria e Saúde adotou uma politica explícita de desospitalização: o psicologo não estaria mais submetido somente a lógica médica, isolada, atuando como facilitadores de tratamento, por exemplo. Criam-se às Equipes de Saúde Mental (compostas por no mínimo um psiquiatra, um assistente social e um psicologo) que passam a atuar nos centros de saúde do estado de São Paulo nos níveis primário, secundário e terciário.
  • Revista Health Psychology

    A partir de 1982, a APA (Associação Americana de Psicolgoia) passa publicar a primeira revista oficial da área.
  • European Health Psychology Society

    Forma-se na Europa, como apontam Almeida e Malagris (2011), a organização profissional "European Health Psychology Society". A organização tem em vista a promoção de pesquisas teóricas e empíricas e suas aplicações para a Psicologia da Saúde europeia. Vale destacar que cada pais membro também possui sua própria associação de Psicologia da Saúde.