Milagre Econômico "Os anos de chumbo". 1968-1973

Timeline created by facebooker_2388173401295908
In History
  • Início Milagre Econômico - Pré Governo Médici

    O milagre econômico, retratado como a fase em que o Brasil obteve um excepcional crescimento econômico durante o período ditatorial, governado por Médici, ocorreram diversos eventos marcantes que levaram o caso a se tornar um grande marco pra história brasileira.
    Por causa da PAEG (Programa de ação econômica do Rio de Janeiro) o milagre econômico teve seu início um pouco antes do Médici assumir a presidência, que entrou e intensificou o andamento da ascensão da economia.
  • Primeiros Índices

    Inicialmente um dos primeiros fatores, em 1967, cronologicamente falando, foi um destaque significativo do PIB que teve seu alcance em 11,2% ao ano, e nas indústrias manufatureiras o valor de 12,6%. A partir disso, como consequência, houve um crescimento da produção de bens de consumo duráveis.
  • Repressão do Governo

    Por mais que tenha sido um período de grande crescimento econômico, houve muitas mortes, torturas e repressões que foram em alguma medida abafados pelas próprias autoridades. Um exemplo da rigidez do estado, seria com a morte do estudante Edson Luiz em 1968 que foi assassinado durante uma manifestação contra o fechamento do restaurante calabouço, que gerou uma comoção nacional. Além dele, outras centenas de pessoas também foram presas e algumas mortas.
  • Início Grandes Obras

    Ao longo de diversas complicações, ainda assim estavam ocorrendo outros projetos do governo, como por exemplo a construção da ponte Rio-Niterói, em 1968, e essa construção foi considerada uma obra faraônica pois exalava o desejo do governo de transmitir o seu poder.
  • Início Governo Médici

    Em um determinado momento, um acontecimento chocante veio a tona. Em 1969 o embaixador dos Estados Unidos da América, Charles Elbrick foi sequestrado por jovens estudantes num período de diversas manifestações.
    Neste mesmo ano, o general Emílio Garrastazu Médici foi eleito pelo congresso nacional, prometendo um reestabelecimento da democracia, que na realidade não aconteceria devido a diversas mais descobertas de torturas, desaparecimentos, mortes e dentre outros.
  • Copa do Mundo de 1970

    Num momento de tanta conturbação um acontecimento de grande escala causou uma euforia positiva, e este evento era a Copa do Mundo de 1970, em que o Brasil saiu vitorioso, o que fez com que a representatividade do país cresce significativamente. Porém acabou sendo uma forma de desviar a atenção da população dos problemas obscuros que vinham ocorrendo relacionados ao período ditatorial.
  • Progresso a qualquer custo

    1972 foi o ano em que ocorreu um grande genocídio, na verdade desde 1964 genocídios contra povos indígenas brasileiros aconteceram para que o projeto de integração do interior do país pudesse se expandir, e um exemplo desses projetos é a inauguração da transamazônica.
  • Primeiras Crises

    Em uma determinada época o petróleo, um dos principais recursos que gerava lucro, teve seu momento de crise, fato que acabou desesperando o governo brasileiro, já que o pais era um dos mais dependentes deste produto para obtenção de um bom retorno financeiro, mas com a extrema variação de preço a dificuldade de uma estabilização era muito grande.
  • Impactos Causados

    Apesar de tanta movimentação positiva em relação a economia, que teve seu crescimento muito produtivo, resultou em alguns pontos que foram prejudiciais para governos posteriores, como aumento de dívidas externas, concentração da renda e o arrocho salarial, que impedia operários, comerciantes e trabalhadores rurais de terem acesso a novos produtos. Tudo isso acabou levando o Brasil a seu declínio novamente.