linha do tempo história

  • primeiro reinado

    primeiro reinado
    o primeiro reinado foi marcado pela vinda de D. Pedro 1, e sua família para o brasil. essa vinda foi forçada, pois portugal furou o bloqueio continental e Napoleão não gostou e foi atrás de D. Pedro
  • Period: to

    grito da independência

    o grito da independência marcou a separação de brasil e portugal
  • Period: to

    periodo regencial

    o periodo regencial foi a época em que o Brasil foi governado por regências, pois o herdeiro do trono era menor de idade.
  • segundo reinado

    segundo reinado
    D. pedro 1 teve que voltar para Portugal e deixou aqui seu filho, D. pedro 2 e dai começou o segundo reinado
  • golpe da maioridade

    golpe da maioridade
    o golpe da maioridade foi a antecipação da maioridade de D.pedro 2, que assumiu o trono do brasil
  • guerra do Paraguai

    guerra do Paraguai
    A Guerra do Paraguai foi um conflito armado ocorrido entre os anos de 1864 e 1870.
    isso aconteceu porque o ditador do paraguai queria ter o rio da prata só para ele, só que Brasil e Argentina também usavam o rio, então eles não gostaram e começaram uma guerra. o Uruguai entrou na guerra pois ele estava na beira do rio, então interessava ele entrar na guerra com o Brasil e Argentina
  • Period: to

    tratado da tríplice aliança

    o governo brasileiro propõe aos vizinhos, Argentina e Uruguai, um tratado de ajuda mútua contra Solano López. Em 1º de maio de 1865 é formalizado o Tratado da Tríplice Aliança entre os três países envolvidos na guerra. As tropas aliadas ficariam sob comando do presidente argentino Bartolomeu Mitre.
  • Period: to

    lei do ventre livre

    a lei do ventre livre determinou que bebês de mulheres escravizadas seriam livres.
  • Period: to

    lei dos sexagenários

    essa lei determinava que escravos de 60 anos ou mais seriam livres
  • A transição da monarquia para a república

    A transição da monarquia para a republica começou pelo enfraquecimento da monarquía, por causa de crises. crise no exercito, na igreja e das leis abolicionistas em 1888 é um exemplo disso. Essa transição foi muito violenta pois o imperador ativou a guarda nacional. no dia 15 de Novembro Marechal Deodoro Da Fonseca assumiu o Brasil e a partir daí o Brasil virou republica
  • abolição da escravatura

    abolição da escravatura
    em 1888 foi abolida a escravidão, por meio da lei áurea
  • Period: to

    o inicio da decadência monarquica

    D. Pedro II foi o líder que mais tempo ficou à frente do governo brasileiro: seu reinado durou 49 anos.os últimos vinte anos foram marcados por uma série de crises que, pouco a pouco, desgastaram seu governo e levaram à queda da monarquia. Ao longo dessas duas décadas, D. Pedro II foi perdendo o apoio dos diferentes grupos sociais que o sustentavam politicamente: a elite cafeicultora, o Exército e a Igreja. Além disso, o grande custo econômico da Guerra do Paraguai (1864-1870)
  • fim do império brasileiro

    o governo brasileiro já se encontrava profundamente desgastado. Grupos que defendiam propostas republicanas iniciaram a articulação que levaria à derrubada do governo.No dia 15 de novembro daquele ano, militares liderados pelo marechal depuseram o gabinete de ministros. Em seguida, o imperador recebeu a notificação da derrubada da monarquia e foi informado de que ele e sua família deveriam abandonar o país
  • a primeira republica

    a primeira republica
    a primeira republica do brasil foi marcada por militares, esse período foi chamado de republica das espadas
  • Marechal Deodoro Da Fonseca

    Marechal Deodoro Da Fonseca
    Deodoro Da Fonseca foi o primeiro presidente do brasil, era militar e ele abriu o congresso nacional e elaborou a primeira constituição republicana
  • encilhamento

    Deodoro nomeou como ministro da Fazenda o jurista Rui Barbosa, que pretendia promover o crescimento industrial do país.ele facilitou a concessão de empréstimos para os cidadãos que tivessem interesse em abrir novas fábricas.
    a maior quantidade de dinheiro em circulação provocou a sua desvalorização, com isso o país entrou em uma crise econômica. Essa crise ficou conhecida como Encilhamento.
  • Period: to

    republica da espada

    a república da espada tem esse nome porque em um periodo de 5 anos o brasil foi governado só por militares
  • governo de floriano peixoto

    governo de floriano peixoto
    Floriano Peixoto reabriu o Congresso Nacional e adotou políticas econômicas com o objetivo de obter apoio popular. Floriano também buscou fortalecer sua aliança com os cafeicultores paulistas e com setores importantes do Exército. Mesmo transmitindo certa estabilidade à população, seu governo não ficou imune às revoltas, como a Revolução Federalista, ocorrida no Rio Grande do Sul, e a Revolta da Armada, no Rio de Janeiro.
  • crise no governo de marechal

    junto à crise econômica, o governo enfrentava dificuldades políticas. Os cafeicultores de São Paulo, teciam críticas ao caráter centralizador da política governamental de Deodoro. Como eram maioria no poder Legislativo, passaram a criar leis para limitar seu poder.em novembro de 1891, fechar o Congresso Nacional. A atitude de Deodoro foi questionada pelos florianistas, Marinha e pelas lideranças civis. Sem apoio político, o presidente renunciou o mandato no mesmo mês.
  • Period: to

    crise no governo de marechal

    A Constituição previa que, se um presidente não pudesse continuar governando antes que seu mandato completasse dois anos, deveria haver a convocação de novas eleições. Mas Floriano Peixoto, apoiado pelos florianistas e pelas elites cafeicultoras, ignorou a lei e assumiu o governo do país no mesmo dia da saída de Deodoro.
  • Period: to

    constituição de 1891

    a constituição de 1891 foi a primeira constituição republicana, ela garantia o direito de igualdade e liberdade, só pessoas com mais de 21 anos e alfabetizados podiam votar. Analfabetos e mendigos, além de outros grupos sociais, como mulheres, religiosos, soldados, não podiam votar. dividia o poder em três. executivo, legislativo e judiciário.
  • revolução federalista

    revolução federalista
    foi uma guerra civil que ocorreu entre 1893 e 1895 no rio grande do sul, De um lado, havia o grupo republicano, defensor do governador gaúcho Júlio de Castilhos, que defendia a autonomia dos estados e o presidencialismo. Do outro, estavam os federalistas , liderados por Gaspar Silveira Martins, que desejava tirar Júlio de Castilhos do poder. O confronto extrapolou os limites do Rio Grande do Sul, atingindo os estados de Santa Catarina e do Paraná. o governo apoiou os republicanos que ganharam
  • Period: to

    revolta da armada

    ocorreu no Rio de Janeiro, sede do governo e capital do país. A conturbada situação no Sul do país levou oficiais da Marinha a pedirem o afastamento de Floriano Peixoto. Como isso não aconteceu, eclodiu a chamada Revolta da Armada, quando os marinheiros se rebelaram, tomando posse de navios, entre setembro de 1893 e março de 1894, chegaram a bombardear a capital, na tentativa de derrubar o presidente. O movimento fracassou, e os revoltosos foram duramente reprimidos pelas tropas federais.
  • república oligárquica

    A eleição do paulista Prudente de Morais, representante das elites cafeicultoras, marcava uma nova fase para a República brasileira, que ficou conhecida como República Oligárquica (1894-1930).
  • politica dos governadores

    Durante o mandato de Campos Sales (1898-1902), sucessor de Prudente de Moraes, a oligarquia rural brasileira, como eram chamados os grandes cafeicultores, criou sólidas estruturas de controle do poder e do domínio político, estabelecendo a chamada Política dos Governadores. Tratava-se de um pacto de apoio mútuo feito entre o presidente da República e os governadores dos estados.
  • clientelismo

    O acordo previa que as lideranças estaduais, em suas áreas de influência, só apoiariam e elegeriam deputados federais e senadores favoráveis ao governo central. Em contrapartida, o presidente respeitaria a autonomia dos governadores, que poderiam nomear, sem nenhuma interferência, funcionários para os cargos públicos de suas regiões.Na política, sistemas de trocas de favores como esse são chamados de clientelismo.
  • coronelismo

    para garantir que o clientelismo funcionasse, os governadores precisavam controlar o voto em cada município e, com isso, evitar a eleição de candidatos da oposição. Desse modo, tornaram-se essenciais a força e o poder regionais dos coronéis, ou seja, dos grandes proprietários de terra, comerciantes e padres que comandavam a política no interior do país.
  • politica do café com leite

    politica do café com leite
    a política do café com leite fazia referência às principais atividades econômicas desenvolvidas pelos estados no período. São Paulo era o maior produtor de café do país. e Minas Gerais, era o segundo maior produtor de café. Por meio da política do café com leite, as oligarquias de São Paulo e de Minas Gerais se revezavam na indicação de um presidente da República, uma eleição era paulista e a outra era mineira O nome indicado recebia apoio das duas partes e assim, conseguia se eleger fácil
  • convênio de taubaté

    em 1906, cafeicultores e governadores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro se encontraram na cidade de Taubaté, no interior paulista, onde firmaram um acordo que ficou conhecido como Convênio de Taubaté. Nesse encontro, foi acertado, entre outras coisas, que os governos deveriam proteger os produtores rurais.
  • coluna prestes

    coluna prestes
    Esse movimento ficou conhecido como Coluna Prestes (ou Coluna Prestes-Miguel Costa) e percorreu 25 mil quilômetros pelo país. No mapa a seguir é possível verificar as principais batalhas e rotas percorridas pelos integrantes do movimento.
    o movimento venceu a maior parte das batalhas. Com o tempo, porém, a Coluna Prestes foi enfraquecendo e perdendo sua força militar. Assim, em 1927, os 600 revoltosos restantes adentraram no território da Bolívia, onde conseguiram asilo político.
  • Period: to

    coluna prestes

    Em abril de 1925, cerca de 1500 rebeldes paulistas e gaúchos, liderados por Miguel Costa e Luís Carlos Prestes, uniram-se na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, eles passaram a percorrer o interior do Brasil, lutando contra as tropas federais e mobilizando a população contra o governo e as oligarquias.
  • era vargas

    era vargas
    Seu primeiro mandato,de 1930 a 1945,conhecido como a Era Vargas, foi marcado por grande ambiguidade. Nesse período, a sociedade brasileira obteve avanços:as mulheres puderam votar pela primeira vez. os trabalhadores
    conquistaram direito. Vargas agiu de maneira autoritária: provocou o fechamento do Congresso Nacional; aboliu a Constituição; determinou a prisão de opositores, implantou uma ditadura com características fascistas e restringiu o direito de organização dos trabalhadores em sindicatos.
  • revolução de 1930

    as tensões contra a República oligárquica se intensificaram a partir da década de 1920. Mesmo com as dificuldades, as oligarquias mineira e paulista conseguiram manter o acordo estabelecido pela política do café com leite.
    Em 1929, porém, a crise política atingiu seu ponto máximo. O representante do Partido Republicano Paulista, Washington Luís, então presidente da República, deveria indicar um mineiro para sucedê-lo no poder, nas eleições de 1930.
  • Period: to

    revolução de 1930

    de forma inesperada, o político indicou como seu sucessor o paulista Júlio Prestes (retratado na charge), no lugar do então governador de Minas Gerais, Antônio Carlos de Andrada, rompendo com a política do café com leite.
  • Period: to

    governo provisório

    Após a Revolução de 1930, Getúlio Vargas assumiu o poder em caráter provisório, até que fossem realizadas novas eleições.
    Recebendo o apoio de variados setores da população, Vargas conseguiu implementar medidas para reforçar o poder do governo federal e limitar a autonomia dos estados, enfraquecendo os poderes locais. as medidas foram essas : a suspensão da constituição de 1891, anulação do congresso nacional, o fim das Assembleias Legislativas,o fim das Câmaras Municipais.
  • revolução constitucionalista de 1932

    revolução constitucionalista de 1932
    Os políticos paulistas não estavam satisfeitos com o governo de Getúlio Vargas, principalmente por terem perdido o controle do poder central e da política estadual.
    As elites políticas de São Paulo, representadas pelo Partido Republicano Paulista (PRP) e pelo Partido Democrático (PD), se uniram e lançaram uma campanha pela elaboração de uma nova Constituição. Devido à pressão exercida, Vargas decidiu convocar eleições para o estabelecimento da Assembleia Constituinte no ano seguinte.
  • revolução constitucionalista de 1932

    os grupos políticos paulistas organizaram a Frente Única Paulista, exigindo a volta do regime constitucional e o fim do Governo Provisório de Getúlio Vargas. Em uma manifestação realizada no dia 23 de maio de 1932, na cidade de São Paulo,houve confronto entre a polícia e os manifestantes contrários às decisões tomadas pelo governo federal.Como resultado do conflito,quatro estudantes foram mortos:Mário Martins de Almeida.Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade.
  • Period: to

    carta magna

    a Carta Magna foi promulgada em julho de 1934 e substituiu a de 1891, a primeira do Brasil republicano. Na época, foi considerada um documento progressista porque garantiu alguns avanços democráticos. Entre seus princípios, podemos destacar. a instituição do voto secreto; o voto obrigatório para todas as pessoas maiores de 18 anos,exceto para mendigos e analfabetos, que não podiam participar das eleições; o direito das mulheres de votarem e, também se candidatarem a cargos políticos