linha do tempo de historia

By bea123
  • Period: to

    primeiro reinado

    O Primeiro Reinado foi quando Dom Pedro I foi o imperiador do Brasil
  • Period: to

    a guerra do paraguai

    A Guerra do Paraguai foi reflexo da consolidação das nações da Bacia Platina ela resultou em enorme destruição e muitas mortes
  • proclamação da republica

    em 15 de novembro aconteceu a proclamação da republica, esse evento foi quando o marechal junto com o Quintido bocaiuva combinaram de derrubar a monarquia, no dia 15 de novembro o golpe foi dado.
  • Period: to

    governo de marechal deodoro

    Marechal Deodoro da Fonseca liderou as tropas que destituíram d. Pedro II do trono brasileiro e proclamou a república em 15 de novembro de 1889. Por causa dessa liderança, Deodoro tornou-se o primeiro presidente do Brasil. Separação entre Estado e Igreja.
  • Period: to

    republica da espada

    A República da Espada iniciou-se após a Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889. Nesse dia, o governo monárquico brasileiro sofreu um golpe e foi substituído pelo modelo republicano. A Proclamação da República foi resultado da crescente insatisfação dos diferentes grupos políticos.
  • constituição de 1891

    Estabeleceu o presidencialismo como forma de governo, no qual o presidente era eleito pelo voto direto, com mandato de quatro anos. Seu texto garantiu maior autonomia aos estados. Separou Estado e Igreja. Determinou voto aberto e restrito a homens acima dos 21 anos.
  • Period: to

    governo de floriano peixoto

    O governo Floriano Peixoto (1891-1894) foi o segundo governo republicano e encerrou o período conhecido como República da Espada, quando o Brasil foi governado por militares. Floriano assumiu o poder em 1891, logo após a renúncia do Marechal Deodoro da Fonseca.
  • Period: to

    republica oligarquia

    o período da História do Brasil marcado pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras de Minas Gerais e São Paulo, entre os anos de 1894 e 1930. Se trata, portanto, de quase todo período da Primeira República no Brasil. Oligarquia significa “governo de poucos”.
  • a politica do café com leite

    A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro.
  • Period: to

    Primeira Guerra

    A Primeira Guerra Mundial foi um conflito envolvendo vários países entre 1914 e 1918. Desde o século XIX, as potências europeias rivalizavam o domínio das novas colônias na Ásia e África, o que gerou a corrida armamentista. A Paz Armada significou o investimento em armamentos no período anterior à guerra.
  • a implantação do socialismo soviético

    A União Soviética surgiu como resultado direto da Revolução Russa, que aconteceu em 1917 e transformou a Rússia em uma nação socialista. As transformações nesse levaram à sua unificação com outras repúblicas soviéticas no começo da década de 1920.
  • Period: to

    a revolução russa

    A Revolução Russa, ocorrida em 1917, foi um conjunto de eventos sociais e políticos que alteraram a estrutura do país. A Monarquia Autocrática foi substituída por um Governo Provisório e, depois, houve a formação e consolidação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, sob o comando de Lênin.
  • a ascrensão de regimes totalitarios

    O totalitarismo se iniciou com o fascismo, na Itália, na década de 1920, depois na Alemanha, com o nazismo, em 1933. Também durante a década de 1930, em Portugal com o salazarismo e na Espanha, com o franquismo, todos estes com ideais de extrema-direita.
  • Period: to

    crise da republica oligarquica

    as grandes estocagens de café fizeram com que o preço do produto sofresse uma redução acentuada, o que ocasionou a maior crise financeira brasileira durante a Primeira República.
  • a crise de 1929

    A Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920. Marcou a decadência do liberalismo econômico, naquele momento, e teve como causas a superprodução e especulação financeira.
  • Period: to

    A Lei da Sindicalização de 1931

    Ela pôs fim à liberdade até então existente no movimento dos trabalhadores operários. Depois da elaboração dessa Lei, só podiam funcionar sindicatos autorizados pelo Estado.
  • as leis trabalhistas de 1934

    garantiu aos trabalhadores direitos básicos, como salário mínimo, jornada de trabalho como conhecemos hoje, de 8 horas diárias, férias e liberdade sindical.
  • Period: to

    estado novo

    Estado Novo, ou Terceira República Brasileira, foi uma ditadura brasileira instaurada por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que vigorou até 29 de outubro de 1945. Foi caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo.
  • a consolidação das leis do trabalho

    A CLT foi criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e sancionada pelo presidente Getúlio Vargas, durante o período do Estado Novo. A consolidação das leis unificou toda a legislação trabalhista então existente no país e inseriu de forma definitiva os direitos trabalhistas na legislação brasileira.
  • Period: to

    o governo de jango

    O governo de Jango está inserido no período da Quarta República (1946 a 1964) e ficou conhecido como a primeira experiência democrática do Brasil. Foi um momento de agitação popular, envolvimento maior da população com a política, crescimento econômico, e urbanização.
  • A nova constituição

    A nova Constituição foi resultado da democratização do Brasil, seguida do término do Estado Novo. Ela foi promulgada em 18 de setembro de 1946.
  • o governo de Vargas promoveu a estatização e a inauguração da Petrobras

    A primeira vez que o Senado viveu dias incendiários por causa da Petrobras foi em 1953. Nesse ano, os senadores estudaram e votaram o projeto de lei que criaria a estatal petrolífera, redigido em 1951 pelo presidente Getúlio Vargas.