-
Na cidade do Rio de Janeiro Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que derrubou a Monarquia e instaurou a República Federativa e Presidencialista no Brasil. No mesmo dia foi instaurado o governo provisório em que o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu a presidência da República.
-
Com o governo republicano, Deodoro foi responsável pelo rompimento com a monarquia ao dissociar o Estado da Igreja, renovou os cargos políticos e, inclusive, reformulou o Código Penal e criou o registro civil de nascimento e casamento, que antes ficava a cargo da Igreja.
-
No governo de Peixoto, ele mandou construir casas, diminuir os altos valores dos aluguéis e até mesmo isentar os mais pobres de pagar os altos impostos cobrados após a crise instaurada pelo governo anterior. Seu perfil populista acabou preocupando as elites do país, que decidiram organizar um grande movimento de oposição.
-
O poder financeiro das aristocracias rurais de Minas Gerais e São Paulo, crescente durante o século anterior, havia permitido que seus políticos adquirissem projeção nacional. Desta forma, a política do café com leite consolidou o poder das famílias mais abastadas, formando as oligarquias. Os paulistas e os mineiros ocupavam os cargos de presidente da República, vice-presidente e os Ministérios da Justiça, das Finanças e da Agricultura, entre outros.
-
Campos Sales tinha um grande desafio em seu governo, que era superar a crise econômica do encilhamento dos governos anteriores. Para tanto, teve que recorrer a empréstimos externos para cobrir a alta dívida. Ao mesmo tempo, a moeda brasileira constantemente perdia valor e o café, principal produto de exportação do país, sofria uma queda brusca no exterior graças ao acelerado ritmo de produção interno. Criou a política dos governadores.
-
O fato que marcou o período de Rodrigues Alves no cargo foi o amplo programa de remodelação urbana e de saneamento da cidade do Rio de Janeiro, capital da República. Após o seu período na presidência, Rodrigues Alves governou o estado de São Paulo entre 1912 e 1916. Foi eleito novamente presidente da República em 1918, mas não tomou posse por motivos de saúde.
-
Incentivou a criação de ferrovias, e interligou a Amazônia ao Rio de Janeiro pelo fio telegráfico. Fez a primeira compra estatal de estoques de café, em vigor na República Velha, transferindo assim, os encargos da valorização do café para o Governo Federal, que antes era praticada regionalmente, apenas por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que haviam assinado o Convênio de Taubaté. Modernizou o Exército e a Marinha por meio do general Hermes da Fonseca, e incentivou a imigração.
-
Foi responsável pela reorganização do Ministério da Agricultura, Comércio e Indústria, o Serviço de Proteção ao Índio, além de dar impulso ao ensino técnico-profissional. Apesar dos empreendimentos, o período de crescimento foi dos conflitos entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais, fruto da campanha civilista. Eram realizadas inclusive intervenções em alguns estados para garantir a posse dos presidentes aliados ao governo federal.
-
Seu governo foi marcado pela intervenção no conflito do Contestado. No campo econômico, Wenceslau Brás adotou uma austera política financeira para enfrentar a redução das exportações ocorridas com a Primeira Guerra Mundial. O governo queimaria três milhões de sacas de café estocadas, o que provocou a segunda valorização do café, entre 1917 e 1920. No dia 1º de janeiro de 1916 entra em vigor o primeiro Código Civil Brasileiro. Já no ano seguinte uma série de greves aconteceu na cidades de SP e RJ
-
Seu curto mandato foi um período assinalado por vários problemas sociais, especialmente um grande número de greves gerais. Delfim Moreira sofreu durante sua presidência de uma doença que o deixava totalmente desconcentrado e desligado de suas tarefas, sendo que, na prática, quem tomava as decisões era o ministro Afrânio de Melo Franco.
Reformou a administração do território do Acre, republicou o Código civil brasileiro com várias correções ao texto original de 1916. -
Como presidente confrontou uma guerra civil no Rio Grande do Sul, Fundou a Escola Superior de Agricultura e Veterinaria em sua cidade natal, Viçosa, que viria depois a se tornar a Universidade Federal de Viçosa. Bernardes promoveu a única reforma da Constituição de 1891, reforma que foi promulgada em setembro de 1926 e que alterava principalmente as condições para se estabelecer o estado de sítio no Brasil. Após deixar o governo, foi eleito senador em 1929. Sempre defendeu recursos naturais.
-
Enfrentou a crise internacional do café, instituiu a reforma econômica e financeira no Brasil, em 1927 criou o conselho de defesa nacional e em 1928 criou a polícia rodoviária federal.