269776 papel de parede bandeira do brasil  269776 1920x1080

República Velha

  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    A proclamação da República foi um processo historico onde se finalizou o regime monárquico brasileiro. A proclamação ocorreu no Rio de Janeiro, capital brasileira da época, na atual Praça da República. Foi um levante militar, liderado por Marechal Deodoro da Fonseca, que instalou o sistema presidencialista no Brasil, assumindo o poder e derrubando a monarquia, que existia a mais de 70 anos. Consequentemente, dando fim à soberania do imperador D. Pedro ||.
  • Period: to

    Primeira República

    A Primeira República ou República Velha foi o nome dado ao período entre a Proclamação da República. Nessa época, o primeiro presidente do Brasil foi eleito, Marechal Teodoro. Além disso houve a contituição, um movimento militar qual destronou Dom Pedro ||. Outro ponto marcante do período foi o fim da mediação da Igreja nos interesses políticos, separando assim a Igreja Católica do Estado brasileiro.
  • Period: to

    Governo de Marechal Deodoro da Fonseca

    Com a proclamação da República, deu-se início a um governo provisório, liderado por Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil. Em seu governo houve a reorganização do poder e da estrutura do governo, o encilhamento e a primeira constituição. Assim como houve manifestações, fazendo Deodoro ganhar a antipatia da imprensa. Um dos maiores conflitos ocorridos foi a Revolta da Armada, que gerou muito caos e muita pressão para o Marechal,fazendo-o renunciar,deixando Floriano Peixoto no camando.
  • Period: to

    Governo de Marechal Floriano Peixoto

    Floriano Peixoto foi o vice de Marechal Deodoro e assumiu a presidência após a renúncia do mesmo.Segundo a constituição Floriano deveria completar dois anos de mandato, porém decidiu completar o quatriênio de Deodoro. O vice conseguiu sufocar todos os focos de oposição,tornando-se no "Marechal de Ferro". Em seu governo a segunda Revolta da Armada aconteceu e Floriano destituiu todos os governadores que apoiavam Deodoro da Fonseca. Floriano transmitiu o cargo a Prudente de Moraes.