Primeira República no Brasil

Timeline created by facebooker_1240496149457600
In History
  • "Política dos Governadores" é instituída pelo presidente Campos Sales.

    "Política dos Governadores" é instituída pelo presidente Campos Sales.
    A Política dos Governadores foi um acordo político firmado durante o período da República Velha (1889-1930).
    O intuito era unir os interesses dos políticos locais marcado pelas oligarquias estatais da época juntamente ao governo federal, para assim, garantir o controle do poder político.
  • Política do Café com Leite

    Política do Café com Leite
    consistiu no predomínio político dos cafeicultores de São Paulo e dos fazendeiros de Minas Gerais, que se revezavam ocupando a presidência do país.
    Teve fim em 1930
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    A República do Brasil foi proclamada no dia 15 de novembro de 1889 pelo Marechal Deodoro da Fonseca, por meio de um golpe militar.
  • Eleições para a Assembléia Constituinte

    Eleições para a Assembléia Constituinte
    A primeira constituição republicana teve como função principal estabelecer no país os princípios do regime republicano, seguindo o sistema de governo presidencialista. Com algumas características liberais, apresentou grandes avanços se comparada com a Constituição do Brasil Império de 1824. Foi promulgada em 24 de fevereiro de 1891
  • Marechal Deodoro da Fonseca é eleito presidente pela Assembléia Constituinte

    Marechal Deodoro da Fonseca é eleito presidente pela Assembléia Constituinte
  • Primeira revolta da Armada

    Primeira revolta da Armada
    Liderado pelo Almirante Custódio de Melo, Ministro da Marinha, a primeira revolta da armada teve início em 1891, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (antiga capital do Império), quando Deodoro propôs estado de sítio e fechamento do Congresso, indo contra a Constituição de 1891. Como resultado, os revoltosos, decididos em bombardear a capital, conseguiram a renúncia do Presidente.
  • Prudente de Morais é eleito presidente do Brasil através de voto direto

    Prudente de Morais é eleito presidente do Brasil através de voto direto
  • Novas eleições

    Novas eleições
    Durante a Revolução Federalista, novas eleições foram feitas. Floriano Peixoto deixou o comando, com um total de três anos de presidência. Em 15 de novembro de 1894 Prudente de Morais ficou eleito como presidente
  • Guerra dos Canudos

    Guerra dos Canudos
    O episódio foi fruto de uma série de fatores, como a grave crise econômica e social em que encontrava a região à época, historicamente caracterizada pela presença de latifúndios improdutivos, situação essa agravada pela ocorrência de secas cíclicas, de desemprego crônico; pela crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.
  • Revolta da Vacina

    Revolta da Vacina
    A revolta ocorreu como uma reação popular à campanha da vacinação obrigatória, posta em prática pelo sanitarista Oswaldo Cruz.
  • A revolta da Chibata

    A revolta da Chibata
    A Revolta da Chibata foi uma agitação militar na Marinha do Brasil, ocorrida no Rio de Janeiro, de 22 a 27 de novembro de 1910.
    A luta contra os castigos físicos, baixos salários e as péssimas condições de trabalho eram os principais moitvos.
  • Guerra do Contestado

    Guerra do Contestado
    O conflito foi uma disputa pela região conhecida como “Contestado”, localizada entre Paraná e Santa Catarina. A Guerra aconteceu entre os camponeses e o poder do Estado. A área era rica em madeira e erva-mate.
  • Greve geral dos operários em São Paulo

    Greve geral dos operários em São Paulo
    Durante a greve geral de 1917, os operários lutavam por melhores salários, jornada de trabalho de oito horas, direito a férias, fim do trabalho infantil, proibição do trabalho noturno para as mulheres, aposentadoria e assistência médica. A Legislação trabalhista somente foi implantada no Brasil no ano de 1943.
  • Semana de Arte Moderna

    Semana de Arte Moderna
    A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música
  • Revolta dos 18 do forte de Copacabana

    Revolta dos 18 do forte de Copacabana
    A Revolta tinha por finalidade derrubar o governo vigente e demonstrar insatisfação com a maneira que ocorreu a eleição para presidente.
  • Revolta Paulista

    Revolta Paulista
    Os objetivos da Revolta Paulista eram os mesmos que da Revolta dos 18 do Forte de Copacabana: voto secreto, reformas no ensino público, poder político ao exército, fim da corrupção e destituição do presidente, ou seja, lutavam pelo o fim do governo vigente na República Velha.
  • A era Vargas

    A era Vargas
    Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.