Primeira República

  • 1889 - Marechal Deodoro assume o governo de modo provisório (Republica da Espada, ate 1894)

    1889 - Marechal Deodoro assume o governo de modo provisório (Republica da Espada, ate 1894)
    A Proclamação da República Brasileira aconteceu no dia 15 de novembro de 1889. Resultado de um levante político-militar que deu inicio à República Federativa Presidencialista. Fica marcada a figura de Marechal Deodoro da Fonseca como responsável pela efetiva proclamação e como primeiro Presidente da República brasileira em um governo provisório (1889-1891). Marechal Deodoro da Fonseca foi herói na guerra do Paraguai (1864-1870), comandando um dos Batalhões de Brigada Expedicionária.
  • 1891 - Promulgada a 2° constituição brasileira / Deodoro é eleito oficialmente pelo congresso, depois renuncia e assume Floriano Peixoto

    1891 - Promulgada a 2° constituição brasileira / Deodoro é eleito oficialmente pelo congresso, depois renuncia e assume Floriano Peixoto
    A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891, ou Constituição de 1891, foi a primeira constituição republicana do país, promulgada em dois anos de negociações após a queda do imperador D. Pedro II.
  • 1891 - Promulgada a 2° constituição brasileira / Deodoro é eleito oficialmente pelo congresso, depois renuncia e assume Floriano Peixoto

    Inspirada no exemplo norte-americano e moldada pela filosofia francesa do positivismo, foi esta a constituição que estabeleceu as principais características do Estado brasileiro contemporâneo, como o modelo presidencialista e federativo, o voto direto (ainda que masculino e não secreto) para representantes do executivo e legislativo, a separação entre Estado e religião (laicidade) e a independência entre os três Poderes.
  • 1893 - Oficiais da marinha iniciaram a Revolta Armada / No Rio G. do Sul há a Revolta Federalista

    1893 - Oficiais da marinha iniciaram a Revolta Armada / No Rio G. do Sul há a Revolta Federalista
    A Revolta da Armada, foi uma revolução liderada por Custódio José, contra a permanência no governo do vice-presidente Floriano Peixoto, que os revoltosos declarando ilegítimo, exigiam uma presidência interina. A Revolta aliou-se à Revolução Federalista, o conflito e conflagrando, além do Rio, os três estados do Sul. A adesão, após alguns meses, do monarquista Luís Felipe, comandante da Escola Naval, acentuou cores ideológicas a esse acontecimento seria desastroso para a Marinha e o Brasil.
  • 1894 - Prudente de Morais eleito pelo voto direto (inicia-se República do Café com Leite)

    1894 - Prudente de Morais eleito pelo voto direto (inicia-se República do Café com Leite)
    Em 15 de novembro de 1894 assumiu a presidência da República sucedendo ao Marechal Floriano. Prudente de Morais foi o primeiro presidente civil e terceiro presidente da República. Não havia concorrência à candidatura de Morais que foi eleito por voto direto. O Marechal pretendia estender o mandato, no entanto não se candidatou ao pleito em 1894.Assim, Morais assumiu a presidência de forma silenciosa e com desafios de pacificação da Revolução e do controle da oposição (partidária do Marechal).
  • 1897 - Massacre de Canudo, em PE

    1897 - Massacre de Canudo, em PE
    A segunda expedição acontece em janeiro de 1897 e contará agora com mais de 200 homens que falharão na tentativa de chegar à Belo Monte. Os conselheiristas abastecidos pelas armas retiradas dos soldados na primeira batalha tinham agora danos na troca do major Febrônio. As notícias que chegam na capital são alarmantes, aquilo que se iniciou com uma disputa regional já alcança o tamanho de um perigo Nacional, à República pois é conhecido o discurso de Antônio Conselheiro contra a demonização.
  • 1898 - Presidente: Campos Sales

    1898 - Presidente: Campos Sales
    Campos Sales assumiu o governo em 15 de novembro de 1898, tornando-se o quarto presidente da República. Esse mandato foi marcado pela austeridade fiscal. A política econômica do governo foi intermediada pelo ministro da Fazenda Joaquim Murtinho e promoveu o aumento de impostos, a redução de despesas com os serviços públicos, o controle dos salários do funcionalismo, dentre outras medida.
  • 1902 - Presidente: Rodrigues Alves

    1902 - Presidente: Rodrigues Alves
    O governo de Rodrigues Alves foi mais um dos mandatos presidenciais que chegaram à cadeira presidencial graças à articulação estabelecida pela chamada política dos governadores. Chegando ao cargo em 15 de novembro de 1902, o novo presidente era mais um componente integrante das oligarquias cafeeiras. Nesse aspecto, sua gestão foi visivelmente beneficiada pelo bom momento que a economia agro-exportadora viveu naquele período.
  • 1903 - Tratado de Petrópolis: o Brasil compra o Acre, antes era território da Bolívia

    1903 - Tratado de Petrópolis: o Brasil compra o Acre, antes era território da Bolívia
    Recebe o nome de Tratado de Petrópolis o documento firmado entre a Bolívia e o Brasil a 17 de novembro de 1903. Em 21 de março de 1903, ele concordou com a ocupação e administração brasileira na região até a conclusão dos termos do acordo que culminaria com o Tratado de Petrópolis, assinado meses depois.
  • 1904- A revolta da vacina

    1904- A revolta da vacina
    A Revolta da Vacina foi um motim popular ocorrido entre 10 e 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Seu pretexto imediato foi uma lei que determinava a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola, mas também é associada a causas mais profundas, como as reformas urbanas que estavam sendo realizadas pelo prefeito Pereira Passos e as campanhas de saneamento lideradas pelo médico Oswaldo Cruz.
  • 1906 - Em uma tentativa de revalorir o café, governadores de SP, MG e RJ criam o convênio de Taubaté/ Presidente: Afonso Pena

    1906 - Em uma tentativa de revalorir o café, governadores de SP, MG e RJ  criam o convênio de Taubaté/ Presidente: Afonso Pena
    O Convênio de Taubaté foi um encontro realizado em 1906 pelos governadores dos estados de SP, MG e RJ, em Taubaté, com o objetivo de encontrar uma política estatal para garantir rentabilidade da cafeicultura. Desde meados do século XIX que o café havia se tornado um produto econômico nacional, garantindo sua exportação, principalmente para os EUA, as divisas necessárias à sustentação do Estado e da própria economia brasileira. Durante esse período, os cafeicultores conseguiram elevar a produção.
  • 1909 - Morre Afonso Pena e assume o vice, Nilo Peçanha

    1909 - Morre Afonso Pena e assume o vice, Nilo Peçanha
    Durante o curto período de seu governo, foi criado o Serviço Nacional de Proteção ao Índio, cuja direção foi entregue ao então coronel Cândido Rondon.Afonso Pena morreu durante seu mandato, em 14 de junho de 1909, no meio da crise política criada pelas disputas à sua sucessão que seria feita no ano seguinte. Seu sucessor foi seu vice, Nilo Peçanha.
  • 1910 - Revolta da Chibata, RJ / Presidente: Hermes da Fonseca

    1910 - Revolta da Chibata, RJ / Presidente: Hermes da Fonseca
    A Revolta da Chibata foi um motim organizado pelos soldados da Marinha brasileira de 22 a 27 de novembro de 1910. A revolta organizada pelos marinheiros ocorreu em embarcações da Marinha que estavam atracadas na Baía de Guanabara e foi motivada, principalmente, pela insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos.
  • 1914 - Presidente: Venceslau Brás / I Grande Guerra Mundial

    1914 - Presidente: Venceslau Brás / I Grande Guerra Mundial
    Venceslau Brás Pereira Gomes era nativo do Estado de Minas Gerais, filho de proprietário de terras, graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1890. Antes de tornar-se presidente da República, Venceslau Brás ocupou os cargos de prefeito de Monte Santo - MG (1890-1891), deputado estadual (1892-1898), deputado federal (1903), presidente de Minas Gerais (1909), dentre outras funções públicas.
  • 1919 - Presidente: Epitácio Pessoa

    1919 - Presidente: Epitácio Pessoa
    Epitácio Pessoa foi o 11º presidente do Brasil que governou o país de 1919 a 1922, durante o período conhecido como República Velha, após o breve mandato do mineiro Delfim Moreira, rompendo assim, com o sistema político chamado de “café com leite” cuja oligarquia paulista e mineira alternavam o poder. Além disso, Epitácio destacou-se como Jurista e professor de Direito e ainda, foi Patrono da cadeira n° 31 da Academia Paraibana de Letras.
  • 1922 - Presidente: Artur Bernardes / I Semana da arte moderna

    1922 - Presidente: Artur Bernardes / I Semana da arte moderna
    O governo de Artur Bernardes (1922-1926) teve como características principais a crise do regime político oligárquico e a repressão às oposições ao regime. O tenentismo, a Revolução Gaúcha, a repressão ao movimento operário e a Semana de Arte Moderna foram os principais acontecimentos de seu governo.
    Os dissídios gerados pela eleição de Artur Bernardes não foram suficientes para impedir a posse da presidência em 15 de novembro de 1922, no decorrer do estado de sítio.
  • 1926 - Presidente: Washington Luís

    1926 - Presidente: Washington Luís
    Economicamente, Washington Luís quis retomar a prática da conversão da moeda em ouro, pois com a política econômica dos governos anteriores de aumento de emissão do papel-moeda e de especulação financeira foi abandonado o padrão-ouro. Assim, buscava-se estabilizar a balança comercial do país, estimulando a exportação dos produtos nacionais por meio do aumento das taxas cambiais.Com o crescimento da oposição ao governo, em 08/1927, Washington tomou medidas de cerceamento das liberdades políticas.
  • 1930 - A Era Vargas

    1930 - A Era Vargas
    O presidente Getulio Vargas assume seu cargo tendo o apoio da classe média, dos trabalhadores, dos militares e políticos. Iniciou o seu mandato com transformações, criando ministérios, valorizando a política do café com a criação do Conselho Nacional do Café e a Lei da sindicalização. Seu objetivo era alterar a Constituição Brasileira. Os paulistas embora não aceitavam a alteração, tiveram que se render com a aprovação da nova constituição, por esse motivo ocorreu a Revolução de 1934.