Brasil: Primeira República

Timeline created by facebooker_1351316098378448
In History
  • As riquezas do Brasil

    As riquezas do Brasil
    O café tornou-se o principal produto de exportação do Brasil, superando o açúcar, assim mudando o país e se expandindo para o Oeste Paulista e atraindo estrangeiros.
  • Mundo Urbano

    Mundo Urbano
    No final do século XIX, a parte central da cidade do Rio de Janeiro, era formada por ruas estreitas e sinuosas, ocupadas por cortiços, casas de cômodos, oficinas e outros edifícios, onde moravam trabalhadores que exerciam por ali mesmo suas atividades.
  • A consolidação da República

    A consolidação da República
    O marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República. Apesar das divergências que existiam sobre o tipo de república a ser constituída no país, as elites que dominavam a política em São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul defendiam o Feudalismo.
  • A primeira Constituição republicana

    A primeira Constituição republicana
    A primeira Constituição republicana, garantia que todos eram iguais perante a lei e também declarava que a República não admitia privilégios de nascimento nem reconhecia foros de nobreza, ordens honoríficas ou títulos nobiliárquicos e de conselho.
  • O modelo político

    O modelo político
    A Constituição estabeleceu eleições diretas para todos os cargos dos poderes Legislativos e Executivo e, consequentemente, excluindo todos os restantes na sociedade.
  • Café: a primeira crise

    Café: a primeira crise
    A crescente produção cafeeira acabou provocando graves problemas. Com uma produção maior do que a capacidade de consumo, os preços internacionais caíram, causando prejuízos e gerando dívidas.
  • A revolta da vacina

    A revolta da vacina
    Além de modernizar a cidade, era necessário erradicar as doenças epidêmicas da capital da república. Além das várias atitudes tomadas nesses caso, Rodrigues Alves enviou um projeto de lei ao Congresso que propunha a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola.
  • A revolta da Chibata

    A revolta da Chibata
    Marinheiros do encouraçado Minas Gerais se revoltaram contra a punição de um colega condenado a receber 250 chibatadas.
  • Contestado

    Contestado
    Um pregador itinerante de nome José Maria apareceu na região central de Santa Catarina. Ele afirmava ter sido enviado pelo monge João Maria (que quando vivo, era contra a instauração da República e acreditava que somente a lei da monarquia era verdadeira) se apresentando como um continuador de suas ideias.
  • Anarquistas e Socialistas

    Anarquistas e Socialistas
    O socialismo e o anarquismo foram eventos importantes entre os operários na Primeira República. Em 1917, os anarquistas lideraram uma grande greve em São Paulo.
  • Os tenentes

    Os tenentes
    A primeira revolta tenentista ocorreu no Rio de Janeiro. O objetivo era impedir a posse do presidente eleito Arthur Bernardes e, no limite, derrubar o governo.