-
Leonardo da Vinci nasce na aldeia de Vinci, aldeia perto de Florença em Itália.
A mãe era camponesa, e o pai, um importante embaixador.
Florença era uma das cidades mais importantes da Europa. -
Muda-se como seu pai para Florença, começou a trabalhar na oficina de Verrocchio, e aprendeu muitas coisas em pintura, estudou matemática, aprendeu a trabalhar com gesso, madeira e metal e torna-se seu mestre.
-
Começou a estudar no Grémio de São Lucas era muito bom aluno, estudava matemática ,anatomia, pintura, arquitetura mas, continuou a trabalhar, com o seu Mestre Andrea Del Verrocchio ainda durante algum tempo.
-
Muda-se para Milão e começa a trabalhar para o poderoso Duque Ludovico Sforza, na sua corte, inventou muitas coisas desde o guardanapo a maquinaria militar. Chegou a desenhar um tanque, e sonhava em criar uma máquina que voasse.
-
Durante a sua época em Milão, pintou a última ceia, em que se veem Jesus Cristo no centro e os seus discípulos lado a lado, e a Virgem das Rochas, dois dos seus quadros mais famosos.
-
viaja para Veneza e trabalha para César Bórgia como engenheiro militar. E muitas das invenções que temos hoje já Leonardo as tinha sonhado! Imaginando o que na sua época parecia impossível.
-
O Leonardo da Vinci, viveu durante o Renascimento, um período da história com muitas invenções e descobertas, tanto na arte como nas Ciências, Os artistas estudavam muitos temas para poder criar estilos novos. Leonardo estudou também a anatomia. Queria entender como era o corpo humano para pintá-lo bem.
Leonardo também foi o inventor na pintura. Utilizou uma técnica conhecida como o SFUMATO, o esfumado, como se apagassem as formas. Na obra GIOCONDA, pode ver-se o efeito desta técnica de sorriso. -
Muda-se para Roma, e vive no Palácio Belverde. Continua a trabalhar como escultor, pintor e arquiteto.
-
Vai viver para França, a convite do Rei Francisco I
-
Leonardo, passou o mês de Abril de 1519 deitado na cama, cercado por três quadros. Dia 2 de Maio de 1519. Morre nos braços do Rei Francisco I. Foi enterrado na Igreja de S. Florentino, em Ambrósio destruída durante a Revolução Francesa