Israel e Palestina

  • 3000 BCE

    Criação do muro de Jerusalém/ Israel

    O muro foi construído pelos Jebuseus e, por volta dessa época, o rei Davi, de Israel, tomou a cidade de Jerusalém.
    Jerusalém sofreu várias invasões e seus muros foram destruídos por completo três vezes. A última reconstrução ocorreu entre 1535 e 1538 d.C quando Jerusalém fazia parte do império otomano segundo ordem de Solimão I.
  • Criação do Estado de Israel

    Desde a década de 1940, um novo movimento sionista defendia a fundação de um Estado judeu na Palestina que, na ocasião estava sob domínio inglês. A criação de um Estado judeu seria uma resposta ao Holocausto Nazista.
  • Aprovação da ONU

    A ONU aprova a divisão da Palestina em dois estados: um judeu e outro árabe. Os líderes árabes não aceitaram essa resolução, pois estavam em maioria na Palestina (1,3 milhões de árabes e 600 mil judeus).
  • Formação do Estado

    As tropas britânicas deixam a Palestina e os judeus começam a organizar o Estado judeu. Em 14 de maio de 1948, o presidente da Agência Judia para a Palestina, David Ben-Gurion, anuncia a formação do Estado de Israel.
  • Guerras árabe-israelenses

    Essa primeira guerra iniciada após a proclamação do Estado de Israel ficou conhecida como Primeira Guerra Árabe-israelense. Esse conflito estendeu-se até janeiro de 1949 e iniciou-se quando forças do Egito, Síria, Transjordânia (atual Jordânia), Líbano, Iraque, além de forças palestinas, organizaram um ataque contra Israel.
  • A Guerra de Suez

    Envolveu Israel, França e Inglaterra na disputa com o Egito pelo domínio de seu canal, o Canal de Suez. O motivo da guerra foi o desejo das nações capitalistas de controlarem um ponto estratégico no Mar Vermelho, que permite ligar Europa à Ásia sem precisar contornar a África.
  • Guerra dos Seis Dias

    A Guerra dos Seis Dias, ou Terceira Guerra árabe-israelense, foi travada entre os dias 5 e 10 de junho de 1967, tendo de um lado do conflito as forças armadas do Estado de Israel e, do outro, as do Egito, Síria, Jordânia e Iraque. Essa foi a guerra mais rápida travada entre árabes e israelenses e foi também a guerra que possibilitou a Israel expandir seu território.
  • A Guerra do Yom Kippur l

    Foi um conflito armado que envolveu israelenses e árabes na região próxima ao canal de Suez, fronteira do Estado de Israel com Egito. Os israelenses construíram uma linha de fortificações em Suez para garantir a proteção dos territórios conquistados na Guerra dos Seis Dias.
  • A Guerra do Yom Kippur ll

    Egito e Síria se opuseram a tal ação e entraram em conflito com Israel, em 6 de outubro de 1973, data do início do feriado judeu do Yom Kippur, ou seja, o “dia do perdão”.Essa guerra teve como principal consequência a Crise do Petróleo, que causou sérios problemas econômicos para os países ocidentais aliados de Israel nos anos 1970 e 1980.
  • Intifadas

    O termo ganhou destaque e especial atribuição aos movimentos palestinos contra a política de Israel. A intifada surgiu como movimento palestino no ano de 1987 quando, no dia 9 de dezembro, surgiram os levantes espontâneos da população palestina contra os militares israelenses. *“intifada” pode ser utilizado para exemplificar qualquer tipo de revolta de um grupo contra outro de atitudes opressoras.
  • Acordo de Oslo

    O primeiro-ministro israelita buscava um acordo, intermediado pelos EUA, com a Palestina, porém devido ao seu assassinato por um radicalista a guerra prosseguiu.
  • Plano de Paz

    Embora o acordo estabeleça uma relação diplomática entre Israel e Emirados Árabes Unidos, a extensão desse ato, concretizado pelos EUA, pretende ao final trazer paz ao oriente médio.