Politicas Públicas

  • Império

    Dom João VI fundou na Bahia o Colégio Médico - Cirúrgico no Real Hospital Militar da Cidade de Salvador. No mês de novembro do mesmo ano foi criada a Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro, anexa ao real Hospital militar.
  • Independência do Brasil

    Abertura dos Portos, vinda dos escravos, doenças pestilenciais (febre amarela, varíola, peste) e doenças de massa ( tuberculose sífilis, endemias rurais).
  • República Velha

    Mão de obra imigrante para capitalismo;doentes e quarentena. Limpar o centro de pobres e cortiços. Revolta da Vacina. Ricos com médicos em casa, pobres trabalhadores com benzedeiras e crenças. A população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela igreja.Lei de aposentadoria e assistência medica aos trabalhadores. Criação de um centro de saúde com base higienização, médico sanitaristas e educadoras.
    Operários em greve em São Paulo.
  • Ditadura Vargas

    Getúlio Vargas como presidente centralizando e uniformizando as estruturas de saúde. Criação dos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) Categorias Profissionais Estado IAPs marítimos Assistência médica própria: setor privado Populismo "Getúlio Vargas“.Arrecadação da contribuição para aposentadoria dos trabalhadores marítimos e assistência medica, por seguinte para todas as categorias. Recursos da previdência sendo aplicados pelo governo no financiamento da industrialização no pais.
  • Instabilidade Demográfica

    Criação do ministério do trabalho. Guerra Mundial. Combater e prevenir epidemias no interior do país.Influência dos americanos, no modelo de saúde pública, com grandes hospitais, com equipamentos modernos e médicos especialistas. Inaugurada Tv tupi. Criação da Petrobrás. Criação do ministério da saúde. Medicina preventiva, com ações na saúde pública. Morte de Vargas. Juscelino ganha a presidência nas urnas. Industria automobilística e construção de Brasília. Empresas medicas privadas.
  • Ditadura Militar

    Intervenção militar. João Goulart foge. General Castelo Branco toma posse da presidência da república, censura nos jornais. Ditadura Militar. Unificaram os sistemas de previdência, criando o INPS.
  • Grandes Obras

    Brasil ganha a Copa do Mundo, transmitido pela primeira vez na Tv brasileira. Obras gigantescas, estradas, pontes. Usinas hidrelétricas. Previdência Social financiando obras de hospitais particulares da iniciativa privada atenderam os trabalhadores inscritos na previdência social. Extensão do INPS para trabalhadores rurais. Instituto Nacional da Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).Centralização do sistema de saúde, fragmentação institucional, beneficiando o setor privado.
  • Movimentos Populares

    Declaração de Alma-Ata; Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde. Necessidade de ação urgente por parte de todos os governos, de todos os que trabalham nas áreas da saúde e do desenvolvimento, e da comunidade em geral.
  • Diretas Já

    Movimentos populares; policias na rua. Conselhos populares, povo querendo voz. Movimento Diretas Já.
    O movimento das DIRETAS JÁ (1985) e a eleição de Tancredo Neves marcaram o fim do regime militar, gerando diversos movimentos sociais inclusive na área de saúde, que culminaram com a criação das associações dos secretários de saúde estaduais (CONASS) ou municipais (CONASEMS).
  • VIII Conferência Nacional de Saúde

    8º Conferência Nacional de Saúde, com a participação da população organizada. Buscando um sistema único de saúde, público e de qualidade para todos, com equidade e controlado pela sociedade. Conquista do SUS na constituição.
  • Sistemas descentralizados

    Criação dos Sistemas Unificados e Descentralizados de Saúde (SUDS).Universalização e equidade no acesso aos serviços de saúde; Integralidade dos cuidados assistenciais;Descentralização das ações de saúde; Implementação de distritos sanitários. Pela 1ª vez o Governo Federal começou a repassar recursos para Estados e Municípios ampliarem suas redes de serviços. Contenção das políticas privatizantes.
  • Constituição cidadã

    Saúde: direito de todos e dever do Estado. Necessidades individuais e coletivas consideradas de interesse público e o atendimento como dever do Estado. Serviços devem ser hierarquizados e gestão descentralizada.
  • Criação do SUS

    Custeio do Sistema deve ser de recursos governamentais da União, estados e municípios. Conselhos de Saúde: representação paritária entre usuários e prestadores de serviços.