-
Conclui-se em 1955, o primeiro computador transistorizado, feito pela Bell Laboratories: o TRADIC, o qual possuía 800 transístores discretos e consumia 100W . O primeiro computador transistorizado de propósito geral e programável era uma máquina de 16 bits, construída no MIT, chamava-se TX-0 (Transistorized experimental computer 0).
-
O transístor é um componente eletrônico que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960. São utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos, além de retificadores elétricos em um circuito, podendo ter variadas funções. O termo provém do inglês transfer resistor (resistor/resistência de transferência), como era conhecido pelos seus inventores.
-
Computador Integrador Numérico Eletrônico foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Muitos comentam que o primeiro foi o Mark I, mas este era apenas eletromecânico. Foi criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company
-
Inventada por John von Neumann. Ele imaginou que os programas poderiam ser representados em forma digital na memória do computador, juntos com os dados. E poderia utilizar a aritmética binária em detrimento a ultrapassada aritmética decimal. Esse projeto foi a base do EDSAC, considerado o primeiro computador com programa armazenado, e ainda é a base de praticamente todas as máquinas atuais.
-
Foi construído e desenvolvido numa parceria da Universidade de Harvard e a IBM durante a Segunda Guerra Mundial em 1944. Pesando cerca de 5 toneladas foi a primeira e maior calculadora digital automática de larga escala desenvolvido nos Estados Unidos.
-
Em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1. Zuse tentou vender o computador ao governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra. Os projetos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a chance aos americanos de desenvolver seus computadores.