-
Leonardo da Vinci (Itália) anuncia o Princípio da Câmara Escura.
-
Surge o embrião dos projetores, a Lanterna Mágica, criada pelo padre Athanasius Kircher (Alemanha), uma caixa cilíndrica iluminada à vela que amplia as imagens com o uso de uma lâmina de vidro.
-
Invenção do Thaumatrópio (William Fitton, Irlanda).
-
Peter Mark Roget (Inglaterra) estuda o fenômeno da persistência retineana, característica do olho humano de fixar imagens.
-
Étienne-Gaspard Robert (Bélgica) e Paul Philidor (França) criam o Fantascópio, uma lanterna mágica dotada de rodas para aproximar e afastar as imagens projetadas.
-
Charles Benett (Inglaterra) utiliza o celulóide na fabricação de película fotográfica e estabelece alguns princípios técnicos da revelação.Étienne-Jules Marey (França) cria o fuzil fotográfico, que permitiu a fotografia em série.
-
Thomas Edison (EUA) cria a lâmpada incandescente.
-
Criação da Cronofotografia (Étienne-Jules Marey, França).
-
Hannibal Goodwin (EUA) desenvolve a película perfurada à base de celulóide transparente resistente e flexível.
-
Thomas Edison (EUA) cria o Cinetoscópio e introduz o filme de celulóide perfurado para projetar imagens no interior do invento, visto por uma única pessoa.
-
Invenção do Mutoscópio (Herman Casler, EUA).
-
Foi no final do século XIX, em 1895, na França, os irmãos Louis e Auguste Lumière inventaram o cinema. Na primeira metade deste século a fotografia já havia sido inventada por Louis-Jacques Daguerre e Joseph Nicéphore Niepce, possibilitando esta criação revolucionária no mundo das artes e da indústria cultural: o cinema.