Periodo neolitico caracteristicas

Ascensão da engenharia elétrica até os tempos atuais

  • 5000 BCE

    Pré-História

    Pré-História
    Utilização do fogo através do atrito por pedras
  • 1800 BCE

    Mesopotâmia

    Mesopotâmia
    Desenvolvimentos de técnicas matemáticas para resolução de problemáticas envolvendo multiplicação/divisão; raiz quadrática/cubica; e por fim o valor posicional dos números e símbolos responsáveis por representar unidade e dezena.
  • 800 BCE

    Descoberta do minério magnetita

    Descoberta do minério magnetita
    Descoberta do minério com propriedades ferromagnéticas.
  • 470 BCE

    Grécia Antiga

    Grécia Antiga
    Desenvolvimento do teorema de Pitágoras utilizado para o auxilio na resolução de cálculos como: potencias reativas/aparentes/ativas.
  • 1450

    Idade Média

    Idade Média
    Criação da máquina de papel por Gutemberg.
  • Invenção da máquina geradora de carrego elétricos.

    Invenção da máquina geradora de carrego elétricos.
    Uma esfera de enxofre gira constantemente atritando-se em terra seca.
  • Para-raios

    Para-raios
    Utilizando um fio de metal para empinar uma pipa de papel e observou que a carga elétrica dos raios descia pelo dispositivo. Provou também que hastes de metal, quando em contato com a superfície terrestre poderiam servir como condutores elétricos, inventando assim, o para-raios.
  • Invenção da pilha voltaica

    Invenção da pilha voltaica
    A experiência de Luigi Aloisio Galvani consistia em que potenciais elétricos produziam contrações na perna de uma rã morta. Essa diferença foi atribuída por Alessandro Volta ao fazer contato entre dois metais a perna de outra rã morta. Essa experiência foi atribuída a sua invenção chamada de pilha voltaica. Ela consistia em um serie de discos de cobre e zinco alterados, separados por pedaços de papelão embebidos por água salgada.
  • O físico Hans Christian Örsted

    O físico Hans Christian Örsted
    Um fio de corrente elétrica age sobre a agulha de uma bússola. Com isso, percebe-se que há uma ligação entre magnetismo e eletricidade.
  • Michael Faraday

    Michael Faraday
    Em 1831, Michael Faraday descobre que a variação na intensidade da corrente elétrica que percorre um circuito fechado induz uma corrente em uma bobina próxima. Uma corrente induzida também é observada ao se introduzir um ímã nessa bobina. Essa indução magnética teve uma imediata aplicação na geração de correntes elétricas. Uma bobina próxima a um ima que gira é um exemplo de um gerador de corrente elétrica alternada
  • Surgimento da corrente alternada

    Surgimento da corrente alternada
    A corrente alternada surgiu pela primeira vez, em 1832, quando o francês Hippolyte Pixii aplicou o princípio de indução electromagnética de Michael Faraday. Nikola Tesla e outros cientistas, anos depois da invenção da corrente alternada, melhoraram enormemente o sistema de distribuição de corrente alternada e inovações que tornaram o seu uso prático
  • Samuel Finley Breese Morse

    Samuel Finley Breese Morse
    Comunicação através do telégrafo com fios.
  • Zénobe Théophile Gramme

    Zénobe Théophile Gramme
    O engenheiro-eletricista e inventor belga Zénobe Théophile Gramme construiu, em 1869, um motor que também se comportava como gerador – a máquina inversa. Ou seja, quando ligada a uma corrente elétrica, produzia energia motora. E, quando movida por uma força motora, produzia energia elétrica. O invento foi chamado dínamo Gramme
  • Invenção da lâmpada incandescente.

    Invenção da lâmpada incandescente.
    Em 1880, Edison entregou o primeiro protótipo eficiente em forma de lâmpada. Ou seja, Uma ampola de vidro bastante fino preenchido com gás inerte, normalmente argônio, e um fino filamento constituído de tungstênio, que ao ser percorrido por uma corrente elétrica, se aquece até a incandescência, emitindo luz branca de tom levemente amarelado.
  • Instalação da primeira hidrelétrica junto as cataratas do Niágara.

    Instalação da primeira hidrelétrica junto as cataratas do Niágara.
    Em 1875 é instalado um gerador em Gare du Nord, Paris, para ligar as lâmpadas de arco da estação. Foram feitas maquinas a vapor para movimentar os geradores, e estimulando a invenção de turbinas a vapor e turbinas para utilização de energia hidrelétrica. A primeira hidrelétrica foi instalada em 1886 junto as cataratas do Niágara.
  • A máquina de Turing

    A máquina de Turing
    A Máquina de Turing é um dispositivo teórico conhecido como máquina universal, que foi concebido pelo matemático britânico Alan Turing, muitos anos antes de existirem os modernos computadores digitais. Num sentido preciso, é um modelo abstrato de um computador, que se restringe apenas aos aspectos lógicos do seu funcionamento (memória, estados e transições) e não à sua implementação física. Numa máquina de Turing pode-se modelar qualquer computador digital.
  • Tubos de vácuos

    Tubos de vácuos
    Um tubo de vácuo é simplesmente um dispositivo que controla a eletricidade ao prender a corrente de dois ou mais eletrodos dentro do vácuo. Tubos de vácuo foram um componente básico em muitos dos primeiros eletrônicos, incluindo rádios, televisores, radares, equipamentos de gravação e computadores. Mas entre as décadas de 1950 e 1960, a invenção dos semicondutores tornou possível a produção de dispositivos físicos menores, mais duráveis e eficientes
  • Transistor

    Transistor
    Com a invenção da válvula triodo muitos pesquisadores passaram a trabalhar com a possibilidade de se controlar a corrente num retificador de estado sólido, a partir de algum eletrodo colocado na sua estrutura. Isso permitiria elaborar um dispositivo de estado sólido capaz de amplificar correntes da mesma forma que faz a válvula triodo. Sendo assim, pequeno dispositivo semicondutor utilizado para controlar o fluxo de eletricidade em um equipamento eletrônico.
  • Painéis solares

    Painéis solares
    Grande maioria dos painéis solares usados hoje são feitos com células fotovoltaicas a base de silício. Por isso, uma parcela da comunidade científica credita a invenção da célula solar aos cientistas Daryl Chapin, Calvin Fuller e Gerald Pearson, os quais produziram pela primeira vez uma célula solar de silício, no laboratório Bell, em 1954.
  • Microchips

    Microchips
    Um microchip resume-se num circuito eletrônico integrado miniaturizado e produzido na superfície de um material semicondutor, como o silício (outros podem ser usados, como germânio e molibdenita).Caso o microchip não existisse, o celular seria possível com uma coleção de transistores, por exemplo.
  • Primeiro celular lançado no Brasil

    Primeiro celular lançado no Brasil
    O primeiro celular lançado aqui no país, em 1990, foi o Motorola PT-550 (acima), vendido inicialmente no Rio de Janeiro e logo depois em São Paulo.
  • Invenção do arduino

    Invenção do arduino
    O arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão. Pode ser usado para o desenvolvimento de objetos interativos independentes, ou ainda para ser conectado a um computador hospedeiro.
  • Google android

    Google android
    Inicialmente um sistema operacional criado de código aberto, mas foi comprado em 2005 pelo google e é lançado em 2008 como um sistema operacional móvel.
  • ReWalk

    ReWalk
    ReWalk é um exoesqueleto robótico wearable revolucionário que fornece o movimento de quadril e joelho psto para permitir que indivíduos com lesão medular (SCI) para ficar de pé e andar. Recentemente introduzido no mercado, já tornou-se o dispositivo mais utilizado por pessoas com problemas de movimento e o primeiro disponível para propriedade pessoal.