123

História da eletricidade

By Pedrocs
  • Elétrica

    Elétrica
    Em 1600, William Gilbert dedica-se ao estudo destes fenómenos e verifica que outros corpos possuem a mesma propriedade do âmbar. Designa-os com o nome latino ‘electrica’
  • eletrificação por atrito

    eletrificação por atrito
    A partir do século XVII, começam os estudos para uma melhor percepção do fenómeno da electricidade, nomeadamente a electrificação por atrito demonstrada por uma máquina inventada por Otto von Guericke em 1672.
  • condução da eletricidade

    condução da eletricidade
    Os marcos na história da descoberta e controlo da electricidade começam por volta de 1729 com a descoberta por Stephen Gray da condução da electricidade, distinguindo entre condutores e isolantes eléctricos, bem como da indução electrostática.
  • Atração e repulsão

    Atração e repulsão
    Em 1733, Charles François de Cisternay du Fay e o padre Nollet distinguem duas espécies de electricidade (a vítrea e a resinosa) e enunciam o princípio da atracção e repulsão das cargas eléctricas.
  • A garrafa de Leyden e o condensador

    A garrafa de Leyden e o condensador
    Em Outubro de 1745, o holandês Ewald Georg von Kleist descobre que a electricidade é controlável e inventa a garrafa de Leyden (as primeiras experiências tomam lugar em Leiden, Holanda), a percursora do condensador. O condensador é descoberto independentemente por Ewald Georg von Kleist e por Pieter von Musschenbroek. O condensador consistia numa máquina com a capacidade para armazenar cargas eléctricas e era constituído por dois corpos condutores separados por um isolante fino.
  • Relampagos

    Relampagos
    Em 1750, Benjamin Franklin descobre que os relâmpagos são o mesmo que descargas eléctricas e propõe a ideia de pára-raios que afastariam os raios das habitações, tornando estas mais seguras e menos sujeitas a fogos.
  • máquina a valor e potência elétrica

    máquina a valor e potência elétrica
    Em 1788, James Watt constrói a primeira máquina a vapor, importante invento impulsionador da 1ª Revolução Industrial.
    Em sua honra, foi dado o seu nome à unidade de potência eléctrica - watt [W].
  • Produçao de eletricidade

    Produçao de eletricidade
    Alessandro Volta prova que a electricidade pode ser produzida utilizando metais com diferentes polaridades separados por uma solução salina. Volta utilizou discos de cobre e zinco separados por feltro embebido em ácido sulfúrico para produzir este efeito.
  • Primeira Pilha Eléctrica

    Primeira Pilha Eléctrica
    Alessandro Volta ajuda a explicar a experiência de Luigi Aloisio Salvai em 1786, colocando entre dois metais a perna de uma rã morta produzindo contracções nesta.
    Ao agregar estes discos uns por cima dos outros, Volta cria a primeira Pilha Eléctrica, a primeira forma controlada de electricidade contínua e estável. Em sua honra, foi dado o seu nome à unidade de medida de potencial eléctrico - volt [V
  • electrólise

    electrólise
    Em 1802, Humphry Davy experimenta no campo da electrólise e separa o sódio e o potássio.
  • electromagnetismo

    electromagnetismo
    Em 1819, Hans Christian Oersted detecta e investiga a relação entre a electricidade e o magnetismo (electromagnetismo).
  • ampere

    ampere
    André Marie Ampère desenvolve em 1820 o estudo e estabelece as leis do electromagnetismo. Em sua honra, foi atribuído o seu nome à unidade de medida de intensidade de corrente eléctrica - ampere [A].
  • Força magnética

    Força magnética
    Também em 1820, Pierre Simon Laplace, que desenvolveu uma importante actividade científica em variados domínios, formula o cálculo da força magnética
  • Lei de Ohm

    Lei de Ohm
    Em 1827, Joseph Henry começa uma série de experiências electromagnéticas e descobre o conceito de indução eléctrica, construindo o primeiro motor eléctrico.
    No mesmo ano, Georg Simon Ohm, ao trabalhar no campo da corrente eléctrica desenvolveu a primeira teoria matemática da condução eléctrica nos circuitos. Em sua honra, o seu nome foi atribuído à unidade de resistência
  • variação da itensidade da corrente elétrica

    variação da itensidade da corrente elétrica
    Em 1831,Michael Faraday descobre o fenómeno da indução electromagnética, e explica ser necessária uma alteração no campo magnético para criar corrente pois a sua mera existência não é suficiente.Faraday descobre que a variação na intensidade de uma corrente eléctrica que percorre um circuito fechado,induz uma corrente numa bobine próxima. É também observada uma corrente induzida ao introduzir-se um imãn nessa bobine. Estes resultados tiveram uma rápida aplicação na geração de corrente eléctrica.
  • telégrafo electromagnético

    telégrafo electromagnético
    Em 1834, Karl Friederich Gauss, um dos mais notáveis matemáticos de todos os tempos, produz com o contributo de Wilhelm Eduard Weber e a partir de estudos matemáticos, o primeiro telégrafo electromagnético bem sucedido.
  • condutores de ferro

    condutores de ferro
    A distribuição de electricidade é feita inicialmente em condutores de ferro, seguindo-se o cobre e posteriormente, em 1850, fios isolados por uma goma vulcanizada
  • galvanómetro

    galvanómetro
    William Thompson, cujos estudos científicos foram influenciados por Joule, inventa em 1858 um instrumento destinado a medir pequenas correntes eléctricas, o galvanómetro. Havia também já apresentado anteriormente um trabalho sobre termodinâmica onde estabelecia o principio da dissipação da energia.
    No ano seguinte, Gustav Robert Kirchhoff realiza análises espectrais da luz que viriam a formar a base da interpretação do raio luminoso e da teoria quântica.
  • dínamo-elétrico

    dínamo-elétrico
    Em 1860, Antonio Pacinotti constrói a primeira máquina de corrente contínua com enrolamento fechado em anel e nove anos mais tarde Zénobe Gramme apresenta a sua máquina dínamo-eléctrico, aproveitando o enrolamento em anel
  • energia hidroelétrica

    Na Gare du Nord em Paris, é instalado em 1875 um gerador para abastecer as lâmpadas da estação. Foram fabricadas máquinas a vapor para movimentar os geradores, incentivando quer a invenção de turbinas a vapor quer a utilização de energia hidroeléctrica. A primeira central hidroeléctrica é instalada nas cataratas do Niagara em 1886.
  • lâmpadas incandescentes

    Thomas Alvas Edison faz, em 1879, uma demonstração pública da sua lâmpada da incandescência, pondo fim à iluminação tradicional (por chama de azeite, gás, etc.), que foi rapidamente substituída pela de origem eléctrica.
  • alternador e transformador

    Na década subsequente ensaiam-se os primeiros transportes de energia eléctrica em corrente contínua. Máquinas eléctricas como o alternador, o transformador e o motor assíncrono são desenvolvidas ao ser estabelecida a supremacia da corrente alterna sobre a corrente contínua.
  • corrente continua

    É instalado o primeiro serviço público de carros eléctricos em Berlim em 1881 e construída a primeira rede de distribuição eléctrica em corrente contínua em Godalming, Inglaterra.
    Por esta altura, ficou célebre uma polémica que viria a ser conhecida pela ‘guerra das correntes’, com Edison por um lado, a liderar os defensores da corrente contínua e Nikola Tesla, criador da corrente alterna, a defender as virtudes desta nova modalidade de corrente.
  • hertz

    Em 1885 Heinrich Rudolph Hertz demonstra que as ondas de rádio e luz são ambas ondas electromagnéticas, diferindo estas duas apenas na sua frequência.
  • eletrão

    Em 1897, Joseph Jone Thompson descobre o electrão, partícula de carga negativa presente no átomo.
  • mensagem de rádio

    Em 1901 é transmitida a primeira mensagem de rádio através do oceano Atlântico.