Maquina de papel

DA INVENÇÃO DO PAPEL À EVOLUÇÃO DA IMPRESSORA: tecnologias fundamentais para o registro e produção

  • 2

    PAPIRO

    PAPIRO
    Foi por volta de 2500 a.C. que os egípcios desenvolveram a técnica de fabricar folhas de papiro, considerado o precursor do papel. O papiro pronto era, então, enrolado a uma vareta de madeira ou marfim para criar o rolo que seria usado na escrita. A palavra papel vem do latim papyrus e faz referência ao papiro.
  • 40

    Arte Rupestre

    Arte Rupestre
    É a mais antiga manifestação artística que se tem conhecimento. Para se ter uma ideia, esta forma de arte surgiu ainda no período Paleolítico (40.000 a.C.). De fato, as artes sempre foram um retrato do mundo que cerca o homem.
  • 105

    INVENÇÃO DO PAPEL

    O papel foi inventado no ano 105 pelo chinês Cai Lun. Para produzi-lo, era feita uma massa com fibras de árvores e trapos de tecidos cozidos e esmagados.No ano 751, o exército árabe atacou a cidade de Samarcanda, que na época era dominada pelo império chinês. Técnicos de uma fábrica de papel foram presos e levados a Bagdá. Ao descobrirem o segredo, os árabes também começaram a fazer papel, sem revelar a técnica. No século 11, a novidade chegou à Europa e, só depois, espalhou-se pelo Ocidente.
  • 1440

    ORIGEM DA IMPRESSORA: prensa móvel.

    ORIGEM DA IMPRESSORA: prensa móvel.
    Quando o alemão Johannes Gutenberg inventou a prensa móvel (primeira impressora), em 1440, iniciou-se a publicação de livros. No entanto, a produção de papel ainda era pequena, pois até o século 17 era feito à mão. Para aumentar a fabricação, no início do século seguinte os holandeses criaram moinhos que, com a força da água, faziam grandes pedras baterem umas contra as outras e preparavam as fibras.
  • PRIMEIRA MÁQUINA DE FAZER PAPEL

    PRIMEIRA MÁQUINA DE FAZER PAPEL
    O francês Nicholas-Louis Robert inventou a primeira máquina de fazer papel. No entanto, o resultado não era tão bom quando o feito à mão. Por volta de 1800, os irmãos ingleses Fourdrinier apresentaram um método novo de produção e melhoraram o equipamento. Na segunda metade do século 19, a madeira substituiu os trapos de tecidos e o processo de fabricação passou a ser constantemente aperfeiçoado.
  • MÁQUINA DE ESCREVER

    MÁQUINA DE ESCREVER
    O tipógrafo americano Christopher Latham Sholes (1819-1890), de Milwaukee Wisconsin, fabricou a primeira máquina de escrever que realmente funcionava. Marcou um período importantíssimo na história da tecnologia e sua constante evolução durante todos esses anos. A máquina de escrever, máquina datilográfica ou máquina de datilografia é um instrumento mecânico, eletromecânico ou eletrônico com teclas que, quando premidas, causam a impressão de caracteres num documento, em geral de papel.
  • MIMEÓGRAFO

    MIMEÓGRAFO
    Artefato que antes era considerado uma grande tecnologia no ambiente escolar. Utilizado para fazer cópias de papel escrito em grande escala e utiliza na reprodução um tipo de papel chamado estêncil e álcool. Acredita-se que um protótipo da máquina de impressão simples foi patenteado, em 8 de agosto de 1887, por Thomas Alva Edison, nos Estado Unidos. A patente foi deferida em 1880, e o nome "mimeógrafo" foi utilizado pela primeira vez em 1887, por Albert Blake Dick
  • PRIMEIRA IMPRESSORA DA HISTÓRIA.

    PRIMEIRA IMPRESSORA DA HISTÓRIA.
    A invenção de Chester Floyd Calrson foi pioneira e desbravadora, marcada nos registros históricos em 1938. Chester Floyd Carlson conseguiu desenvolver a primeira impressora no estilo de fotocopiadora em um contexto em que fatores históricos, econômicos e governamentais favoreciam projetos inovadores.
  • PRIMEIRA IMPRESSORA DE ALTA VELOCIDADE

    PRIMEIRA IMPRESSORA DE ALTA VELOCIDADE
    Em 1953 foi criada a primeira impressora de alta velocidade. A mesma foi utilizada no Univac, primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos. De fato, as primeiras impressoras tinham um sistema que proporcionava a impressão dos caracteres por meio do impacto. Destacaram-se três modelos dessas impressoras: Margarida, Matricial e de Linhas.
  • IMPRESSÃO A LASER

    IMPRESSÃO A LASER
    Em 1969 os primeiros projetos para uma impressora a laser foram desenvolvidos por Gary Starkweather, na unidade de pesquisa da Xerox em Nova York. Starkweather é reconhecido por criar o primeiro conceito totalmente formado de utilizar um laser para para imprimir em papel.
    A impressora laser original era conhecida como EARS, e foi concluída em Palo Alto, Califórnia. Esta máquina tornou-se mais tarde a Xerox 9700 Laser Printer.
  • EVOLUÇÃO DA IMPRESSÃO A LASER

    EVOLUÇÃO DA IMPRESSÃO A LASER
    A primeira impressora a laser comercial foi lançada pela IBM em 1976. Projetada para data centers, o IBM 3800 substituiu as impressoras de linha e era capaz de um alto volume de impressão, oferecendo velocidades de 215ppm.
  • 1977

    1977
    Um ano depois, o Xerox 9700 foi finalmente lançado, embora essa máquina não tenha sido direcionada a públicos ou propósitos específicos. A impressora foi mais adequada para imprimir documentos de alto valor em papel cortado com mudança de conteúdo.
  • 1979

    1979
    A japonesa Canon, se juntou à festa no final dos anos 70, criando a primeira impressora laser de mesa do mundo. A Canon LBP-10 foi projetado para ser uma opção mais acessível para empresas especializadas. A empresa criou a Canon CX, um mecanismo de impressão muito melhorado, e fez parceria com a Hewlett-Packard e a Apple Computer.
  • 1981

    1981
    O Xerox Star 8010 tornou-se a primeira impressora a laser projetada para uso em escritórios. Isto revolucionou empregos administrativos em todo o mundo.
  • 1984

    1984
    George Orwell não previu que em 1984 a Apple e a HP lançariam suas próprias impressoras a laser. O Apple Computer, em parceria com o Lotus Development, criou o LaserWriter e a Hewlett-Packard apresentou a linha LaserJet.
  • IMPRESSORA 3D

    A primeira impressora 3D funcionando a pleno vapor foi invetada por Chuck Hull, um norte-americano do estado da Califórnia, em 1984, utilizando a estereolitografia, tecnologia precursora da impressão 3D. Hull já havia desenvolvido um ano antes a tecnologia do que viria a ser a máquina, quando ela tinha duas funções principais, sendo uma delas a criação de lâmpadas para solidificação de resinas, primeiro objeto criado pela ferramenta.
  • 1985

    1985
    A LaserWriter da Apple tornou-se a primeira linha de impressoras a laser a adotar o recém-lançado PostScript. Isto ajudou a padronizar a linguagem e fontes de computador. Isso ajudou a iniciar a tecnologia para produzir impressoras a laser acessíveis e comercialmente viáveis.
  • 1995

    A Apple lança a sua primeira impressora a laser colorida, a impressora 12/600PS. Utilizando um mecanismo baseado na Canon e custando mais de U$7.000. Atualmente estes preços estão muito mais baixos demonstrando o quão longe a tecnologia e a indústria progrediram neste sentido.
  • 2000

    Em 2000 a Xerox introduziu impressão de tinta sólida na sua linha de suprimentos de impressão de escritório e doméstica. Derivada da tecnologia de impressão a laser. A inovação foi produzida para reduzir a quantidade de desperdício produzida ao substituir os cartuchos de tinta gastos. A tecnologia também pode acomodar a impressão de imagens vibrantes altamente detalhadas graças ao método pelo qual a tinta é transferida à página.
  • FAB LAB

    FAB LAB
    Fab LaB é abreviação de “laboratório de fabricação”, um espaço em que pessoas de diversas áreas compartilham a paixão por empreendedorismo e inovação. Os Fab Labs fazem parte de uma rede mundial criada em 2011 no Centro de Bits e Átomos, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. O Brasil, os Fab Labs chegaram há poucos anos.
    http://www.garagemfablab.com.br/sobre/
  • ATUALMENTE : ACESSO A IMPRESSÃO 3D

    ATUALMENTE : ACESSO A IMPRESSÃO 3D
    Recentemente, as impressoras 3D tornaram-se financeiramente acessíveis para pequenas e médias empresas, levando a prototipagem da indústria pesada para o ambiente de trabalho. A tecnologia é utilizada em diversos ramos de produção, como em joalheria, calçado, design de produto, arquitetura, automotivo, aeroespacial e indústrias de desenvolvimento médico.