Educação em Tecnologias/ Monique Santos

  • Jan 1, 1000

    Descoberta do "Elektron" por Tales de MIleto

    Descoberta do "Elektron" por Tales de MIleto
    Sete séculos antes do nascimento de Cristo, o físico e filósofo grego Tales de Mileto observou um fenômeno curioso. Ao esfregar um pedaço de âmbar (um tipo de resina vegetal) em um pedaço de lã, ele notou que o âmbar passava a atrair objetos leves. Dois mil anos depois, esse fenômeno foi chamado de eletricidade, da palavra grega elektron ("âmbar").
  • Inveção do Pára-raios, por Benjamin Franklin séc XVII

    Inveção do Pára-raios, por  Benjamin Franklin séc XVII
    Um dos primeiros cientistas a observar fenômenos elétricos foi um político e pesquisador americano, chamado Benjamin Franklin (1706-1790).
    Ele observou o céu em noites de tempestade, e percebeu que os raios eram descargas de correntes elétricas que vinham das nuvens.
    Em um dia de chuva, ele fez uma espécie de pipa, com um fio úmido.A descarga elétrica do raio correu pelo fio da pipa, que soltou algumas faíscas. O raio tinha sido absorvido. Assim, Franklin acabou intando o pára-raios.
  • Invenção da Pilha Elétrica, por Alessandro Volta.

    Invenção da Pilha Elétrica, por Alessandro Volta.
    Em 1800, o físico italiano Alessandro Volta (1745-1827) inventou a pilha elétrica, que ganhou esse nome (usado até hoje) porque as primeiras pilhas eram formadas por moedas empilhadas. Empilhou discos de cobre e zinco, separados por papelão umedecido em uma solução de água salgada. O cientista então ligou as duas saídas das pilhas (chamada de pólos) por um fio metálico, produzindo uma corrente elétrica.
    A unidade de força da corrente elétrica foi chamada de volt.
  • Fotogarafia, por William Fox Talbot

    inventou um processo que utilizava uma imagem negativa, permitindo um número ilimitado de cópias positivas da mesma fotografia. Surgia, então, a câmera fotográfica, que utilizava este último processo de revelação de imagens.
  • Geradores elétrico e transformadores, por Michael Faraday

    Geradores elétrico e transformadores, por Michael Faraday
    Um dos cientistas mais geniais no campo da eletricidade foi Michael Faraday. Suas descobertas foram o ponto de partida para muitas aplicações práticas, como motores e geradores, trens e bondes elétricos.
  • Começo da criação do Cinema

    Foi inventado a câmera cinematográfica, por Étienne-Jules Marey, capaz de tirar do12 fotos por segundo. Após 9 anos foi inventado, por Thomas Edison, o cinetoscópio (exibia uma série de imagens a certa velocidade). Em 1895, os irmãos Louis e Auguste Lumière, usaram um dispositivo semelhante para a primeira exibição pública cinematográfica. Em 1920, teve-se a invenção de filmes sonoros; em 1932, da produção de filmes coloridos, pelo sistema Technicolor.
  • Invenção do Telegrafo, por Ernst Werner von Siemens

    Invenção do Telegrafo, por Ernst Werner von Siemens
    Siemens inventou um telégrafo que usava uma agulha para apontar para a letra correta, em vez de usar o código Morse. Baseado na sua invenção, fundou a companhia Siemens AG .
  • O Automóvel, por Étienne Lenoir.

    O Automóvel, por  Étienne Lenoir.
    Esse rudimentar automóvel tomou uma forma mais parecida com os de hoje a partir da construção do Ford modelo T, por Henry Ford. Este foi a transformação da carreta a motor de Lenoir para um automóvel teria como método de fabricação a produção em série, revolucionando a maneira de se fabricar carros, e implicando numa venda de mais de 15 milhões de modelos vendidos, em 1930.
  • Criação do Telefone. por Alexander Graham Bell

    Criação do Telefone. por Alexander Graham Bell
    Embora historicamente Bell tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano Antonio Meucci foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, através da resolução N°. 269. [1]. Meucci vendeu o protótipo do aparelho a Bell nos anos 1870.
  • A Lampada elétrica, por Thomas Alva Edison.

    A Lampada elétrica, por Thomas Alva Edison.
    Thomas Alva Edison, o inventor da lâmpada elétrica, a locomotiva elétrica, o fonógrafo (que virou o gravador), o telégrafo e o projetor de cinema.Em 1882, Edison construiu sua primeira central elétrica, em Nova York, movida a carvão. Conseguia acender 7200 lâmpadas por vez e iluminar um bairro inteiro!
  • Criação da Televisão, por John Logie Baird.

  • Primeiro Computador da História.

    Em 1946 surgia o primeiro computador da história, o ENIAC, abreviação para Electronic Numerical Integrator and Computer. Desenvolvida pelo exército norte-americano para fazer cálculos bélicos, a máquina de 27 toneladas usava cartões perfurados para fornecer as cifras para os cientistas.
  • Univac-120, o 1º computador no Brasil.

    O Brasil ter seu primeiro grande computador. O governo de São Paulo comprou um mainframe Univac-120, da empresa que viria a ser a Unisys, para gastar seus poderosos 60 bytes de memória RAM para calcular quanta água se gastava no Estado
  • Primeiro Robô industrial, por George Devol.

    robótica atual é o ramo da tecnologia no qual se ocupa em projetar e construir robôs, isso para a simplificação, segurança, qualificação e aumento da produtividade industrial. Temos, então, o primeiro robô construído para fins industriais, e controlados por computador, construído por George Devol, em 1960.A ramo da robótica, porém, foi impulsionado a partir da década de 70 com a invenção do microprocessador. Eles substituem o homem para a realização de trabalhos hostis.
  • Primeiro Microprocessador, por Intel.

    O microprocessador é a parte fundamental de um computador, mas não somente deste, pois é utilizado também para várias outras máquinas: máquinas de lavar e de costura, calculadoras, televisões e rádios modernos, carros, robôs, satélites, etc. O primeiro foi criado pela empresa Intel, em 1971: foi o i4004.
  • Primeira chamada de celular

    Apenas um ano após a criação do 1º PC nacional, o gerente geral da Divisão de Sistemas da Motorola, Martin Cooper, usou o telefone móvel DynaTAC para fazer a primeira ligação celular do planeta. Quem estava do outro lado da linha era Joel Engel, pesquisador chefe da sua concorrente, a Bell Labs.
  • O primeiro computador pessoal, po IBM.

    O primeiro computador pessoal (ou PC — do inglês, personal computer) produzido em larga escala foi o IBM 5100, lançado em 1975.
  • Primeiro computador pessoal da Apple

    Surge o conceito de computador pessoal. Uma empresa californiana chamada Apple lançou o Apple II, um micro escondido sob um teclado que precisava ser conectado à TV. Quatro anos depois veio o 5150, da IBM, seguido pelo Macintosh, também da Apple, em 1984.
  • Lançamento do computador portátil

    Em 1981, Adam Osborne foi o pioneiro, pois lançou um computador completamente portátil. Com uma tela de 5”, a máquina pesava aproximadamente 12 kg e cabia embaixo do banco de um avião
  • Brasil se conecta à internet acadêmica

    Em outubro de 1988, o Laboratório Nacional de Computação Científica, no Rio de Janeiro, estabeleceu o primeiro contato do país com a internet graças à conexão feita com a universidade americana de Maryland. Um mês depois, projeto similar da Fapesp entrou no ar.
  • RNP, uma ajuda para a web

    Para facilitar o acesso acadêmico à web, o Ministério da Ciência e Tecnologia criou em 1989 a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para construir a infra-estrutura necessária. O primeiro backbone entrou no ar dois anos depois e, em 1994, já atingia todas as universidades do Brasil.
  • MP3

    Até o final dos anos 1990, o MP3 chegaria à casa do usuário doméstico, como um tsunami de músicas compactadas. Centenas de pessoas tinham agora os olhos brilhando, pois poderiam ouvir suas músicas prediletas, sem terem o trabalho de trocar os CDs inúmeras vezes. A internet acompanhava o crescimento e facilitava ainda mais a disseminação de informações sobre MP3. Posteriormente podemos ver a evoloção MP4, MP5, IPOD...
  • A Embratel faz fila para internet

    Após o lançamento do primeiro serviço comercial, a Embratel abre inscrições para que os novos usuários consigam entrar na web por acesso discado em todo o país. No final do ano, o então Ministro das Comunicações Sérgio Motta proibi a Telebrás de oferecer acesso ao usuário final, o que estimula a criação de pequenos provedores
  • Windows 95, a virada

    A Microsoft, já presente na maioria dos micros pessoais, aumentou sua dianteira entre os sistemas operacionais ao lançar o Windows 95. A interface mais amigável do aplicativo aposentava as janelas empilhadas e introduzia o botão Start e a barra de ferramentas inferior usadas em todas as versões seguintes.
  • Evolução do laptop

    Computador portátil e dobrável.Em 1997 foi a vez do Thinkpad apresentar um drive para a leitura de DVDs, um verdadeiro luxo para a época. Sem dúvidas, este foi um dos modelos que mais colaboraram para a evolução tecnológica dos laptops.
  • MP do Bem / Computador para Todos

    Como forma de promover a inclusão digital e aumentar a visibilidade internacional do Brasil no mercado de TI, o Governo Lula prepara a MP do Bem, que reduz os impostos para venda de PCs de até 2.500 reais, e formula o projeto Computador para Todos, com redução tributária e financiamento para desktops com Linux custando até 1.400 reais
  • iPhone

    O iPhone é um smartphone desenvolvido pela Apple Inc. com funções de iPod, câmera digital, internet, mensagens de texto (SMS), visual voicemail, conexão wi-fi local e, atualmente, suporte a videochamadas. A interação com o usuário é feita através de uma tela sensível ao toque. A Apple registrou mais de duzentas patentes relacionadas com a tecnologia que criou o iPhone.
  • Ipad e/ou Tablet

    O iPad foi apresentado como um dispositivo situado a meio caminho entre um MacBook e um iPhone. O dispositivo utiliza o mesmo sistema operacional do iPhone, o iOS. A recepção inicial do iPad foi bastante misturada, com muitos entusiastas ficando contra o aparelho devido ao que percebem como limitações e com outros tantos demonstrando grande empolgação com facilidade de interação que a interface demonstra.
  • Ipad 2

    Mais recente evoluçaõ do Ipad.No dia 02 de março de 2011, foi apresentada, por Steve Jobs, a segunda geração do tablet, que além de ser mais fino, mais leve e mais veloz, conta com uma câmera traseira e uma dianteira (para video conferências). Além disso, diferente da primeira geração, o iPad 2 tem versões em duas cores: preto e branco.