Evolucao

LINHA DO TEMPO DAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO

  • 10,000 BCE

    Período paleolítico

    Período paleolítico
    2,5 milhões AC - No período paleolítico, nossos ancestrais construíam suas ferramentas com a utilização das pedras, facilitando a sua defesa e a caça para a sobrevivência.
  • Period: 10,000 BCE to

    LINHA DO TEMPO DAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO.

    A história da tecnologia segue desde quando os seres humanos começaram a usar ferramentas de caça e proteção. Tecnologia e educação são inseparáveis, a tecnologia dá o suporte para o desenvolvimento da educação e a educação se faz através das novas tecnologias. Traçando um paralelo entre a tecnologia antiga e a de hoje podemos perceber que o que mudou não é a tecnologia, e sim, a complexidade das técnicas usadas.
  • 7000 BCE

    Surgimento do fogo

    Surgimento do fogo
    A descoberta do fogo foi ponto chave na evolução tecnológica. Com o fogo podiam assar seus alimentos, afugentar animais ferozes, aquecer-se do frio e iluminar as noites escuras.
  • 6000 BCE

    Evolução nas ferramentas de caça e defesa

    Evolução nas ferramentas  de caça e defesa
    No período neolítico ou idade dos metais, ocorre uma evolução nas ferramentas de caça e defesa. Nossas tecnologias são aliadas e com a utilização dos metais e do fogo são criadas novas ferramentas.
  • 6000 BCE

    Surgimento da agricultura

    Surgimento da agricultura
    Através da observação, o homem percebe que quando uma semente é lançada na terra , a mesma produz frutos, com o passar o tempo. Surge assim ,a agricultura onde nossos ancestrais passaram a ter vida mais sedentária e, consequentemente, vida em grupo.
  • 4000 BCE

    Invenção da Roda

    Invenção da Roda
    A invenção da Roda. Segundo algumas hipóteses, a roda foi inventada na Ásia, há 6000 anos, na Mesopotânia talvez. ... Os veículos com rodas, puxados nos primeiros tempos por bois, depois por asnos e finalmente por cavalos, pouparam muito trabalho e muito cansaço ao homem.
  • 4000 BCE

    Escrita cuneiforme

    Escrita cuneiforme
    Foi somente na antiga Mesopotâmia que a escrita foi elaborada e criada. Por volta de 4.000 a.C., os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita.
  • 3000 BCE

    Primeiras civilizações

    Primeiras civilizações
    As primeiras civilizações surgiram por volta do quarto milênio a.C. com a característica principal de terem se desenvolvido às margens de rios importantes, como o rio Tigre, o Eufrates, o Nilo, o Indo e do Huang He ou rio Amarelo. A Mesopotâmia é considerada o berço da civilização.
  • 105 BCE

    Invenção do papel

    Invenção do papel
    O dia 11 de março de 105 a.C. é considerado a data da invenção do papel. Neste dia, Ts ai Lun teria apresentado ao Imperador Han Ho Ti, da dinastia chinesa Han, mostras de papel pela primeira vez. ... No entanto, a partir deste ponto, o papel passou a ser usado em larga escala em todo o mundo.
  • 1430

    Invenção da imprensa

    Invenção da imprensa
    A invenção da máquina de impressão em tipos móveis, mais conhecida como imprensa, pelo alemão Johannes Gutenberg, no século XV, provocou uma enorme revolução na modernidade: o processo de aceleração da produção de livros.
  • 1440

    Grandes Navegações

    Grandes Navegações
    Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos, surgindo assim um início da globalização.
  • Revolução Industrial

    Revolução Industrial
    Revolução Industrial. As máquinas foram inventadas, com o propósito de poupar o tempo do trabalho humano. Uma delas era a máquina a vapor que foi construída na Inglaterra durante o século XVIII. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias ficou maior e os lucros também cresceram.
  • Segunda Revolução Industrial

    Segunda Revolução Industrial
    A Segunda Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XIX (c. 1850 - 1870), e terminou durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), envolvendo uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço.
  • Terceira Revolução Industrial

    Terceira Revolução Industrial
    A robótica é marcante na Terceira Revolução Industrial. O mundo, após a segunda metade do século XX, depois da Segunda Guerra Mundial, ingressou em uma etapa de profundas evoluções no campo tecnológico desencadeada principalmente pela junção entre conhecimento científico e produção industrial.
  • Dias atuais

    Dias atuais
    Essa nova fase será impulsionada por um conjunto de tecnologias disruptivas como robótica, inteligência artificial, realidade aumentada, big data (análise de volumes massivos de dados), nanotecnologia, impressão 3D e outros. A quarta revolução industrial não se define por cada uma destas tecnologias isoladamente, mas pela convergência e sinergia entre elas. Está ocorrendo uma conexão entre o mundo digital e o mundo físico.