Evolucao

Evolução das tecnologias através dos tempos

  • Jan 1, 1000

    O início da tecnologia e da comunicação

    O início da tecnologia e da comunicação
    Segundo Arqueólogos, paleoantropológicos, biólogos, geneticistas e outros especialistas que estudaram através de vestígios encontrados de hominídeos que datam de 2 milhões de anos, inicia-se a comunicação escrita através de pinturas rupestres em cavernas e grutas, além de instrumentos, armas, esculturas e monumentos megalíticos, feitos com pedras enormes. É a chamada Idade da Pedra.
  • Jan 1, 1000

    O domínio do fogo

    O domínio do fogo
    A partir do domínio do fogo os primeiros grupos humanos tornaram-se mais preparados para enfrentar as mudanças climáticas, além de afugentar os animais predadores e trazer mais segurança para o grupo. Também contribuiu para a melhoria na qualidade da alimentação. Esses fatores elevaram a expectativa de vida e o aumento da população.
  • Jan 2, 1100

    A revolução agrícula

    A revolução agrícula
    Há cerca de 10 mil anos surge o cultivo de várias espécies de plantas e a domesticação e criação de animais, tornando os homens mais sedentários. As casas tornam-se mais duráveis e se desenvolve a tecelagem, com a substituição da pele de lã de ovelhas e cabras por fibras animais e vegetais.
  • Jan 4, 1100

    O desenvolvimento da metalurgia

    O desenvolvimento da metalurgia
    Após a denominada Idade da Pedra, segue-se a Idade dos Metais que tem início há cerca de 10 mil anos e tem hipóteses diferentes sobre o período e como se deu o desenvolvimento da técnica de fundição, ainda rudimentar.
  • Jan 1, 1140

    O início das cidades e o comércio

    Com as primeiras cidades e a concentração dos habitantes em fazer cerâmica, tecidos, armas, ferramentas e outos artigos, eles passaram a trocar os produtos entre si.
    Por volta de 6000 A.C. as aldeias tornam-se maiores e populosas. Com a prática da agricultura e da criação veio a necessidade de obter maneiras de registrar e contar os animais e vegetais pertencentes a uma comunidade.
  • Jan 1, 1140

    A roda

    A roda
    A roda é considerada por muitos cientistas como o maior invento de todos os tempos. acredita-se que tenha sido criada por volta de 6000 anos atrás. O homem inventou o arado, o barco à vela, os processos de fundição de ferramentas, jóias e o calendário solar.Todos estes inventos baseados no princípio da roda. A partir dela se desenvolveram o transporte, hidráulica, a arte do tear e tudo o mais que dependesse da força do movimento de rotação.
  • Jan 1, 1150

    A escrita

    A escrita
    Com o crescimento das cidades e agricultura, foram criados sistema de irrigação, calendário, escrita hieroglífica e a escrita cuneiforme. A adoção da escrita, além de propiciar o controle dos estoques de alimentos, permitiu o desenvolvimento do registro de idéias, lendas, poesia.
    Foi um marco divisor da Pré-História para a História.
  • Jan 1, 1480

    Prensa Móvel

    Prensa Móvel
    A prensa de tipos móveis, foi um processo gráfico criado por Johannes Gutenberg no século XV. Inicialmente a prensa era usada para produção de livros mas, a partir do século XVIII, foi usada para imprimir jornais, então os únicos veículos jornalísticos existentes.
  • Apr 22, 1500

    A bússula e a era das navegações e descobrimentos

    A bússula e a era das navegações e descobrimentos
    Estudiosos acreditam que os Chineses foram os primeiros a explorar o fenômeno da pedra de minério de ferro ionizado indicar o Norte."Si Nan" é considerada como a primeira bússola.
    Ela foi de grande importancia, sobretudo na era dos descobrimentos, quando Portugal e Espanha se lançaram ao mar nas expedições marítimas entre os séc. XV e XVI.
  • Fotografia: a testemunha ocular da história

    Fotografia: a testemunha ocular da história
    Em 1839, Paris, Daguerre consegue fazer aparecer sobre uma lâmina de metal miniaturas da vida real. Em 1840, o abade Compte trás a novidade ao Brasil.
    Hércules Florence, imigrante frances morador da Vila de São Carlos (Campinas), SP, publica: "Não disputarei descobertas a ninguém, porque uma mesma idéia pode vir a duas pessoas",
    Seis anos antes, em 1833, Hércules já conseguia "capturar" imagens, com o auxílio de câmara escura. E em janeiro de 1834, batizou sua descoberta como photografie.
  • Pilha Voltaica e eletricidade

    Pilha Voltaica e eletricidade
    No séc. XVIII, Luigi A. Galvani descobre numa rã o chamado "fluido de energia", a bioeletricidade, detectando o fenômeno causado pelas reações químicas. Contribuiu na criação de Alessandro Volta, da pilha voltaica em 1800, a precursora das baterias modernas.
    Em 1750, Benjamin Franklin ergue uma pipa sob uma tempestade que provoca descarga atmosférica.
    E em 1873, Zénobe Gramme demonstra que a eletricidade pode ser transmitida através de cabos condutores aéreos.
  • A lâmpada elétrica

    A lâmpada elétrica
    Thomas Alva Edison foi um inventor e empresário dos Estados Unidos que registrou 2.332 patentes, considerado por muitos como o maior inventor de todos os tempos.
    Ele contribuiu no desenvolvimento tecnológico e científico com lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. E teve também um papel determinante na indústria do cinema.
  • Automóvel

    Automóvel
    A introdução de motor à combustão interna a quatro tempos a gasolina foi inventado por Karl Benz, na Alemanha, em 1885. A partir daí é que se começou a considerar a viabilidade de um veículo auto-propulsionado que oferecesse rapidez, comodidade com mínimo de esforço e segurança. A patente desta invenção data de 29 de Janeiro de 1886 em Mannheim.
  • Cinema

    Cinema
    Invenção patenteada pelos irmãos Lumière.
    Em 28 de dezembro de 1895 no Salão Grand Café, em Paris, eles fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo.
    Em 1897, o ilusionista espanhol Enrique Moya alugou uma sala na Rua do Ouvidor, 109, Rio, e instalou o Cinematógrafo Edison, primeiro salão de cinema permanente no Brasil.
  • Rádio

    Rádio
    Em 12 de dezembro de 1901, Guglielmo Marconi difundiu ondas de rádio na Inglaterra usando balões para elevar sua antena o mais alto possível.
    Entre os meios de comunicação em massa, ele pode ser considerado o mais popular e o de maior alcance do público, pela capacidade de se ouvir a mensagem sonora e falada simultaneamente sem ter que interromper nenhuma atividade.
    No Brasil, entre os anos 40 e 50, o rádio era a grande janela para o mundo
  • O início da era da aviação

    O início da era da aviação
    Em setembro de 1898, o dirigível Santos-Dumont nº1, provido de hélice e leme, passeava pelos céus de Paris. Mas foi no Santos-Dumont nº 6 que o inventor consagrou-se como o pioneiro dos ares, quando conseguiu a façanha de dar a volta na Torre Eifel. Em outubro de 1906 ele decola no 14-Bis.
  • Televisão

    Televisão
    Em 1923 Vladimir Zworykin patenteou o tubo iconoscópico para câmaras de televisão, o que tornou possível a televisão eletrónica.

    Uma das primeiras grandes transmissões de televisão foi a dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936.
    Ainda na base do improviso, no dia 18 de setembro de 1950 ia ao ar o primeiro programa da televisão brasileira. O responsável pela façanha foi o empresário magnata Assis Chateubriand.
  • O computador

    O computador
    Na Segunda Guerra Mundial nasceram os computadores atuais. Com projeto dos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchy, O ENIAC era capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo. John von Neumann propôs a idéia que transformou os calculadores eletrônicos em “cérebros eletrônicos”: modelando a arquitetura do computador segundo o sistema nervoso central. A conclusao do projeto foi em 14 de Fevereiro de 1946 e foi patenteado em 26 de Junho de 1947.
  • A válvula é substituída pelo Transistor, a revolução da eletrônica

    A válvula é substituída pelo Transistor, a revolução da eletrônica
    A válvula criada nos anos 20 fazia funcionar rádio e outros aparelhos, à partir dos anos 60 foi rapidamente substituída pelo transistor, um dispositivo diminuto que revolucionou a história da eletrônica. Criado em setembro de 1947, a partir de pesquisas de radares por George C. Southworth. Porém é uma invenção creditada a três pesquisadores do Laboratório Bell Labs: Schockley, Bardeen e Brattaim. De sua criação foram desenvolvidos sistemas integrados cada vez menores chegando-se ao “chip”.
  • Os satélites

    Os satélites
    Satélite artificial é um veículo espacial, tripulado ou não, colocado em órbita de um planeta, de um satélite ou do Sol, principalmente para pesquisa científica e telecomunicações em geral, como retransmissão de sinais de rádio e de televisão e interligação de redes de computadores, como a Internet. O primeiro satélite foi o Sputnik I , lançado pelos soviéticos em 04/10/57. Nas telecomunicações, o satélite pioneiro foi o Telstar, lançado pelos norte-americanos em 1962.
  • Internet

    Internet
    A Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas onde usuários conectados podem usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial. A internet foi desenvolvida nos tempos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos.
    Após 1988 o acesso foi amplamente disponibilizado. Em 1991 chega ao Brasil e só em 1995 é aberta à população. Hoje é considerado o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.
  • CD Rom

    CD Rom
    O CD foi inventado no final dos anos 60 por James T. Russell, um dos primeiros a usar a tv em cores e o teclado que deu início aos computadores modernos. E a criar um sistema que poderia gravar e tocar sons sem contato físico entre o disco e o player, do digital para ótico, patenteado em 1970, foi o primeiro compact disc. Russell já previa os futuros disc-man dentro de um bolso e os vídeos gravados em CD. Nos anos 70 Russel continuou a refinar o CD-ROM, adaptando-o para todo tipo de dados.
  • Livro digital ou eletrônico

    Livro digital ou eletrônico
    Credita-se à Michael Hart que em 1971 digitou a Declaração de Independência dos EUA e fundou o Projeto Gutenberg, o mais antigo produtor de livros electrônicos do mundo.
    Em formato digital ele pode ser lido em diversos equipamentos eletrônicos: computadores, PDAs, Leitor de livros digitais ou celulares. É um dispositivo de armazenamento de pouco custo e fácil acesso devido à propagação da Internet. Pode ser vendido ou até mesmo disponbilizado para download em alguns portais gratuitos.