Historia da Eletricidade

  • Máquina eletrica de Hauksbee

    Máquina eletrica de Hauksbee
    Hauksbee constrói uma máquina elétrica (gerador eletrostático) que ele coloca em rotação e atrita com a mão e provoca descargas luminosas deslumbrantes entre dois cilindros. Ele identifica o caráter elétrico do fenômeno. A bola atritada, atrai os objetos leves e a atração criada é bem mais forte que a dos pedaços de "âmbar".
  • Experiêcias de Grey e Wheeler sobre a transmissão da eletricidade

    Stephen Gray interessou-se pelas experiências luminosas de Hauksbee. Ele mostra como uma simples gota d'água pode servir como lupa e que é possível observar os animais minúsculos. Lança-se a estudar novos corpos que podem ou não eletrizar-se. Gray classifica assim os corpos em duas categorias: os condutores, que podem eletrizar-se e os que não podem, quando atritados.
  • George Boze inventa grande número de diversões com eletricidade.

    A partir desse momento, a eletricidade não se faz apenas no ambiente das universidades e academias, mas é levada ao público como forma de diversão do momento. Após milhares de experiências repetidas por toda a Europa, três fenômenos são bem distinguidos: a atração, a repulsão e a condução.
  • Criação do Circuito Eletrico

    Eduardo Von Kleist e Andréas Cuneus criam o circuito elétrico.
  • Garrafa de Leyde ou Condensador

    Em 1745, o professor de física da Universidade de Leyde, Pieter Van Munchembroek , amigo do magistrado, monta a partir da experiência de Kleist a “Garrafa de Leyde”, mais tarde morre assim que uma descarga das garrafas atravessa seu corpo.
  • Nollet

    Nollet torna-se professsor de física e interessa-se pela eletricidade e pela garrafa de Leyde que permite acumular e conservar a eletricidade. Mais tarde ele realiza uma segunda tentativa para reforçar o acúmulo de eletricidade: aumentar a superfície do vidro ou utilizar diversas garrafas ligadas umas às outras, a qual chamamos bateria.
  • Primeiros para raios

    Franklin explica o fenômeno da garrafa de Leyde e propõe-se a entender as descargas elétricas dos trovões no alto de uma torre ou campanário com uma barra metálica vertical. Com isto Franklin inventa o para raios.
  • J.Priesley

    Enunciou pela primeira vez a possibilidade de que a interação entre os corpos eletrizados fosse a mesma que a interação gravitacional.
  • Forças Eletromagnéticas

    Coulomb ocupa-se com as forças eletromagnéticas. A balança elétrica de Coulomb permite medir forças elétricas muito fracas. A balança de torção foi projetada e construída por Coulomb em 1785 e Lorde Cavendish, em 1798, a adaptou para medir aconstante da gravitação universal (G).
  • Experiência de Galvani

    Galvani trabalhou com as garrafas de Leyde e com coxas de rã, tentando explicar as contrações que observava quando tocava nelas com o bisturi, supondo ser eletricidade contida no animal. Foi a pista para a criação da pilha de Volta.
  • Pilha de Volta

    Pilha de Volta
    Volta apresenta a sua pilha que funciona como um circuito fechado. A pilha voltaica usava dois metais diferentes separados por substâncias químicas húmidas para produzir um fluxo de carga elétrica. A pilha voltaica original usava três tipos de discos: zinco, papel ou couro e cobre.
  • Davy observa o arco elétrico

    Sir Humphry Davy construiu uma pilha de duas placas metálicas e conseguiu decompor os corpos que não havia conseguido até então como o sódio e o potássio.
  • Experiência de Hans Christian Oersted

    Oersted mostra a relação entre eletricidade e magnetismo. Fenômeno conhecido como eletromagnetismo. A descoberta de Oersted foi a base do motor elétrico e do eletroíman.
  • Lei sobre o eletromagnetismo

    Ampère descobre que as correntes não só agem sobre os imans como havia mostrado Oersted, mas agem também umas sobre as outras, e, Ampere determina a lei dessas interações. Para determinar a força exercida entre dois circuitos elétricos é necessário caracterizar a corrente que percorre cada circuito. Ampere propôs chamar de intensidade de corrente a quantidade de cargas que atravessa o fio durante um segundo.
  • Joule estuda os efeitos termoelétricos

    Joule demonstrou que a eletricidade e o trabalho mecânico produziam calor. Da mesma forma o calor também podia ser transformado em trabalho mecânico.Joule lançou as bases do conceito moderno de energia.A lei de Joule define que o calor produzido é proporcional à resistência do fio, aot empo de fluxo da corrente e ao quadrado da intensidade da corrente.
  • Michael Faraday

    Faraday cria o Anel de Indução; Realiza o objetivo de "criar a eletricidade com o magnetismo". O Anel de Indução de Faraday com duas bobinas separadas eletricamente, foi considerado o primeiro transformador.
  • Teoria de Maxwell

    Eletricidade e eletromagnetismo
  • James Clerk Maxwell

    Maxwell traduziu a relação entre eletricidade e magnetismo. Essas equações previam que a carga elétrica oscilante deveria enviar "ondas" de energia eletromagnética a partir da sua fonte.
  • Thomas Alva Edison

    Edison e alguns colegas instalaram caldeiras e dínamos num edifício em Nova York. Também instalou cabos para distribuir energia elétrica para a região ao sul de Wall Street. Fabricou lâmpadas incandescentes e todos os outros componentes necessários para que as pessoas instalassem luz elétrica nas suas casas.
  • Nikola Tesla

    Tesla montou o seu primeiro "motor de indução" que abriu o caminho para a utilização das fontes de c.a. (corrente alternada). Inventou também um transformador – a bobina de Telsa – que funciona com freqüências muito altas e produz enorme diferença de potencial.
  • Goglielmo Marconi

    A partir das descobertas de Maxwell, os trabalhos de Marconi resultaram no telégrafo sem fio.