Mroux bulikowska 86260 unsplash

Evolução na Locomoção

  • 3500 BCE

    Transporte Aquático

    Transporte Aquático
    Se pegarmos a teoria de que nós descendemos dos animais (macacos), podemos concluir que o nosso primeiro meio de locomoção foram as “quatro patas”. Com a evolução, passamos a usar apenas nossos pés e a confeccionarmos sapatos para assim vencermos grandes distâncias. Entretanto, segundo estudiosos o primeiro transporte inventado pelo homem foi aquático – ele utilizava troncos de madeiras e bambus para construir botes e canoas. Data genérica da Pré-história (3 500 a.C), pois, é incerta.
  • 3000 BCE

    Transporte Terrestre (Trenó)

    Transporte Terrestre (Trenó)
    Um elemento importante da evolução foi a roda que, a partir de sua invenção, em 3000 a. C., na Mesopotâmia, tornou possível a locomoção ao tornar-se parte do “veículo” tracionado por animais domesticados. Assim, é possível que o transporte terrestre pioneiro tenha sido o trenó – espécie de prancha de madeira puxada cachorros ou mesmo por outras pessoas. Em seguida, cavalos, camelos, bois e outros foram usados para ajudar na locomoção das pessoas. Data genérica (3000 a. C.)
  • Transporte Terrestre (Automóvel)

    Transporte Terrestre (Automóvel)
    Nicolas Cugnot desenvolveu um sistema de carruagem que funcionava a motor a vapor. Pouco mais de um século e meio depois, o inventor belgo Étienne Lenoir criou um motor que usava como combustível, o gás, substituindo assim o motor a vapor e se tornando fundamental para a evolução do automóvel. Mais tarde, em 1886, o engenheiro Karl Benz foi considerado um dos pais do automóvel moderno e foi o primeiro a patentear um veículo com motor a explosão que era movido a petróleo ou gás.
  • Transporte Aquático (A vapor)

    Transporte Aquático (A vapor)
    A máquina a vapor foi essencial para muitos meios de transporte, especialmente os navios. O primeiro barco a vapor bem sucedido, foi inaugurado pela primeira vez no Rio Sena, em Paris, pelo americano Robert Fulton e era chamado de Clermont. Dentro do transporte marítimo, o vapor era capaz de movimentar essas máquinas pelos oceanos, como o caso de "Savannah" que saiu do porto dos Estados Unidos e atravessou o Atlântico, chegando a Liverpool, na Inglaterra, 28 dias depois.
  • Transporte Terrestre (Ferroviário)

    Transporte Terrestre (Ferroviário)
    O transporte ferroviário tornou-se popular a partir de 1830 e um dos principais inventores foi George Stephenson, verdadeiro criador da tração a vapor em estrada de ferro. Stephenson dedicou-se a substituir por esse meio os dois cavalos que puxavam a primeira locomotiva fabricada. Constrói, então, em 1814, a locomotiva Blutcher, que, pesando 6,5 toneladas, consegue transportar, da boca da mina até o porto, 30 toneladas, a uma velocidade de 6,5 km por hora.
  • Transporte Aeréo (Zeppelins)

    Transporte Aeréo (Zeppelins)
    O dirigível cujo nome é uma homenagem ao Conde alemão Ferdinand Von Zeppelin, teve sua ideia formulada em 1874, desenvolvida em detalhes em 1893 e patenteada na Alemanha em 1895 e nos Estados Unidos em 1899, mas os zepelins só fizeram os seus primeiros voos comerciais em 1910. Houve um uso extensivo dos zepelins como bombardeiros e scouts pelos militares alemães durante a primeira guerra mundial, matando mais de 500 pessoas nos bombardeios apenas na Grã-Bretanha.
  • Transporte Aeréo (Avião)

    Transporte Aeréo (Avião)
    O avião teve origem com um brasileiro chamado Santos Dummont, não somente ele, mas os irmãos norte-americanos Wilbur e Orville Wrigh realizavam vários experimentos de voo. Nessa época, já existiam alguns veículos como os zepelins, no entanto, eles não tinham autonomia para voar e os homens não podiam controlar completamente o destino. Foi em 23 de outubro de 1906 que Alberto S. Dummont apresentou um rústico avião a uma comissão julgadora, o 14-Bis, marcando dessa forma a origem da aviação.
  • Transporte Aeréo (Foguete)

    Transporte Aeréo (Foguete)
    O início da astronáutica começou na década de 20, com Robert Goddard. Ele construiu um foguete de combustível líquido, que foi lançado em março de 1926. O primeiro foguete, com capacidade de sair da atmosfera, foi usado pelos alemães na Segunda Guerra e o O R-7 foi o primeiro a levar uma carga ao espaço. Em seguida, vários outros foram desenvolvidos para lançar ao espaço satélites e naves da NASA. Foi possível chegar à Lua através da nave espacial Columbia, do programa Apollo 11 no ano de 1969.