História da Computação

  • 400 BCE

    Ábaco

    Ábaco
    O ábaco foi criado apenas para contar, funcionava como um processo de cálculo com sistema decimal. Teve como origem provavelmente na Mesopotâmia, por volta de 5.500 anos atrás.
  • BLAISE PASCAL

    BLAISE PASCAL
    Era um físico, matemático e filósofo francês que construiu a primeira máquina de somar – uma calculadora/somadora - capaz de registrar valores decimais baseada na rotação de rodas dentadas de 10 posições(0 a 9).
  • BASILE BOUCHON

    BASILE BOUCHON
    Construiu um tear que podia tecer desenhos de seda, de acordo com ilustrações cifradas em uma folha giratória de papel perfurado, onde somente trabalham as agulhas coincidentes com os furos.
  • JACQUARD

    JACQUARD
    Ele desenvolveu os cartões perfurados para
    entrada de dados. Na França, durante a revolução industrial, Joseph Marie Jacquard (1752-1834) inventou um tear mecânico controlado por grandes cartões perfurados. Suamáquina era capaz de produzir tecidos com desenhos bonitos e intrincados. Foi tamanho o sucesso que Jacquard foi quase 34 intrincados.
  • MÁQUINA de BABBAGE

    MÁQUINA de BABBAGE
    Foi construída em 1859 e adotada depois pelas companhias de seguro para calcular tabelas de seguro de vida. Podia ser “programada”. Para “instruir” sua máquina, foi adotada a ideia dos cartões perfurados. Os buracos nos cartões seriam os comandos matemáticos para a máquina (padrões algébricos).
  • DORR FELT

    DORR FELT
    Ele criou o “computômetro”, uma máquina dirigida por chaves e que foi antecedente das caixa registradoras e máquinas com teclados. A primeira máquina de teclado para somar e imprimir de sucesso foi criada por W.
    SS.. Burroughs em 1890.
  • HERMAN HOLLERITH

    HERMAN HOLLERITH
    Ele juntou os cartões de Jacquard e o conceito de impulsos elétricos para transmissão de dados
    Hollerith fundou uma companhia para produzir máquinas de tabulação . Anos depois, em 1924, essa companhia veio a se chamar IBM.
  • MARK I

    MARK I
    Nos EUA, a Marinha, a Universidade de Harvard e a IBM, construíram o Mark I, um gigante eletromagnético. Mark I ocupava 120 m3, tinha milhares de relês e fazia muito barulho. Uma multiplicação de números de 10 dígitos levava 3 segundos para ser efetuada.
  • ENIAC

    ENIAC
    O primeiro computador inventado pelo homem foi o ENIAC, que tinha como objetivo computar trajetórias táticas durante a II Guerra Mundial em 1943, mas foram lançadas apenas em 1946, pelos cientistas John Eckert e John Mauchly.
  • EDSAC

    EDSAC
    Foi criado por John von Neumann, que participou do projeto do EDVAC. No projeto do EDSAC ele definiu o que hoje é chamada de Máquina de Von Neumann, que era composta de: - Memória; - Unidade lógica aritmética; - Unidade de controle; - Dispositivos de entrada; - Dispositivos de saída.
  • IBM 305 RAMAC

     IBM 305 RAMAC
    Em 1956 a IBM revoluciona o mercado ao apresentar o IBM 305 RAMAC que foi o primeiro computador a utilizar disco rígido magnético, sendo ele batizado de "IBM 350 Disk File", e se tratava de uma pilha de 15 discos de 24 polegadas, com capacidade para armazenar 5 milhões de caracteres de 7 bits, o equivalente a 4,4 MB.
  • Bell 103

    Bell 103
    O primeiro Modem comercial foi criado em 1962, criado pela ATT, o Bell 103 permitia transmissões full-duplex, frequency-shift keying ou FSK e tinha uma velocidade de 300 bits por segundo ou 300 bauds.\
  • Mouse

    Mouse
    O primeiro mouse foi criado em 1963 por Douglas Engelbart do Stanford Research Institute. Em 1974 a Royal Canadian Navy inventou o "trackball", adicionando uma bolinha ao equipamento.
  • Microprocessador

    Microprocessador
    Foi o primeiro microprocessador criado em 1971 pela Intel e tinha como principal função atender uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado especial.
  • Apple I

    Apple I
    O Apple I foi o primeiro produto da Apple. Sua apresentação ao público ocorreu em abril de 1976 no Homebrew Computer Club em Palo Alto, Califórnia. O equipamento era vendido por USD$ 666,66
  • MITS Altair 8800

    MITS Altair 8800
    O MITS Altair 8800 surgiu em 1975 e era um computador pessoal baseado na CPU Intel 8080, tendo como intenção vender apenas algumas centenas de unidades, mas alcançou dez vezes mais que o previsto.
  • Apple II

    Apple II
  • Apple III

    Apple III
    Em 1980 foi lançado o Apple III e permaneceu no mercado até 24 de Abril de 1984. Tinha como foco o uso corporativo.
  • IBM PC

    IBM PC
    O IBM PC (Personal Computer ou Computador Pessoal), é a versão original e responsável pelo surgimento da plataforma de hardware dos "IBM PC compatíveis". Seu lançamento ocorreu em 12 de Agosto de 1981, o modelo original recebeu a denominação IBM 5150.
  • Macintosh

    Macintosh
    A Apple apelidou a sua linha de computadores pessoais de Macintosh, que surgiu em 1984. O Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica (GUI).
  • Amstrad (PCW)

    Amstrad (PCW)
    A Amstrad lança em 1984 seu primeiro computador caseiro, o Amstrad (PCW), a marca conquistou muito sucesso em Portugal, por oferecer preço baixo e compatibilidade com o PC da IBM.
  • PC1512

    PC1512
    Lançado em 1986, o PC1512 foi um modelo de computador pessoal fabricado pela Amstrad. O equipamento tinha processador de 8 bits (Intel 8088), arquitectura XT, teclado proprietário com conector para joystick, 512 KiB de RAM, dois acionadores de disquete de 5" 1/4 ou um acionador e um disco rígido de 20 MiB, ecrã monocromático CGA de 4 cores (resolução 320x200).Era vendido com o GEM Desktop, um ambiente gráfico dos anos 1980.
  • USB

    USB
    O conector USB (Universal Serial Bus) foi apresentado em 2001, e permite "ligar e usar", ou seja, a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador.
  • windows vista

    windows vista
    Em 2007 a Microsoft lança o sistema operacional Windows Vista, uma linha de sistemas desenvolvida pela Microsoft para uso em computadores pessoais. Antes do seu anúncio em 22 de Julho de 2005, o Windows Vista era conhecido pelo nome de código Longhorn.
  • iPod Nano

    iPod Nano
    Em 2006, a Apple lança o iPod Nano, o menor iPod com tela LCD e o iPod Vídeo, com capacidade de armazenamento que alcança 200 GB.
  • Windows 7

    Windows 7
    Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e começou a ser vendido livremente para usuários comuns às 00:00 horas do dia 22 de outubro de 2009, menos de 3 anos depois do lançamento de seu predecessor, Windows Vista. Windows 7 foi uma atualização mais modesta e focalizada para a linha Windows, com a intenção de torná-lo totalmente compatível com aplicações e hardwares com os quais o Windows Vista já era compatível.
  • iPad

    iPad
    iPad é um dispositivo em formato tablet produzido pela Apple Inc. O aparelho foi anunciado em 27 de janeiro de 2010, em uma conferência para imprensa no Yerba Buena Center for the Arts em São Francisco. Meses antes de seu anúncio, surgiram rumores do nome do aparelho: iSlate, iBook e iTablet, entre outros
  • Windows 8

    Windows 8
    O Windows 8 é o nome do sistema operacional da Microsoft,para computadores pessoais, incluindo portáteis, netbooks e tablets.Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, diretor executivo da empresa, durante a conferência de pré-lançamento do produto. Segundo a empresa, esse será um sistema para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente adaptada para dispositivos sensíveis ao toque,A Microsoft lançou a versão Consumer Preview do Windows 8 no dia 29 de Fevereiro de 2012.
  • windows 10

    windows 10
    Depois de muita especulação, a Microsoft finalmente liberou a data oficial de lançamento do Windows 10: 29 de julho de 2015. A partir desse dia, o upgrade para o novo sistema da Microsoft estará disponível para computadores e tablets