Revolução tecnologica 1024x574

evolução do SW + HW + Sistemas

By troiawp
  • Period: 3000 BCE to

    Sistemas binários

    Sistema Binário Antigo (India e China)
    O primeiro matemático a registrar um pseudo "Sistema Binário", foi o indiano chamado Pingala no século III a.C, que no futuro seria atualizado e mudado por diversos estudiosos até chegar ao ponto de virar o código fonte para a maioria das programações, como seu maior responsável para o sistema utilizado hoje em dia o alemão Gottfried Wilhelm Leibniz, que depois seria utilizado para a criação da ASCII.
  • 100 BCE

    Máquina de Anticítera, primeiro computador.

    Máquina de Anticítera, primeiro computador.
    Considerado como o primeiro computador existente no mundo, uma calculadora astronômica de 2 mil anos foi utilizada pelos gregos antigos para traçar o movimento da Lua, do Sol e também de outros planetas. Além disso, pesquisadores afirmam que a Máquina de Anticítera também tinha como objetivo adivinhar a sorte. Com um sistema intrincado de engrenagens que data aproximadamente no ano 60 a.C., o computador era empregado pelos gregos da época para prever eclipses solares e lunares.
  • Period: to

    Charles Babbage o pai do computador

    O brilhante matemático inglês Charles Babbage (1792-1871) é conhecido como o "Pai do Computador". Babbage projetou o chamado "Calculador Analítico", muito próximo da concepção de um computador atual.
  • Maquina Diferencial e Maquina Analítica

    Maquina Diferencial e Maquina Analítica
    Maquinas com automação de processos, com destaque para aqueles envolvendo cálculos para a composição de tabelas trigonométricas e de logaritmos quer para o emprego na navegação, na pesquisa científica ou na engenharia.
    A máquina tinha a capacidade de receber dados, processá-los, armazená-los e exibi-los. Graças a ela Babbage ficou conhecido como o pai do computador e conseguiu apoio governamental para criar um modelo mais complexo, a "Maquina Analítica".
  • O primeiro programa (algoritmo) de computador do mundo!

    O primeiro programa (algoritmo) de computador do mundo!
    ada Lovelace (1815-1852) “Primeira programadora”, ela percebeu que, além de números, a Máquina Analítica também poderia processar símbolos. E foi em 1843, após a publicação de um artigo sobre o projeto de Babbage, que Ada escreveu o primeiro programa (algoritmo) de computador do mundo!
  • Computador mecânico

    Computador mecânico
    O norte americano Hermann Hollerith (1860-1929) desenvolve o primeiro computador mecânico. A partir de 1930, começam as pesquisas para substituir as partes mecânicas por elétricas.
  • Alan Turing

    Alan Turing
    Na Inglaterra Alan Turing cria uma tese revelando o primeiro conceito de maquina com inteligência artificial . Sua tese é a base da tecnologia até os dias de hoje
  • Victoy e Model 1

    Victoy e Model 1
    Durante a segunda Guerra, é criado o Victory, maquina usada para decifrar códigos criptografados, aqui foi o marco para e evolução dos hardware e software, ao mesmo tempo, George Stibitz cria o primeiro computador controlado remotamente, o Model 1
  • ENIAC

    ENIAC
    O primeiro computador eletrônico, ele funcionaria por dez anos e sua capacidade de calculo era tão avassaladora que, nesse período, ele havia feito mais cálculos que toda a humanidade ao longo da historia
  • ENIAC

    ENIAC
    O primeiro computador eletrônico é construído, ele funciona por dez anos e sua capacidade de calculo e tão avassaladora que, nesse, período ele fez mais caulículos que toda a humanidade ao longo da historia.
  • NPL Pilot Ace

    NPL Pilot Ace
    Primeiro computador com múltiplos propósitos, ou seja, era possível programa-lo para cálculos diferentes, inserido por um programador
  • O sistema ASCII (American Standard Code for Information Interchange)

    O sistema ASCII (American Standard Code for Information Interchange)
    O ASCII é a codificação de caracteres de oito bits usada pelos computadores para a representação textual. É por meio dos códigos ASCII que o PC reproduz 256 caracteres, dentre os quais a maioria é usada na redação e processamento de texto – são as letras que usamos para escrever em editores, como o Word. Por meio desses sinais, a máquina pode realizar os cálculos e processamentos necessários para transformar o conteúdo codificado em um formato que possamos compreender, seja texto, imagem ou som.
  • Multics

    Multics
    Em 1964, uma equipa de programadores pertencentes às empresas AT&T idealizou o Multics. Desta equipa destacam-se Dennis Ritchie e Ken Thompson, que em 1983, viriam a ganhar o Turing Award (prémio mais importante a nível mundial na Área da Ciência de Computadores) pelo seu trabalho na teoria de sistemas operativos e desenvolvimento do UNIX. O Multics era um ambicioso sistema interativo de “Partilha de Tempo”, que permitia várias pessoas utilizarem o mesmo computador em simultâneo.
  • ELIZA

    ELIZA
    Joseph Weizenbaum, cientista da computação e professor, desenvolveu o ELIZA, um programa de computador interativo que poderia conversar funcionalmente em inglês com uma pessoa. O objetivo de Weizenbaum era demonstrar como a comunicação entre uma mente artificialmente inteligente e uma mente humana era "superficial", mas descobriu que muitas pessoas atribuíam características antropomórficas a ELIZA.
  • UNIX

    UNIX
    O UNIX, criado por Ken Thompson, foi o primeiro sistema a introduzir conceitos muito importantes para sistemas operativos como suporte a multi-utilizadores, multitarefas e portabilidade.
    O nome UNIX surgiu a partir de uma piada que um dos colegas de Ken Thompson fez. Como o novo sistema operativo criado por parte da equipa do Multics apenas suportava ser utilizado por um utilizador.
  • Surgimento da internet

    Surgiu em ambiente militar para troca e compartilhamento de informações.
  • Kenbak-1

    Kenbak-1
    È considerado o primeiro computador pessoal, mas seu fracasso comercial foi tanto que a empresa que o desenvolveu veio a fechar as portas
  • Patinho Feio

    Patinho Feio
    O primeiro computador brasileiro, construído na Escola Politécnica da USP
  • UNIX em C

    UNIX em C
    Reconhecido como um marco histórico importante, Dennis Ritchie e Ken Thompson decidiram reescrever o UNIX utilizando a linguagem C. Esta linguagem tinha sido inventada por Dennis Ritchie, criada para superar as limitações da linguagem B, criada por Ken Thompson.
  • Apple II

    Apple II
    Steve Jobs teve uma ideia revolucionante quando pensou em criar o Apple II, um computador portátil e barato o suficiente para que qualquer pessoa pudesse possuir um, promovido como "an extraordinary computer for ordinary people", ou seja, um computador extraordinário para pessoas comuns. O apple II rodava um interpretador básico, gravado numa memória ROM, através de fitas k7 ou disquetes os programas concebidos em forma básica podiam ser salvos e carregados de volta ao sistema.
  • Associação para o Avanço da Inteligência Artificial

    Associação para o Avanço da Inteligência Artificial
    Fundada na Califórnia, EUA em 1979, a Associação para o Avanço da Inteligência Artificial, fornece serviços à comunidade de Inteligência Artificial, patrocinando conferências e simpósios, e apoiando 14 revistas no campo da IA. Desde 1980, publica trimestralmente a AI Magazine, que traz novas pesquisas e literaturas significativas. Por fim, organiza a "Conferência AAAI sobre Inteligência Artificial", considerada uma das principais conferências no campo da IA.
    Acesso em: www.aaai.org
  • Tecnologia de Informação.

    A partir de 1980, a tecnologia da informação(máquinas e sistemas) se torna um componente integrante dos processos e serviços empresariais que ajudam uma empresa a conquistar vantagem competitiva no mercado global.
  • Mac OS

    Mac OS
    Mac OS (1984):
    Conhecido por ter sido o primeiro sistema operativo destinado ao público, foi originalmente batizado como "System Software", ou apenas"System". Mac OS é caracterizado pelo seu sistema monolítico e ficou conhecido por ser fácil de usar.
  • Windows

    Windows
    O Windows 1 possuía uma interface gráfica em 16-bit e era iniciado através de linhas de comando do MS-DOS.
    Comparando-o com os sistemas atuais, o software vinha com pouquíssimas opções de ferramentas.
    Além disso, o Windows 1 foi um dos grandes responsáveis pela popularização do mouse, pois trazia uma interface fortemente baseada no uso do acessório. Para que os utilizadores aprendessem a utilizar o periférico, o sistema contava com um jogo chamado Reversi.
  • Linux

    Linux
    Em 25 de agosto de 1991, Linus anunciou por meio de um email na Usenet (a Unix User Network) que estava desenvolvendo um sistema operacional.
    Em 1991 Linus lançou a primeira versão oficial do Linux que desde então passou a “pertencer” a todos. Um sistema operativo que, além de gratuito, pudesse efetuar tarefas como emulação de terminal e transferência e armazenamento de arquivos.
  • Deep Blue

    Deep Blue
    Deep Blue-1996
    Foi um supercomputador e um software criados pela IBM especialmente para jogar xadrez. Em maio de 1997 Deep Blue venceu Kasparov em um confronto de 6 partidas, com 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota, tornando-se o primeiro computador a vencer um campeão mundial de xadrez num match com regras de tempo oficiais.
  • Period: to

    Computação na nuvem

    De uma forma simples, cloud computing, ou computação na nuvem, é uma tecnologia que permite acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio da internet. É uma alternativa para você acessar dados importantes de qualquer computador, em qualquer lugar.
  • Internet das coisas

    Internet das coisas
    A Internet das Coisas (IoT) é um termo criado em setembro de 1999 por Kevin Ashton, um pioneiro tecnológico britânico que concebeu um sistema de sensores omnipresentes conectando o mundo físico à Internet, enquanto trabalhava em identificação por rádio frequência (RFID). Embora a Internet, as "coisas" (things) e a conectividade entre elas sejam os três principais componentes da Internet, o valor acrescentado está no preenchimento das lacunas entre os mundos físico e digital em sistemas
  • ASIMO (Advanced Step in Innovative Mobility)

    ASIMO (Advanced Step in Innovative Mobility)
    O ASIMO (Advanced Step in Innovative Mobility) é um robô humanóide criado pela Honda em 2000, no Japão. Ele é capaz de correr até 6 km/h, andar de mãos dadas com seres humanos, caminhar sobre pisos irregulares, subir e descer escadas, segurar objetos e abrir e fechar portas. Reconhece objetos em movimento, posturas, gestos, ambiente circundante, sons e rostos. Interpreta comandos de voz e gestos humanos, distinguindo entre vozes e outros sons.
  • Windows XP

    Windows XP
    A versão que conseguiu reunir sistemas operacionais empresariais e pessoais em um só produto.
    O Windows XP era baseado no Windows NT, mas trazia uma interface toda repaginada, o conhecido botão verde do Menu Iniciar e o famoso plano de fundo das colinas.
    Graças ao grande número de utilizadores, o sistema foi (e ainda é) o mais visado pelos hackers, que estão sempre em busca de falhas de segurança para atacar os incautos.
  • Apple iOS

    Apple iOS
    A versão inicial foi lançada com o primeiro iPhone e iPod Touch, e na época ainda se chamava iPhone OS 1. Por ser também a versão inicial, recebeu grandes e constantes updates com muitas novas correções de segurança e introdução de funcionalidades.
    Os principais motivos que levaram o iOS e o iPhone a fazerem tanto sucesso foi a tela táctil e a exclusão do teclado que deu lugar a uma tela maior e totalmente sensível a gestos e comandos de toque.
  • Android

    Android
    A empresa Android foi fundada em 2003 e tinha como ideia inicial ser um sistema operacional inteligente para câmeras digitais Em 2005, a Google comprou o Andoid, e depois de dois anos em desenvolvimento interno, o Android foi finalmente revelado. O Android ainda tinha como diferencial ser um sistema operacional com kernel baseado em Linux, ou seja, código open-source que pode ser personalizado, modificado e ganhar novas versões pela comunidade.
  • Windows 7

    Windows 7
    O Windows 7 trouxe novas funcionalidades. As funcionalidades para telas sensíveis ao toque foram aumentadas com o Windows Touch, que permite usar os dedos para navegar na Web, ver fotos e abrir arquivos e pastas. Através do novo Windows Media Player, pode-se enviar fluxos de vídeo, músicas e fotos do PC para uma televisão ou um rádio compatível. Os melhoramentos na barra de tarefas incluem miniaturas das janelas ao vivo.
  • Period: to

    Sistemas

    a partir de 2010 os sistemas foram apenas atualizados, verificando as falhas e otimizando as funções que já foram inventadas, além de contar com hardware mais pontes para funcionar e rodar programas que antes não era possível.
  • ABRIA (Associação Brasileira de Inteligência Artificial)

    ABRIA (Associação Brasileira de Inteligência Artificial)
    Em maio de 2017 no Brasil, foi criada a ABRIA (Associação Brasileira de Inteligência Artificial) com o objetivo de mapear iniciativas brasileiras no setor de inteligência artificial, englobando os esforços entre as empresas nacionais e formação de mão de obra especializada.