Índice

História da informática

  • 1 BCE

    Mecanismo de Antikythera

    Mecanismo de Antikythera
    É denominado como uma antiga calculadora analógica grega com aproximadamente 30 engrenagens de bronze, desenvolvido para prever posições astronômicas, eclipses para os calendários de 365 dias e seguir o ciclo de quatro anos dos jogos Olímpicos,criado no século I a.C. na Grécia romana.
  • Blaise Pascal e La Pascaline

    Blaise Pascal e La Pascaline
    O ponto de partida para o início da informática atual, foi em 1642 com a máquina La Pascaline do filósofo, matemático e físico francês Blaise Pascal, sendo a primeira calculadora mecânica capaz de realizar operações de adição e subtração. Foi construída com o objetivo de ajudar o pai de Pascal que era coletor de impostos, a realizar cálculos com mais rapidez e confiabilidade.
  • Máquina analítica de Babbage e Ada Lovelace

    Máquina analítica de Babbage e Ada Lovelace
    Em 1842, Babbage realizou um seminário sobre sua máquina analítica, que posteriormente foi publicado em francês, contudo ele solicitou ajuda a Ada para traduzir em inglês e adicionar comentários sobre sua máquina no documento. Ada classificou alfabeticamente seus comentários de A até G. A máquina analítica foi reconhecida como o primeiro modelo de máquina programável e os comentários de Ada, como a primeira sequência de instruções ou algoritmo.
  • Álgebra de George Boole

    Álgebra de George Boole
    A álgebra booleana nasceu de um estudo de George Boole, conhecido como "Uma investigação das leis de pensamento" onde o autor explana como tomar decisões lógicas baseando-se em situações verdadeiras ou falsas. Este método matemático expressa a relação entre as entradas e saídas de um circuito, utilizando letras como símbolos (A, B, C, D) para representar níveis lógicos, tendo como dois valores possíveis, o verdadeiro e falso.
  • Cartões perfurados

    Cartões perfurados
    Em 1889, o norte-americano Herman Hollerith fundador da Tabulating Machine Company, precursora da International Business Machine ou IBM, Hollerith e o engenheiro mecânico francês Joseph-Marie Jacquard desenvolveram cartões perfurados, esses cartões guardavam informações e comandos nas máquinas, posteriormente essa tecnologia foi aprimorada e pioneira da memória utilizada nos computadores modernos.
  • Os modelos de Zuse

    Os modelos de Zuse
    O primeiro computador eletromecânico a utilizar binário foi o modelo Z1 criado pelo engenheiro alemão Konrad Zuse entre 1935 e 1938, o computador trabalhava com lógica booleana utilizando um sistema de relés, mas possuía uma programação limitada e durante um ataque aéreo foi destruído. O modelo Z1 foi refinado e nomeado como Z2 em 1939, tendo uma memória mecânica com relés, o modelo Z3 de 1941 é a sua criação mais sofisticada e a única sobrevivente da guerra.
  • Segunda Guerra Mundial

    Segunda Guerra Mundial
    Um dos maiores conflitos militares envolvendo as maiores potências mundiais, organizadas em Aliados e o Eixo entraram em conflito no ano de 1939, portanto a informática teve um papel fundamental na Segunda Guerra Mundial, seu objetivo foi computar cálculos estratégicos mais rápidos que um ser humano e descriptografar mensagens dos inimigos, consequentemente criando novas tecnologias para as próximas gerações
  • Computador Bombe de 1941

    Computador Bombe de 1941
    Foi desenvolvido o computador chamado Bombe, construído como um meio eletromecânico para decifrar as mensagens nazistas baseadas em uma linguagem de símbolos chamada ENIGMA, o Bombe britânico é concebido pelo engenheiro Harold Keen e Alan Turing da British Tabulating Machine Company.
  • Computadores Mark I e II

    Computadores Mark I e II
    Foi projetado um computador capaz de executar as quatro operações fundamentais de aritmética, logaritmos, potenciação, razão de seno e raiz quadrada, com autoria do físico Howard Aiken em 1937, depois de duas rejeições o projeto teve uma parceria entre Harvard e a IBM em 1944, chamando-o de Harvard Mark I.
    Em 1947, Aiken e sua equipe finalizaram o Mark II, a diferença entre os modelos é a maior velocidade para realizar os cálculos.
  • Computador Colossus de 1945

    Computador Colossus de 1945
    Foi desenvolvido entre 1943 e 1945 para descriptografar os complexos símbolos de Lorenz SZ-40 utilizado pelos nazistas, o Colossus utilizava em média 2500 válvulas para computar lógica booleana, sendo o primeiro computador eletrônico digital programável, sua eficiência é destacada pelo tempo de processamento dos cartões perfurados, onde o tempo para quebrar as mensagens de Lorenz foi reduzido de semanas para horas, em vantagem foram entregues dez computadores deste modelo.
  • Computador ENIAC de 1945

    Computador ENIAC de 1945
    Iniciado em 1943, o computador Electronic Numerical Integrator and Computer ou ENIAC foi construído por John Mauchly e J. Presper Eckert na Escola Moore de Engenharia Elétrica da Universidade da Pensilvânia, sendo finalizado com sucesso em 1945.
    Acreditava-se que a ENIAC tinha feito mais cálculos ao longo dos dez anos em que estava em operação do que toda a humanidade tinha até então.
  • Depois da Segunda Guerra

    Depois da Segunda Guerra
    Alguns meses depois da Segunda Guerra Mundial, as novas tecnologias que foram criadas para a guerra, foram aprimoradas para atender o mercado industrial, como a memória RAM, o computador UNIVAC I, o silício para a criação de semicondutores, os discos rígidos e a linguagem FORTRAN, sendo que a maioria dessas tecnologias ainda são utilizadas atualmente.
  • A memória RAM e o primeiro sistema

    A memória RAM e o primeiro sistema
    Os pesquisadores da Universidade de Manchester, Frederic Williams, Tom Kilburn e Geoff Toothill desenvolvem a Small-Scale Experimental Machine ou SSEM, mais conhecida como a Baby de Manchester ou Manchester Mark I. O Baby foi construído para testar uma nova tecnologia de memória desenvolvida por Williams e Kilburn, sendo a primeira random access memory ou RAM para computadores. O primeiro sistema era composto por dezessete instruções escrito por Kilburn em 21 de junho de 1948.
  • Primeiro sistema de defesa aérea

    Primeiro sistema de defesa aérea
    Em 1949 a União Soviética detonou sua primeira bomba atômica, o governo dos Estados Unidos concluiu que necessitava de um sistema para monitorar o espaço aéreo americano em tempo real, com a finalidade de alertar e interceptar ataques aéreos durante a Guerra Fria, dessa forma contrataram cientistas do MIT e outras empresas para projetar o computador e o software do sistema SAGE (Semi-Automatic Ground Environment).
  • UNIVAC I, o computador industrial

    UNIVAC I, o computador industrial
    Depois da Segunda Guerra as indústrias norte-americanas necessitavam de novas tecnologias para automatizar seus processos, com isso o Universal Automatic Computer ou conhecido pela sua sigla UNIVAC I, foi o primeiro computador que atendeu o mercado industrial, sua estrutura robusta com 5 mil válvulas em operação e pesando aproximadamente 13 toneladas. Os programadores lidavam com quase 6 mil chaves e cabos que eram conectados em seu painel principal.
  • Programação no ensino militar

    Programação no ensino militar
    A IBM estabeleceu o modelo 650 em 1954 como seu primeiro computador produzido em larga escala, tendo em média 450 unidades vendidas em apenas um ano. Trabalhando a 12.500 rpm, o cilindro de armazenamento de dados magnético permitiu um acesso mais rápido as informações armazenadas do que os outros computadores com memória baseada em tambor. Este modelo foi muito popular nas universidades, onde uma geração de alunos aprenderam pela primeira vez a programação.
  • O silício

    O silício
    O segundo elemento mais abundante da terra, aproximadamente 28% da crosta terrestre é composta pelo semimetal silício. É um elemento químico da tabela periódica de símbolo Si de número atômico 14, o silício é um semicondutor e é capaz de transmitir 95% dos comprimentos de ondas das radiações infravermelhas. Em 1954 a empresa Texas Instruments cria o primeiro transistor utilizando silício, por ser um material semicondutor muito abundante.
  • A corrida espacial e outras tecnologias

    A corrida espacial e outras tecnologias
    Este período foi marcado pela Guerra Fria, um confronto indireto de disputas estratégicas entre os Estados Unidos e a União Soviética. Ambos evitaram o conflito militar, ocorrendo apenas confrontos ideológicos e tecnológicos.
  • Armazenamento em disco rígido

    Armazenamento em disco rígido
    Os computadores utilizavam fitas magnéticas para armazenar as informações, mas com uma pequena quantidade de dados geravam grandes rolos de fita, com isso iniciou-se a era do armazenamento em disco magnético com o computador RAMAC 305, desenvolvido pela IBM em 1956 para o Zellerbach Paper em San Francisco.
  • Modelos de desenvolvimento de software

    Modelos de desenvolvimento de software
    O primeiro processo de software criado foi o Modelo Cascata de abordagem sequencial, originalmente conceituado em 1956 por Herbert Benigton para o projeto SAGE, porém o modelo não era conhecido por cascata. Em 1976 o termo cascata apareceu em um artigo de Bell e Thayer e sendo aplicado na prática somente em 1985 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, onde afirmaram que o padrão de processo teria seis fases: Requisitos, Projeto, Implementação, Testes, Implantação e Manutenção.
  • FORTRAN, a linguagem científica

    FORTRAN, a linguagem científica
    Uma equipe da IBM liderada por John Backus desenvolve o FORTRAN em 1957, uma linguagem de computação científica de alto nível que usa declarações em inglês. Alguns desenvolvedores estavam céticos de que FORTRAN poderia ser tão eficiente quanto a codificação manual, mas esse pensamento desapareceu quando a linguagem provou que poderia gerar um código eficiente.
  • Sputnik I e Explorer I

    Sputnik I e Explorer I
    Em 4 de outubro de 1957, Sputnik I lançou com sucesso e entrou na órbita da Terra. Assim, iniciou-se a corrida espacial. O sucesso do lançamento chocou o mundo, dando à antiga União Soviética a distinção de colocar o primeiro objeto feito pelo homem no espaço. A palavra "Sputnik" originalmente significava "companheiro de viagem", mas tornou-se sinônimo de "satélite" no russo moderno.
  • O dispositivo mouse

    O dispositivo mouse
    O mouse foi criado pelo engenheiro Douglas Engelbart no início da década de 1960 em seu laboratório de pesquisas no Stanford Research Institute. O primeiro protótipo do dispositivo tinha o objetivo de melhorar a interação entre o usuário e o computador, sendo mais um avanço para a computação gráfica. A mecânica do dispositivo é constituído por um par de rodas, onde uma se movimenta para a vertical e outra para a horizontal, formando o encontro dos pontos de X e Y na tela do computador.
  • O primeiro videogame

    O primeiro videogame
    Em 1962, Steve Russell liderou uma equipe de programadores no MIT, que criou o primeiro videogame para computador, o "SpaceWar!".
    Russell escreveu seu jogo em um PDP-1, um minicomputador interativo da DEC (Digital Equipment Corporation), que usava um monitor de tubo de raios catódicos e entrada para teclado. SpaceWar de Russell mostrou que o divertimento poderia ser uma força motriz no avanço da tecnologia de computador.
  • Sketchpad e a computação gráfica

    Sketchpad e a computação gráfica
    O Sketchpad foi um sistema de computador desenvolvido por Ivan Sutherland em 1963 em sua tese de doutorado, onde recebeu o Prêmio Turing em 1988 e o Prêmio Kyoto em 2012, O sistema funcionou no computador Lincoln TX-2 de 1958 no MIT.
  • A linguagem BASIC

     A linguagem BASIC
    Em 1964, os cientistas John G. Kemeny e Thomas E. Kurtz, desenvolveram a linguagem de alto nível BASIC (Código de instrução simbólica para iniciantes), foi projetada como uma linguagem para o ensino de programação. A estrutura da linguagem era simples e interpretada linha por linha, sendo mais fácil de encontrar erros de programação.
  • A crise do software

    A crise do software
    O período da crise do software, o termo surgiu na primeira Conferência de Engenharia de Software da OTAN entre 1968 e 1969 na Alemanha, onde se discutiu melhorias no processo de desenvolvimento de um sistema, colocando termos como projeto de software, manutenção, confiabilidade, testes, feedback dos usuários e documentação.
  • ARPANET

    ARPANET
    A Advenced Research Projects Agency Network ou ARPANET é uma antiga rede de comutação de pacotes e a primeira a utilizar o conjunto de protocolo TCP/IP como padrão, tornando-se a base tecnológica para a rede decentralizada ou internet. Foi criada pela ARPA do departamento de defesa do Estados Unidos em 1968 e sendo desativada em 1990, o objetivo inicial desta rede era a troca de informações entre cinco universidades americanas, onde cada computador era interligado na rede.
  • A missão Apollo 11

    A missão Apollo 11
    A missão mais famosa da NASA, a Apollo 11 foi projetada para enviar a primeira nave tripulada para pousar na superfície da Lua. O foguete Saturn V SA-506 foi lançado em 16 de Julho de 1969 com o modulo de comando Columbia e o modulo lunar Eagle, juntamente com os astronautas Armstrong, Collins e Aldrin para explorar pela primeira vez a superfície do satélite natural da Terra.
  • A era dos computadores pessoais

    A era dos computadores pessoais
    A era da eletrônica digital foi marcada com os microcomputadores pessoais, sendo apropriados para um ambiente doméstico pelo seu tamanho reduzido e isso só foi possível com o desenvolvimento do primeiro microprocessador, um computador dentro de um chip. A criação de novas linguagens de alto nível como o C, C++ e Smalltalk possibilitou a expansão do mercado de desenvolvimento de software e a elaboração de padrões de projeto, como o Model View Controller.
  • A criação do UNIX

    A criação do UNIX
    A UNIX foi criada em 1970 pelos pesquisadores Ken Thompson, Dennis Ritchie e seus colegas no Bell Labs, com o objetivo de projetar um sistema operacional portátil, multitarefa e multiusuário para os programadores desenvolverem outros sistemas. Originalmente o sistema UNIX foi escrito em Assembly, uma linguagem de baixo nível, em 1972 foi reescrito na linguagem C, uma linguagem de alto nível criada pelo próprio Ritchie, oferecendo um sistema mais leve e compatível para outros hardwares.
  • O disquete

    O disquete
    O floppy disk ou disquete é uma forma de armazenamento de dados em disco magnético desenvolvidos no início de 1970, os discos são lidos por meio de um hardware chamado de unidade de disquete. Originalmente os disquetes mediam 8 polegadas ou 200 milímetros, posteriormente foram projetados para tamanhos de 5¼ polegadas ou 133 milímetros e de 3½ polegadas ou 90 milímetros.
  • O microprocessador

    O microprocessador
    A Intel Corporation anunciou na edição de 15 de novembro de 1971 da Electronic News, um computador dentro de um chip de 4 bits, onde seus engenheiros projetaram um conjunto integrado de quatro chips conhecidos como MCS-4. Ele inclui um chip central da unidade de processamento, o Intel 4004, além de um chip de memória somente de leitura para os softwares de aplicativos personalizados e um chip de memória de acesso aleatório para o processamento de dados.
  • Linguagem Pascal

    Linguagem  Pascal
    Em 1971, Niklaus Wirth desenvolveu linguagem Pascala em homenagem ao matemático e filósofo Blaise Pascal, a linguagem trabalhava com o paradigma de programação estruturada e imperativa, depois de alguns anos surgiu o Object Pascal, seguindo um paradigma mais novo e confiável, a orientação a objetos.
  • Linguagem C

    Linguagem C
    Dennis Ritchie em 1972 desenvolveu a linguagem C para reescrever o sistema UNIX, sendo uma linguagem estruturada que serviu de base para diversos sistemas e outras linguagens de programação como por exemplo, a linguagem orientada a objeto e imperativa C++ que foi desenvolvida por Bjarne Stroustrup em 1983, da mesma forma que o C++ influenciou outras linguagens orientada a objetos como, C#, Java e as primeiras versões do PHP.
  • Linguagem Smalltalk

    A linguagem orientada a objetos Smalltalk foi criada pela empresa Xerox PARC de Alan Kay e seus colegas em 1972, primeiramente foi desenvolvida para fins educacionais e se tornou uma das linguagem mais influentes para a área de desenvolvimento de software, principalmente para a comunidade de padrões de projeto, onde adotaram diversos padrões desenvolvidos primeiramente em Smalltalk, sendo que o padrão mais conhecido é o Model View Controller.
  • A primeira interface do usuário

    A primeira interface do usuário
    A Smalltalk também influenciou no histórico da interface do usuário, os projetos de destaques da Xerox em 1973 foram o desenvolvimento experimental de um microcomputador pessoal chamado Alto e o desenvolvimento de um ambiente de trabalho com Smalltalk. O primeiro sistema WYSIWYG chamado Bravo foi desenvolvido por Charles Simonyi. Além disso as ferramentas integradas de depuração e inspeção de objetos que vieram com o ambiente Smalltalk, estabelecem o padrão para todas as IDEs.
  • Microsoft Windows

    Microsoft Windows
    Em abril de 1975 Bill Gates e Paul Allen criaram a Microsoft, com o objetivo de desenvolver e comercializar interpretes de BASIC para o Altair 8800. Posteriormente a Microsoft arriscou-se no mercado com um sistema operacional baseado em Unix, mas o sucesso da empresa naquela época era o sistema MS-DOS. O sistema operacional foi desenvolvido por Tim Paterson, que inicialmente chamava-se 86-DOS, um clone do sistema operacional CP/M.
  • Computadores Apple e concorrentes

    Computadores Apple e concorrentes
    O primeiro modelo do microcomputador Apple foi projetado e manufaturado pelo engenheiro eletrônico Steve Wozniak em 1976. Seu amigo Steve Jobs ofereceu a sugestão de vende-lo. Sendo o primeiro produto da Apple Computer Company, para financiar toda estrutura dos negócios, Jobs vendeu o seu VW Microbus (No Brasil conhecido como Kombi) e Wozniak vendeu sua calculadora HP-65, com isso o Apple I foi demonstrado em Julho de 1976 no Homebrew Computer Club em Palo Alto na Califórnia.
  • Sondas espaciais Voyager I e II e o sistema solar

    Sondas espaciais Voyager I e II e o sistema solar
    A primeira sonda a ser enviada ao espaço para observação foi em 5 de setembro de 1977, a famosa Voyager I foi destinada a estudar os planetas Júpiter e Saturno e seus satélites naturais, realizando importantes capturas de dados para a comunidade cientifica. Com o sucesso da Voyager I, o Jet Propulsion Laboratory da NASA desenvolveu outra sonda gêmea chamada Voyager II, sendo destinada a estudar Urano e Netuno e suas luas.
  • A era da informação

    A era da informação
    Com a criação a intenert foi possível o compartilhamento da informação com mais facilidade, tornando-se popular com os navegadores utilizados no Windows 3.0 e Windows 95. Novos sistemas operacionais baseados em UNIX chamado de GNU foram criados e um novo kernel foi desenvolvido chamado Linux. A linguagem de programação orientada a objetos Java foi projetada para funcionar em diferentes tipos de hardwares e o C# foi lançado em 2000.
  • HTML, URL E HTTP

    HTML, URL E HTTP
    Em 1990 Berners-Lee desenvolveu as três tecnologias fundamentais para a web, a linguagem de marcação HTML, a URL e o protocolo HTTP. O primeiro servidor web do mundo foi criado em um computador NeXT que também foi utilizado para desenvolver o primeiro navegador de internet.
  • O primeiro computador portátil

    O primeiro computador portátil
    Em 3 de abril de 1981 foi lançado o Osborne 1 pela empresa Osborne Computer Corporation, um microcomputador portátil do tamanho e peso de uma máquina de costura, mas o único que poderia ser levado debaixo do banco de um avião. Utilizava o sistema operacional CP/M e acompanhava um grande pacote com softwares, como o Wordstar, SuperCalc e até sistemas para vendas comerciais.
  • GNU/Linux

    GNU/Linux
    O projeto GNU iniciou-se em 1984, com o objetivo de desenvolver um sistema baseado em UNIX, acompanhando um conjunto de programas open-source, como bibliotecas, ferramentas para desenvolvedores e jogos. Em 1991 um estudante de ciência da computação Linus Torvalds anunciou a primeira versão do kernel Linux, sendo adotado pelo Projeto GNU em decorrência de seu kernel "GNU Hurd Kernel" ainda não estar completo.
  • A World Wide Web

     A World Wide Web
    A rede mundial de computadores foi criada pelo cientista britânico Tim Berners-Lee, em uma época em que compartilhar a informação era um problema. Quando Berners-Lee trabalhava na CERN em 1989, ele apresentou um documento com sua visão da web chamado “Gerenciamento da Informação: Uma Proposta”, a proposta inicial não foi aceita de imediato, porém ele conseguiu tempo para desenvolver as primeiras tecnologias da web.
  • Linguagens Java

    Linguagens Java
    James Gosling, Mike Sheridan e Patrick Naughton iniciaram o projeto Java em 1991, com o objetivo de ser utilizado em televisões interativas, porém a tecnologia era avançado para as indústrias de televisão a cabo naquela época. Em reuniões para definir o nome da nova linguagem, o Java derivou-se de uma reunião extensa enquanto Chris Warth estava tomando uma xicara de Peet’s Java. Posteriormente a empresa Sun Microsystems lançou oficialmente a primeira versão do Java em 1995.
  • Google

    Google
    O Google teve seu início em 1996 como um projeto de pesquisa para o doutorado de Larry Page e Sergey Brin, se tornando um dos motores de busca mais importantes da internet. A empresa Google foi fundada em 4 de setembro de 1998, sendo construída na garagem de Susan Wojcicki, que também trabalhou no Google, como líder de alguns produtos da empresa, incluindo AdWords, AdSense e Google Analytics e atualmente é CEO do YouTube desde 2014.
  • Linguagem C#

    Linguagem C#
    A linguagem multiparadigma C# ou C Sharp foi criada inicialmente pela Microsoft dentro da iniciativa .NET em 1999, sendo liderado pelo engenheiro Anders Hejlsberg, também conhecido por desenvolver a linguagem Turbo Pascal e ser o principal membro do desenvolvimento da ferramenta Delphi em suas primeiras versões.
  • Smartphones Android e iOS

    Smartphones Android e iOS
    Em 2003 a empresa Android Inc. foi fundada em Palo Alto na Califórnia, pelos engenheiros Andy Rubin e Rich Miner e seus colegas, sendo descrito como um projeto em potencial no desenvolvimento de dispositivos inteligentes. Em 2005 a Google adquiriu a Android Inc. junto com seus criadores.
    Com a chegada do iPhone da Apple em 2007, o Android teve que voltar a seus estágios de projeto, tendo que adaptar para telas touchscreen.