Informatica

História da informática

  • 500

    Ábacos

    Ábacos
    500 a.C. - Os ábacos mais antigos que se conhecem são dessa data, encontrados no Egito. São, de certa maneira, máquinas de calcular, pois servem para somar com rapidez. Podem ser considerados os antepassados mais longínquos dos computadores.
  • Régua de cálculo

    Régua de cálculo
    1622 - A régua de cálculo é criada pelo matemático inglês William Oughtred (1574-1660). Trata-se do primeiro de uma série de instrumentos que levariam, nas décadas seguintes, a várias tentativas de construir grandes calculadoras automáticas - como a que é patenteada em 1642 pelo francês Blaise Pascal .
  • Herman Hollerith (1860-1929)

     Herman Hollerith (1860-1929)
    1693 - Um aparelho capaz de multiplicar, além de somar e diminuir, é desenvolvido pelo filósofo e matemático alemão c.
  • Charles Babbage

    Charles Babbage
    1822 - Um computador mecânico é projetado pelo matemático inglês Charles Babbage (1792-1871). Ele imagina que seria capaz de fazer seu aparelho funcionar apenas com a ajuda de engrenagens e alavancas. O projeto nunca sai do papel, mas dá a Babbage o título de pioneiro na tecnologia de computação. O limite das engrenagens - O "cérebro artificial" de Babbage só não dá certo porque precisa de grande quantidade de peças mecânicas para funcionar. Seria inviável encaixar todas elas dentro da máquina
  • George Boole (1815-1864)

    George Boole (1815-1864)
    1847 - O matemático inglês George Boole (1815-1864) desenvolve um sistema numérico de dois algarismos que, no século XX, será empregado nos computadores. Nesse sistema - chamado binário - os números não são escritos com os dez algarismos a que estamos acostumados (zero, 1, 2... até 9). Bastam o zero e o 1. O dois, por exemplo, escreve-se 10; o três, 11; e o quatro, 100.
  • Herman Hollerith (1860-1929)

     Herman Hollerith (1860-1929)
    1880 - Aparece nos Estados Unidos um processador de dados eletromecânico. Seu criador, o funcionário público Herman Hollerith (1860-1929), emprega cartões perfurados por meios elétricos como uma espécie de software rudimentar. O objetivo é organizar, automaticamente, a grande quantidade de dados coletada nos recenseamentos do governo. O método funciona bem.
  • Vannevar Bush (1890-1974)

    Vannevar Bush (1890-1974)
    1930 - O engenheiro eletricista norte-americano Vannevar Bush (1890-1974) constrói um computador usando válvulas de rádio. Ele ainda não é totalmente eletrônico, possuindo diversas partes mecânicas.
  • Eniac

    Eniac
    1946 - Surge o Eniac, nome dado à primeira máquina que merece ser chamada de computador. Apesar de operar por meio de válvulas - e não de transistores, como hoje -, o Eniac é totalmente eletrônico e processa dados com eficiência. Seus construtores são os engenheiros norte-americanos John William Mauchly (1907-1980) e John Presper Eckart Jr. (1919-).Feito para a guerra - O Eniac - sigla em inglês para a expressão "integrador numérico e computador eletrônico" - nasce do esforço gigantesco realizad
  • Descoberta do transistor

    Descoberta do transistor
    1954 - Sete anos após a descoberta do transistor , a empresa norte-americana Texas Instruments começa a fabricá-lo com o silício, material comum na areia.
  • TX-O

    TX-O
    1956 - O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) monta o TX-O, o primeiro computador com transistores em lugar de válvulas de vidro. Dois anos depois, Jack S. Clair Kilby (1923-) faz um circuito integrado: são cinco transistores instalados numa única placa de 1,2 cm de diâmetro e 2 mm de espessura, avançando na miniaturização dos componentes.
  • Douglas Engelbart (1925)

    Douglas Engelbart (1925)
    1963 - Douglas Engelbart (1925), da Universidade Stanford, Califórnia (EUA), patenteia o mouse. Em 1968, Engelbart apresenta um sistema completo de mouse, teclado e janelas (windows).
  • Paul Baran desenvolve a primeira rede de computadores

    Paul Baran desenvolve a primeira rede de computadores
    1964 - O pesquisador norte-americano Paul Baran desenvolve a primeira rede de computadores, interligando com fios alguns aparelhos. Em 1969, as Forças Armadas norte-americanas estendem a rede para uso militar. Essa ramificação recebe o nome de ARPnet. Nos anos 80, depois de nova ampliação que inclui as universidades do país, a rede passa a funcionar por meio de uma linha especial de telefone, criada com esse fim pela Fundação Nacional de Ciência (NSF) dos Estados Unidos.
  • A Lei de Moore

    A Lei de Moore
    A Lei de Moore - Em 1998, a quantidade de transistores nos microprocessadores comuns já chega à casa dos 48 milhões, e a velocidade alcança 400 megahertz. Esse crescimento obedece fielmente à chamada Lei de Moore, criada em 1965 pelo norte-americano Gordon Moore (1929-). Ele prevê, então, que a quantidade de transistores dobraria a cada ano e meio. E isso vem acontecendo, o que faz antecipar que chegaremos ao final do milênio com quase 100 milhões de transistores. O tamanho dessas peças, atualme
  • Ramac 305, da IBM

    Ramac 305, da IBM
    1966 - O Ramac 305, da IBM, torna-se o precursor dos discos de memória, com capacidade para 5 megabytes de informação. Até então os computadores armazenavam informações no próprio circuito eletrônico.
  • MCS-4, da Intel

    MCS-4, da Intel
    1971 - Surge o primeiro microcomputador pessoal, o MCS-4, da Intel, que utiliza o processador 4004, que a Intel já fabrica desde o ano anterior. Tem 8 quilobytes de memória.
  • Pong, da Atari

    Pong, da Atari
    1972 - A Atari inaugura a era do videogame com o jogo Pong.
  • Basic - Bill Gates (1955-) e Paul Allen (1957-)

    Basic - Bill Gates (1955-) e Paul Allen (1957-)
    1975 - Em fevereiro, Bill Gates (1955-) e Paul Allen (1957-) desenvolvem a primeira linguagem para microcomputadores, o Basic. As linguagens anteriores eram adequadas aos grandes e médios computadores. Em abril, a dupla funda a Microsoft, que se torna a maior e mais importante companhia de software do mundo.
  • Steve Wozniak (1950-) e Steve Jobs (1955-) terminam o projeto do micro Apple I

    Steve Wozniak (1950-) e Steve Jobs (1955-) terminam o projeto do micro Apple I
    1976 - Steve Wozniak (1950-) e Steve Jobs (1955-) terminam o projeto do micro Apple I, o primeiro microcomputador feito para ser vendido em grande escala, e fundam a Apple Computer Company.
  • A IBM anuncia em Nova York o lançamento do PC 5150

    A IBM anuncia em Nova York o lançamento do PC 5150
    1981 - A IBM anuncia em Nova York o lançamento do PC 5150, o antecessor de todos os micros que hoje dominam o mercado mundial. Ele tem 64 quilobytes de memória e velocidade de 4,77 megahertz.
  • A Microsoft lança no mercado o programa de interface Windows

     A Microsoft lança no mercado o programa de interface Windows
    1985 - A Microsoft lança no mercado o programa de interface Windows e a primeira versão do programa de texto Word 1 para rodar em micros Macintosh. Em dois anos, o Windows vende 1 milhão de cópias.
  • Tim Berners-Lee desenvolve a World Wide Web

    Tim Berners-Lee desenvolve a World Wide Web
    1989 - O pesquisador europeu Tim Berners-Lee desenvolve a World Wide Web (ou WWW, sigla em inglês para rede de extensão mundial) para permitir o compartilhamento de documentos entre cientistas. Essa rede - que dá origem à Internet - utiliza uma tecnologia que liga um texto a outro e facilita as consultas, ligação que recebe o nome de "hipertexto". Berners-Lee também desenvolve o primeiro programa para leitura de páginas em hipertexto (ou "browser"), chamado Lynx, que não exibe imagens.
  • O finlandês Linus Torvald cria o sistema operacional Linux

    O finlandês Linus Torvald cria o sistema operacional Linux
    1991 - O finlandês Linus Torvald cria o sistema operacional Linux, programa em que o código-fonte é liberado, permitindo a qualquer programador modificar o software. Tradicionalmente, os programas aparecem na forma binária e são entendidos apenas pelo computador. Em 1999, já tendo passado por milhares de testes e modificações, o Linux atinge cerca de 10 milhões de usuários em todo o mundo.
  • A Microsoft lança o sistema operacional Windows versão 3.1

    A Microsoft lança o sistema operacional Windows versão 3.1
    1992 - A Microsoft lança o sistema operacional Windows versão 3.1. Ele facilita a utilização de recursos multimídia, o que possibilita uma rápida expansão dos produtos em CD-ROM para os usuários de computadores pessoais. Empregados em programas educativos e de entretenimento, os CD-ROMs podem trazer, além de texto, som, vídeo, foto e animação.
  • NCSA Mosaic

    NCSA Mosaic
    1993 - Surge o primeiro browser (programa de navegação) capaz de exibir imagens, o NCSA Mosaic, desenvolvido por alunos do Centro Nacional de Aplicações para Supercomputadores (NCSA) da Universidade de Illinois. Na equipe de pesquisadores estava Marc Andreessen, que fundaria a empresa Netscape Communications um ano depois. O software torna-se popular, sendo distribuído gratuitamente na internet.
  • Windows 95

    Windows 95
    1995 - Anunciado como um aprimoramento decisivo, o Windows 95, sistema operacional capaz de dar ao PC da IBM a mesma agilidade do Macintosh, chega ao mercado. Ele incorpora pela primeira vez recursos de conexão à internet, incluindo o programa de navegação Internet Explorer, distribuído gratuitamente com o Windows e pela internet.
  • Lançada pela Sun Microsystems a linguagem Java

    Lançada pela Sun Microsystems a linguagem Java
    1995 - Lançada pela Sun Microsystems a linguagem Java. Ela permite criar animações e programas menores que os convencionais na internet.
  • Winamp

    Winamp
    1997 - O estudante universitário Justin Fraenkel cria o Winamp, programa que permite a audição de arquivos musicais em formato MP3 com boa qualidade sonora. Ele facilita o crescimento de um mercado musical na internet, independente das grandes gravadoras.
  • Pentium III

    Pentium III
    1999 - A Intel lança o Pentium III, chip que torna possível o uso de animações em três dimensões na internet. Ele vem com um número de série gravado que permite a identificação do usuário por operadores de rede, aumentando a segurança do comércio eletrônico. O novo recurso, porém, é acusado de interferir com o direito à privacidade na internet.
  • Novas memórias DDR

    Novas memórias DDR
    2000 - A IBM lança memórias revolucionárias no mercado, multiplicando por vinte a capacidade de armazenamento de dados dos computadores. A novidade pode fazer com que os novos hard disks eliminem em breve a necessidade das memórias RAM, usadas na prática durante a operação do computador. Hoje, há uma divisão de trabalho: os hards disks guardam dados de maneira permanente, codificados magneticamente, mas são lerdos. Já as memórias RAM são rápidas, mas não retêm as informações, que ficam gravadas