Evolução Dos SO

  • 1947 - Invenção do primeiro Transístor

    1947 - Invenção do primeiro Transístor
    Transistor é um dispositivo semicondutor, feito silício ou germânio, usado para amplificar ou atenuar a intensidade da corrente elétrica em circuitos eletrônicos. Os transistores são fundamentais na construção de todos os dispositivos eletrônicos modernos, sendo usados em chips de computadores e smartphones, por exemplo.
  • 1964 - Multics

    1964 - Multics
    Em 1964 uma equipa de programadores dos laboratórios Bell e da empresa General Electric, idealizaram e criaram o Multics, um sistema operativo com multi processadores, multi utilizadores, múltiplas interfaces e multi aplicativos. O ultimo destes sistemas foi desligado em 2000.
  • 1969 - Unix

    1969 - Unix
    Em 1960, uma equipa dos Laboratórios Bell, desenvolveu um software mais objectivo e simples. Alguns anos depois, em 1969, o resultado foi o sistema operativo chamado de UNIX (Serviço de Computação e Informação Uniplexada).
  • 1973 - Unix em C

    1973 - Unix em C
    Em 1973 o Unix foi reescrito em linguagem C por essa linguagem ser mais simples de ser entendida. Apesar de ser uma linguagem de alto nível, a Linguagem C permanece pequena, leve e optimizada o suficiente para se escrever um sistema operativo.
  • 1976 - Apple 2

    1976 - Apple 2
    Em 1976 Steve Jobs, tem uma ideia que revolucionou o mundo, um computador "pequeno", "portátil" e "barato" o suficiente para que qualquer pessoa pudesse ter um, o apple 2. O apple 2 rodava um interpretador basic, gravado em uma memória ROM, através de fitas K7 ou disquetes os programas concebidos em basic podiam ser salvos e carregados de volta ao sistema.
  • 1980: PC - MS-DOS

    1980: PC - MS-DOS
    Em 1980 a IBM decide entrar para o mercado dos computadores pessoais, porém não possuía nenhum programa para rodar nele. Então a IBM fechou contrato com a Microsoft de Bill Gates, para fornecer um sistema operativo. Bill Gates, um homem de negócios, fez um dos melhores negócio de todos os tempos: vendeu para a IBM o que não tinha, um sistema operativo. Bill Gates, comprou o sistema por 50.000 dólares; assim rebaptizou o sistema para MS-DOS e vendia a licença de uso.
  • 1980: PC - MS-DOS (Continuação)

    1980: PC - MS-DOS (Continuação)
    A rápida popularização dos computadores provocou um crescimento meteórico da então pequena Microsoft. Mais tarde Bill Gates contratou Tim Paterson para trabalhar na Microsoft: Tim Paterson, que podia ter se tornado o homem mais rico do mundo, por ironia, trabalhava para Bill Gates. Ao contrário do Unix, o MS-DOS é um sistema operativo pensado para ser simples, só funciona nos processadores Intel, só executa um programa por vez, originalmente não trabalhava em rede.
  • 1984 - Apple Machintosh

    1984 - Apple Machintosh
    Em 1984 Steve Jobs rouba da Xerox, a ideia de um sistema operativo baseado em objectos clicáveis com um mouse/rato, fazendo a Apple lançar no mercado o Machintosh (Mac). O Mac OS, possui seu código desenvolvido pela Apple, ou seja não está disponível para qualquer pessoa o poder alterar. O Mac OS foi desenvolvido do zero,sendo assim incompatível com os programas feitos para o apple 2 tornando-o obsoleto.
  • 1984 - GNU não é UNIX

    1984 - GNU não é UNIX
    Em 1984 Richard Stallman começa a desenvolver o Projecto GNU Surge a ideia que GNU deveria ter as mesmas características do Unix. No software livre, qualquer pessoa pode copiar e redistribuir cópias, modificar o código sem e aprimorar o programa e compartilhar com a comunidade, além de estudar o funcionamento do programa e executá-lo para qualquer fim. Essa ideia baseia-se no fato de que para desenvolver um programa não é preciso começar do zero, pode-se aproveitar o trabalho de programadores.
  • 1986 - Windows

    1986 - Windows
    Em 1986 a Microsoft lança o Windows 1, este nem era um S.O. Era um aplicativo de janelas que funcionava em cima do MS-DOS. O lançamento do Windows manteve compatibilidade dos programas feitos para o MS-DOS, e adicionou a interface clicável com mouse/rato. Ao contrário do Machintosh, não era preciso um computador novo para ter o Windows, bastava instalar 4 disquetes no seu velho IBM-PC e pronto.
  • 1987 - Minix

    1987 - Minix
    Em 1987 Andrew Stuart Tanenbaum cria o Minix para demonstrar seu livro "Operating Systems Design and Implementation". O Minix é um Unix compacto, gratuito e com o código fonte conhecido, roda até mesmo com apenas 16MB de memoria RAM, e é possível rodar através de um "live-CD" sem necessidade de instalação.
  • 1991 - Linux

    1991 - Linux
    Em 1991 Linus Torvalds, inspirado pelo Minix, lança publicamente como software livre o Linux. Posteriormente, faz tão grande sucesso que recebe contribuição de milhares de programadores ao redor do mundo, grandes empresas também contribuem na programação de seu código como IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e Canonical, e actualmente o Linux é o kernel mais utilizado.
  • 1993 - Windows NT

    1993 - Windows NT
    Esta é a data do lançamento do Windows NT. Este S.O. da família Windows é o primeiro a pensar no ambiente de rede e ser independente do MS-DOS. O Windows NT trouxe o sistema de arquivos NTFS, o sistema anterior (FAT) é funcional e relativamente simples, porém com o uso provoca fragmentação dos arquivos gravados. O sistema de arquivos NTFS foi pensado para suprir as deficiências do sistema FAT, bem como passa a trabalhar com criptografia nativa de dados, múltiplos usuários.
  • 1994 - Mac RISC - Power PC

    1994 - Mac RISC - Power PC
    Em 1994 são lançados os Mac's com processadores Power-PC da IBM, de arquitectura RISC. Devido a mudança de plataforma, o Mac inteiro teve que ser reescrito; para manter a compatibilidade com programas escritos para o antigo Mac foi usado um emulador que provocava lentidão; à medida que os aplicativos foram sendo reescritos para o novo padrão, o emulador deixou de ser usado.
  • 2001 - Windows XP

    Em 2001 é lançado o Windows XP; as implementação do Windows NT direccionadas ao ambiente corporativo chegam ao utilizador doméstico; O Windows XP mantém compatibilidade de software com todas as versões anteriores: essa escolha por parte dos programadores deste só resultou em seu sucesso. O Windows foi e é actualmente o sistema operativo mais utilizado em Desktops e Laptops; neste setor é o SO que tem a maior variedade de aplicativos.
  • 2006: Apple Intel - Mac OSX

    2006: Apple Intel - Mac OSX
    Em 2006 os Mac's passaram a utilizar os processadores Intel, a mudança de plataforma exigiu mais uma vez a mudança de S.O. A Apple passou a utilizar o núcleo open-source Darwin, um kernel estável Unix-like. Os programadores da Apple tinham então liberdade, para dedicar-se a programação da interface gráfica e sua estabilidade.
  • 2007 - IOS

    2007 - IOS
    A grande revolução no mercado de celular ocorreu quando a Apple lançou o famoso iPhone. Na época, não havia nada semelhante ao smartphone e ao sistema criado pela Apple. O IOS foi criado com base no OS X e introduziu ao mundo recursos de fácil uso. Recentemente, o sistema passou por uma reformulação em seu visual e continua dando passos largos na introdução de novos recursos.
  • 2008 - Android

    2008 - Android
    Anteriormente desenvolvido pela Android Inc., o Android foi adquirido pela Google em 2005.
    Hoje, o Android é o sistema portátil mais usado do mundo, sendo que ele vem conquistando destaque por ser pioneiro no lançamento de diversos recursos.
  • 2010 - Windows Phone

    2010 - Windows Phone
    Ao longos anos no Windows Mobile (que era apenas uma versão mal-adaptada do sistema para desktop), mas a Microsoft remodelou seu sistema para portáteis. Agora o Windows Phone conta com ícones grandes, títulos, um design muito limpo e compatibilidade com APIs modernas para a execução de jogos tridimensionais.
  • 2012 - Windows 8

    2012 - Windows 8
    Pensando em passar para o sector dos tablets e revolucionar a forma como as pessoas usam os PCs, a Microsoft apostou em uma reformulação de seu sistema. Aproveitando elementos do Windows Phone, o novo Windows 8 trouxe um novo Menu Iniciar. Além disso, ele mantém a compatibilidade com os antigos programas e traz suporte para novos apps.
  • WebGrafia

    WebGrafia