História dos Computadores

  • Nov 11, 1500

    1º Computador simples

    Leonardo da Vinci inventou uma calculadora mecânica. Foi a primeira máquina desenvolvida para efetuar operações matemáticas simples.
  • Evolução dos Computadores

    John Napier (1550-1617), nobre escocês e inventor dos logaritmos, também inventou os "ossos (ou bastões) de Napier", que eram tabelas de multiplicação gravadas em bastão, para evitar a memorização da tabuada; utilizando um conjunto de 9 bastões, um para cada dígito, e que transformavam a multiplicação de dois números em uma soma das tabuadas de cada dígito.
  • Evolucão

    A primeira máquina aritmética, o "Relógio Calculador", foi construída por Wilhelm Schickard (1592-1635) em Tuebingen, Wuerttemberg (atual Alemanha), sendo capaz de capaz de somar e subtrair 6 digitos, e em caso do resultado ser maior do que 6 digitos tocava um sino. As operações eram feitas por manivela, que girava e os números mudavam. Essa máquina foi perdida durante a guerra dos 30 anos, mas recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos permaneceu desconhecid
  • Evolução

    O sacerdote inglês, William Oughtred representou esses logaritmos de Napier em escalas de madeira, marfim ou outro material, chamando-os de círculos de proporção. Este dispositivo originou a régua de cálculos.
  • Evolução

    Lenoir-Gravet criou a régua de cálculo, composta por uma régua fixa e outra deslizante que já era capaz de efetuar as quatro operações básicas. Como os logarítmos são representados por traços na régua e sua divisão e produto são obtidos pela adição e subtração de comprimentos, a régua é considerada o primeiro computador analógico.
  • Evolução

    O filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662) inventou a primeira calculadora, a "Pascaline", que fazia somas e subtrações até 8 dígitos. Foram vendidas dúzias de exemplares da máquina em várias formas.
  • Evolução

    Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, um matemático alemão que inventou o Cálculo, criou a Roda de Leibnitz, uma máquina de calcular que efetuava as quatro operações matemáticas (soma, subtração, divisão e multiplicação) e, ainda, cálculo de raiz quadrada. A calculadora usava dois contadores: um para efetuar a adição e outro para determinar o número de operações. Tinha alavancas para entrada de dados, indicador de resultados e um contador de rotações. Era baseada em um cilindro com caminhos dentados i
  • Evolução

    Apesar dos computadores eletrônicos terem efetivamente aparecido somente na década de 40, os fundamentos em que se baseiam remontam a centenas ou até mesmo milhares de anos. Se levarmos em conta que o termo COMPUTAR significa fazer cálculos, contar, efetuar operações aritméticas, COMPUTADOR seria então o mecanismo ou máquina que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na precisão. Inicialmente o homem utilizou seus próprios dedos para essa tarefa, dando origem ao sistema DECIMAL e a
  • Evolução

    Joseph Marie Jacquard, mecânico francês, (1752-1834) inventou um tear mecânico controlado por grandes cartões perfurados. A máquina era capaz de produzir tecidos com desenhos bonitos e intrincados e pode ser considerada a primeira máquina mecânica programável da história.Os cartões forneciam os comandos necessários para a tecelagem de padrões complicados em tecidos. E foram usados pelos primeiros computadores eletrônicos desde a década de 40 até o desenvolvimento de métodos de armazenamento ma
  • Evolução

    O parisiense Charles Xavier Thomas, conhecido como Thomas de Colmar, (1785-1870) projetou e construiu uma máquina capaz de efetuar as 4 operações aritméticas básicas: a Arithmometer. Foi a primeira calculadora comercializada com sucesso e fazia multiplicações com o mesmo princípio da calculadora de Leibnitz e, com a assistência do usuário, efetuava divisões.
  • Evolução

    Foi descrito originalmente em 1837, mais de um século antes que qualquer equipamento do gênero tivesse sido construído com sucesso. O grande diferencial do sistema de Babbage era o fato que seu dispositivo foi projetado para ser programável, item imprescindível para qualquer computador moderno. Tudo começou com a tentativa de desenvolver uma máquina capaz de calcular polinômios por meio de diferenças, o calculador diferencial. Enquanto projetava seu calculador diferencial, a ideia de Jacquard
  • Resumo

    Resumo dos Principais Fatos XVII - O francês Blaise Pascal projeta uma calculadora que soma e subtrai e o alemão Gottfried Wilhelm Leibniz incorpora operações de multiplicar e dividir à máquina. XVIII - O francês Joseph Marie Jacquard constrói um tear automatizado: cartões perfurados controlam o movimento da máquina. 1834 - O inglês Charles Babbage projeta a máquina analítica capaz de armazenar informações. 1847 - O inglês George Boole estabelece a lógica binária para armazenar informações.
  • Evolução

    Levou mais de um século para que George Boole publicasse a álgebra booleana (em 1854), com um sistema completo que permitia a construção de modelos matemáticos para o processamento computacional.
  • Evolução

    Por volta de 1890, Dr. Herman Hollerithfoi o responsável por uma grande mudança na maneira de se processar os dados dos censos da época.
  • Evolução

    1920, o computador era um termo associado a pessoas que realizavam cálculos, geralmente liderados por físicos em sua maioria homens. Milhares de computadores, eram empregados em projetos no comércio, governo e sítios de pesquisa. Após a década de 1920, a expressão máquina computacional começou a ser usada para referir-se a qualquer máquina que realize o trabalho de um profissional computador, especialmente aquelas de acordo com os métodos da Tese de Church-Turing.
  • Evolução

    Até a década de 1930, engenheiros eletricistas podiam construir circuitos eletrônicos para resolver problemas lógicos e matemáticos, mas a maioria o fazia sem qualquer processo, de forma particular, sem rigor teórico para tal. Isso mudou com a tese de mestrado de Claude E.
  • Resumo

    1890 - O norte-americano Hermann Hollerith constrói o primeiro computador mecânico. 1924 - Nasce a International Business Machines Corporation (IBM), nos Estados Unidos. 1938 - O alemão Konrad Zuse faz o primeiro computador elétrico usando a teoria binária. 1943 - O inglês Alan Turing constrói a primeira geração de computadores modernos, que utilizam válvulas. 1944 - O norte-americano Howard Aiken termina o Mark I, o primeiro computador eletromecânico.
  • Evolução

    O matemático húngaro John Von Neumannformalizou o projeto lógico de um computador. Em sua proposta, Von Neumann sugeriu que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. Até então elas eram lidas de cartões perfurados e executadas, uma a uma. Armazená-las na memória, para então executá-las, tornaria o computador mais rápido, já que, no momento da execução, as instruções seriam obtidas com rapidez eletrônica.
  • Resumo

    1946 - O Eletronic Numerical Integrator and Computer (Eniac), primeiro computador eletrônico, é criado nos EUA. 1947 - Criação do transistor, substituto da válvula, que permite máquinas mais rápidas. 1957 - Primeiros modelos de computadores transistorizados chegam ao mercado. 1958 - Criação do chip, circuito integrado que permite a miniaturização dos equipamentos eletrônicos.
  • Evolução

    Segundo o Computer History Museum, o primeiro "computador pessoal" foi o Kenbak-1, lançado em 1971. Tinha 256 Bytes de memória e foi anunciado na revista Scientific American por US$ 750; todavia, não possuía CPU e era, como outros sistemas desta época, projetado para uso educativo (ou seja, demonstrar como um "computador de verdade" funcionava).
  • Evolução

    Em 1975, surge o Altair 8800, um computador pessoal baseado na CPU Intel 8080. Vendido originalmente como um kit de montar através da revista norte-americana Popular Electronics, os projetistas pretendiam vender apenas algumas centenas de unidades, tendo ficado surpresos quando venderam 10 vezes mais que o previsto para o primeiro mês. Custava cerca de 400 dólares e se comunicava com o usuário através de luzes que piscavam.
  • Evolução

    Em 1976, outra dupla de jovens, Steve Jobs e Steve Wozniak, iniciou outra empresa que mudaria o rumo da informática: a Apple. Jobs e Wozniak abandonaram a Universidade de Berkeley para poderem se dedicar ao projeto de computador pessoal criado por Wozniak, o Apple I. Como Wozniak trabalhava para a HP, o seu projeto precisava ser apresentado para a empresa que recusou de imediato a idéia. Isso abriu o caminho para a criação da Apple, empresa fundada pelos dois que comercializaria os computadore
  • Resumo

    1969 - Criação da Arpanet, rede de informações do Departamento de Defesa norte-americano interligando universidades e empresas, que dará origem à Internet. 1974 - A Intel projeta o microprocessador 8080, que origina os microcomputadores. 1975 - Os norte-americanos Bill Gates e Paul Alen fundam a Microsoft. 1976 - Lançamento do Apple I, primeiro microcomputador comercial, inventado por Steves Jobs e por Steves Woznick.
  • Evolução

    1977, foi lançado o primeiro microcomputador como conhecemos hoje, o Apple II. O equipamento já vinha montado, com teclado integrado e era capaz de gerar gráficos coloridos. Parte da linguagem de programação do Apple II havia sido feita pela Microsoft, uma variação do BASIC para o Apple II. As vendas chegaram a US$ 2,5 milhões no primeiro ano de comercialização e, com o seu rapido crescimento de vendas, a Apple tornou-se uma empresa pública (ou seja, com ações que podem ser adquiridas por qualqu
  • Evolução

    Em 1980, a IBM estava convencida de que precisava entrar no mercado da microinformática e o uso profissional dos micros só deslanchou quando ela entrou nesse mercado. A empresa dominava (e domina até hoje) o mercado de computadores de grande porte e, desde a primeira metade do século XX, máquinas de escrever com sua marca estavam presentes nos escritórios de todo mundo. Como não estava acostumada à agilidade do novo mercado, criado e dominado por jovens dinâmicos e entusiasmados, a gigantesca co
  • Evolução

    Em 24 de janeiro de 1984 surgiu o Macintosh, o primeiro computador de sucesso com uma interface gráfica amigável, usando ícones, janelas e mouse. Sua acolhida foi extremamente entusiástica, grande parte disso devido às campanhas publicitárias em massa da Apple. O principal anúncio de seu lançamento foi durante o intervalo da Super Bowl XVIII (evento comparável com a importância da Copa do Mundo para o Brasil). Essa propaganda é conhecida como "1984", pois era baseada no livro "Nineteen Eighty-Fo
  • Resumo

    1981 - A IBM o lança seu microcomputador - o PC - com o sistema operacional MS-DOS, elaborado pela Microsoft. 1983 - A IBM lança o PC-XT, com disco rígido. 1984 - A National Science Foundation, nos Estados Unidos, cria a Internet, rede mundial de computadores que conecta governos, universidades e companhias. 1984 -- A Apple lança o Macintosh, primeiro computador a utilizar ícones e mouse.
  • Resumo

    1985 - A Microsoft lança o Windows para o PC, que só obtém sucesso com a versão 3.0 (1990). 1993 - A Intel lança o Pentium. 1998 - A Intel lança o Pentium II. 1999 - A Intel lança o Pentium III.