Hipermídia

  • Vannevar Bush

     Vannevar Bush
    A idéia de hipermídia vinha sendo proposta desde meados de 1945, com o artigo As We May Think de Vannevar Bush. Em seu trabalho, ele propôs a criação de uma máquina chamada Memex, capaz de armazenar várias informações em sua memória. Com essa máquina, os conhecimentos poderiam ser somados e guardados em um único lugar, além de poderem ser acessados rapidamente quando fosse necessário. A máquina não saiu do papel, mas foi a precursora da idéia de hipertexto.
  • Ted Nelson

    Ted Nelson
    Ted Nelson é um filósofo e sociólogo estadunidense nascido em 1937. Pioneiro da Tecnologia da Informação, inventou os termos hipertexto e hipermídia, em 1963, e os publicou em livro, no ano de 1965. O grande mote do trabalho de Ted Nelson tem sido tornar os computadores acessíveis para pessoas comuns. Seu lema é: Uma interface para um usuário deve ser tão simples que um iniciante, numa emergência, deve entendê-la em 10 segundos.
  • Douglas Engelbart

    Douglas Engelbart
    O inventor estadunidense Douglas Engelbart (1968) desenvolveu e apresentou o primeiro sistema computacional colaborativo, chamado de NLS (o oNLine System). O NLS foi o primeiro sistema a empregar o uso prático do hipertexto: links, o mouse (inventado pelo próprio Engelbart em associação a Bill English), GUI e informações organizadas por relevância fizeram parte do sistema. Suas demonstrações ficaram conhecidas como The mother of all Demos, ou A mãe de todas as demonstrações.
  • Steve Jobs e a Interface Gráfica

    Steve Jobs e a Interface Gráfica
    Em 1979, Steve Jobs realizou uma visita aos laboratórios de desenvolvimento da Xerox e soube do desenvolvimento de uma tecnologia de interface gráfica. Pela visita Jobs ofereceu ações da Apple e retomou o desenvolvimento do Lisa e do Macintosh.
  • Tim Berners-Lee idealiza a WWW (World Wide Web)

    Tim Berners-Lee idealiza a WWW (World Wide Web)
    Com a possibilidade de interação entre usuário e sistema, o Hypercard foi um sucesso. A hipermídia alcançara um nível de amadurecimento que resultaria na criação da WWW (World Wide Web). Idealizada por Tim Berners-Lee ainda em 1980, inicialmente a WWW tinha como objetivo facilitar o compartilhamento de documentos entre seus colegas.
  • Steve Jobs e o Macintosh 128k

    Steve Jobs e o Macintosh 128k
    Em 1984 Steve Jobs e a Apple apresentaram o Macintosh 128k, a primeira máquina construída totalmente em torno de interface gráfica – mais do que nunca a hipermídia estava presente na informática. Suas bases estavam solidificadas e prontas para serem desenvolvidas.
  • Apple desenvolve o Hypercard

    Apple desenvolve o Hypercard
    Em 1987, a Apple desenvolveu o primeiro aplicativo bem sucedido baseado em hipermídia. Tratava-se do Hypercard, aplicação que combinava banco de dados com interface gráfica, flexibilidade e interação do usuário com o programa por meio de modificações. Oficialmente lançado com o System Software 6, o Hypercard incorporava também o Hypertalk, uma linguagem poderosa e de fácil aprendizagem que permitia a manipulação de dados e de interfaces.
  • A WWW e o Primeiro Navegador

    A WWW e o Primeiro Navegador
    Contudo, Tim logo descreveu um sistema de informações mais elaborado e propôs formalmente a WWW no final de 1990. No NeXTcube que utilizava como servidor web, Tim desenvolveu o primeiro navegador, o WorldWideWeb em 1990. No final daquele ano já tinha todas as ferramentas necessárias para o funcionamento do sistema: o servidor, o navegador e as primeiras páginas web, que buscavam descrever e explicar o projeto.
  • Pierre Lévy

    Pierre Lévy
    Pierre Lévy (1993) Idealizou a rede hipertextual de significados para definir conhecimento como decorrência de uma imensa teia interligando significados e que possui como característica a não linearidade.