A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS ATRAVÉS DOS TEMPOS

  • Jan 1, 1000

    Ábaco 3000 a.C

    Ábaco 3000 a.C
    O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos.
  • Jan 1, 1100

    Eletricidade 625 a.C

    Eletricidade 625 a.C
    Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto 625 a.C que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Do âmbar surgiu o nome eletricidade. No século XVII foram iniciados estudos sistemáticos sobre a eletrificação por atrito, graças a Otto von Guericke. Em 1672, Otto inventa uma maquina geradora de cargas elétricas onde uma esfera de enxofre gira constantemente.
  • Jan 1, 1200

    Papel, Papiro e Pergaminho 123 A.C

    Papel, Papiro e Pergaminho 123 A.C
    A invenção do papel feito de fibras vegetais é atribuído aos chineses. A invenção teria sido obra do ministro chinês da agricultura Tsai-Lun, no ano de 123 antes de Cristo.
    Antes da invenção do papel, o homem se utilizava de diversas formas para se expressar através da escrita.
    As matérias primas mais famosas e próximas do papel foram o papiro e o pergaminho. O papiro, foi inventado pelos egípcios e apesar de sua fragilidade, milhares de documentos em papiro chegaram até nos.
  • Calculadora 1623

    Calculadora 1623
    Em 1623 Wilhelm Schickard construiu a primeira calculadora mecânica e assim, tornou-se o pai da era da computação. Como sua máquina utilizava técnicas como engrenagens.
    Filho de um cobrador de impostos, Pascal idealizou uma máquina automática de cálculos para ajudar seu pai em sua profissão. A invenção de Pascal foi importante pelo fato de a mesma realizar os cálculos de forma rápida, algo bem diferente do que se via na utilização do ábaco.
  • Maquina de Escrever 1714

    Maquina de Escrever 1714
    A invenção de um primitivo dispositivo de escrever mecanicamente é atribuída a Henri Mill, em 1714.
    O italiano Pellegrino Turri introduziu, em 1808, o sistema de Teclado. Posteriormente, o mecânico norte americano Carlos Thuber criou um modelo aperfeiçoado, com maior rapidez de escrita (1843). Outros nomes como os do norte-americano Burth, o inglês Jenkins, e o francês Pogrin, colaboraram para o aperfeiçoamento da máquina.
    As primeiras máquinas imprimiam apenas em caracteres maiúsculos.
  • Papel Carbono 1806

    Papel Carbono 1806
    Foi na Grã-Bretanha que surgiu o papel carbono. Em 1806 patenteado por Ralph Wedwood, o novo recurso de cópias. O modelo e a forma eram rústicos. Para obter duplicata usavam-se dois papéis finos, colocando entre eles uma pasta elaborada com óleo, cera e negro-de-fumo. Na primeira, desenhavam-se as letras com uma ponta seca, que eram transferidas para a segunda folha. Ocorria, entretanto, que na folha original a pasta deixava as marcas invertidas e para ler era necessário recorrer ao espelho.
  • Telegrafo 1833

    Telegrafo 1833
    O inventor do telégrafo, Samuel Morse, nasceu em 27 de abril de 1791, em 6 de janeiro de 1833, Morse realiza sua primeira demonstração pública com seu telégrafo. à idade de quarenta e um anos, internou-se na tarefa de construir um telégrafo prático e acordar o interesse do público e do governo no aparelho para depois pô-lo em marcha. em 1835 apareceu o primeiro modelo telegráfico que desenvolveu Morse.
  • Energia Elétrica e a Primeira Lampada 1871 - 1878

    Energia Elétrica e a Primeira Lampada 1871 - 1878
    Em 1871, iniciou os trabalhos para obter luz a partir de energia elétrica, em
    uma época em que não havia rede elétrica. Partiu do princípio de que se a
    lâmpada elétrica desse certo, criaria dispositivos para a geração e transmissão
    de energia elétrica que alimentaria a lâmpada.
    Em 1878, uma lâmpada por ele construída brilhou por 48
    horas contínuas e, na comemoração de final de ano, uma rua
    inteira, próxima ao seu laboratório, foi iluminada por lâmpadas
    elétricas.
  • Telefone 1876

    Telefone 1876
    Graham Bell inventa o telefone. 1876
    Alexander Graham Bell foi o primeiro a patentear o invento, porém outros cientistas desenvolveram aparelhos parecidos de transmissão de voz.
  • Usina Hidrelétrica 1879

    Usina Hidrelétrica 1879
    Em 1879, Thomaz Édison patenteou a lâmpada elétrica
    e construiu a primeira usina hidrelétrica, em New York.
  • Radio 1887

    Radio 1887
    O desenvolvimento da radiocomunicação se inicia no século XVI, com os primeiros estudos sobre o eletromagnetismo. A verificação experimental do alemão Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894), em 1887, da existência das ondas de rádio mais tarde chamadas de ondas hertzianas), com propriedades semelhantes às das ondas luminosa, revela novas possibilidades para a programação da voz.
  • Televisão Preto e Branco 1934

    Televisão Preto e Branco 1934
    O inventor da televisão foi John Baird , um escocês. Foi apenas a partir de 1934, quando Vladmir Zworykin, um russo a viver nos EUA, criou o iconoscópio, que surgiram as primeiras aplicações práticas. O iconoscópio permitia decompor uma imagem em milhares de pontos convertidos num sinal modulado
  • Primeiro Computador 1943

    Primeiro Computador 1943
    O computador começou a ser feito em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, para auxiliar o exército O computador pesava 30 toneladas e ocupava 180 m² de área construída o norte-americano a fazer cálculos de balística
  • Televisão a cores 1954

    Televisão a cores 1954
    A televisão a cores surgiu nos Estados Unidos, em 1954, e era baseada em uma tecnologia que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco para reproduzir as imagens coloridas. Devido aos avanços tecnológicos e econômicos que o mundo presenciou após a Segunda Guerra Mundial, a televisão ganhou grande popularidade. Até esse momento, toda a imagem era em preto e branco.
  • Telefone Celular 1956

    Telefone Celular 1956
    O primeiro celular foi desenvolvido pela Ericsson, em 1956, denominado Ericsson MTA, pesava cerca de 40 quilos e foi desenvolvido para ser instalado em porta malas de carros. A empresa americana Motorola passou a desenvolver seu modelo de celular e no dia 3 de abril de 1973, em Nova York, apresentou o modelo Motorola Dynatac 8000X. Usando esse modelo ocorreu a histórica primeira ligação de um aparelho celular, realizada por Martin Cooper, diretor de sistemas de operações da empresa Motorola.
  • Satélite Artificial 1957

    Satélite Artificial 1957
    Sputnik foi a primeira série de satélites artificiais Soviética, foi lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957 concebida para estudar as capacidades de lançamento de cargas úteis para o espaço e para estudar os efeitos da ausência de peso e da radiação sobre os organismos vivos. Serviu também para estudar as propriedades da superfície terrestre com vista à preparação do primeiro vôo espacial tripulado.
  • E-mail 1965 - 2011

    E-mail 1965 - 2011
    O 1° e-mail que se tem notícia era um tipo de MAILBOX utilizado pelo Instituto de Massachusetts em 1965 ainda não havia comunicação de um computador a outro.
    O 1° e-mail enviado de uma máquina a outra só ocorreu no final de 1971 quando Ray Tomlinson e seu grupo desenvolveram a rede ARPANET. Por isso, Tomlinson recebeu em 1972 o crédito pela invenção do e-mail.
    Desde então é o metodo mais utilizado para comunicação eletronica.
  • Internet 1969 - 2011

    Internet  1969 - 2011
    Criada para fins militares, a comunicação em rede por computador passou a ser usada para pesquisa em universidades nos anos 80 e ganhou uso comercial na metade dos anos 90. No Brasil, o serviço foi implantado em 1995. Em 2000, o país adotou o sistema de banda larga.
  • Primeiro computador pessoal 1971

    Primeiro computador pessoal 1971
    Segundo o Computer History Museum, o primeiro "computador pessoal" foi o Kenbak-1, lançado em 1971. Tinha 256 bytes de memória e foi anunciado na revista Scientific American por US$ 888; todavia, não possuía CPU e era, como outros sistemas desta época, projetado para uso educativo (ou seja, demonstrar como um "computador de verdade" funcionava)
  • Microsoft e Bill Gates 1975

    Microsoft e Bill Gates 1975
    A Microsoft foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen. O primeiro produto desenvolvido pela empresa foi uma versão do interpretador BASIC, para o computador Altair 8800 da MITS. Em 1976 é lançado o Microsoft FORTRAN, para computadores baseados em CP/M.Em 1982 a Microsoft começa a desenvolver aplicações para o Macintosh da Apple, lança o Microsoft COBOL e a planilha eletrónica Multiplan para MS-DOS.
  • A Apple e a popularização do computador pessoal 1976

    A Apple e a popularização do computador pessoal 1976
    Em 1976, outra dupla de jovens, Steve Jobs e Steve Wozniak, iniciou outra empresa que mudaria o rumo da informática: a Apple.
    Jobs e Wozniak abandonaram a Universidade de Berkeley para poderem se dedicar ao computador pessoal criado por Wozniak, o Apple I. Alguns meses depois, já em 1977, foi lançado o primeiro microcomputador como conhecemos hoje, o Apple II. O equipamento já vinha montado, com teclado integrado e era capaz de gerar gráficos coloridos
  • Retroprojetor 1980

    Retroprojetor 1980
    Foi criado nos EUA em 1980, com o propósito de apresentar planos de guerra para o exercito.
    É um dispositivo capaz de projetar imagens ampliadas de textos (ou fotos) sobre uma tela, ou numa parede. Este recurso é bastante usado em sala de aula, auditórios e salas de conferências de negócios. vantagens: substitui com eficiência o quadro-negro, as transparências são leves e de fácil transporte.
  • Primeiro Notebook 1981 - 2011

    Primeiro Notebook 1981 - 2011
    O primeiro Notebook surgiu em 1981 foi o Osborne, seu criador Adam Osborne comandava uma editora de livros técnicos, lançou o que hoje se considera o primeiro computador portátil da História.Apesar de ser portátil, a belezura pesava 12 kg, tinha uma tela de 5 polegadas, e custava US$ 1795. O objetivo de Osborne era construir uma máquina que coubesse debaixo do assento de um avião.
  • Microsoft Windows 1981 - 2011

    Microsoft Windows  1981 - 2011
    A Microsoft começou a desenvolver o Windows em setembro de 1981, o Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.
    O Windows é uma popular família de sistemas operacionais , tornou-se sucesso devido a facilidade de operação. . A atual versão estável do Windows para desktops é o Windows 7, lançado em 2009.
  • Data show 1990

    Data show 1990
    Há relatos que foi criado em 1990, nos Estados Unidos com a função de substituir os antigos retroprojetores. Data Show é um projetor de vídeo processa um sinal de vídeo e projeta a imagem correspondente em uma tela da projeção usando um sistema de lentes. Todos os tipos de projetores de vídeo utilizam uma luz muito brilhante para projetar a imagem, e os mais modernos podem corrigir inconsistências como curvas, borrões e outras através de ajustes manuais.
  • Microsoft Office 1990 - 2011

    Microsoft Office 1990 - 2011
    O Microsoft Office é uma suíte de aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica e gerenciador de tarefas, e-mails e contatos.
    Em 2002, constatou-se que a suíte era líder de mercado, com pouco mais de 90% de market share (Krazit, 2002).
    Microsoft Office 2010 é a mais recente versão do sistema Microsoft Office.
  • Lousa Digital 2003

    Lousa Digital 2003
    Não há uma informação fidedigna quanto a sua criação, porém no Brasil, vem se tornando popular no Brasil no ano de 2011, ganhando destaque em algumas escolas e empresas desde do inicio do ano de 2010.
    Têm-se na lousa digital a proposta de interatividade que a Internet oferece, mas tendo o professor como o orientador e gestor do acesso às informações.
    A lousa digital trata-se de um computador de mesa, com a lousa digital conectada como seu 'monitor'.
  • Iphone 2007 - 2011

    Iphone 2007 - 2011
    O iPhone é um smartphone desenvolvido pela Apple Inc. com funções de câmera digital, internet, mensagens de texto (SMS), visual voicemail, conexão wi-fi local e, atualmente, suporte a videochamadas (FaceTime).
  • Ipad (Tablet) 2010 - 2011

    Ipad (Tablet) 2010 - 2011
    IPad é um dispositivo em formato tablet produzido pela Apple Inc. O aparelho foi anunciado em 27 de janeiro de 2010, um tablet PC ou simplesmente tablet é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos 3D. Apresenta uma tela touchscreen, a ponta dos dedos ou uma caneta aciona suas funcionalidades.