Images 3   2

Evolução dos meios de comunicação

  • Invenção do Telefone

    Invenção do Telefone
    Embora vários inventores estivessem trabalhando
    no projeto do telefone, foi o escocês Alexandre
    Graham Bell quem realizou a primeira ligação
    entre dois aparelhos. "Doutor Watson, preciso do
    senhor aqui imediatamente", foi a primeira frase
    pronunciada ao telefone para um de seus assistentes.
  • Surgimento da Luz Elétrica

    Surgimento da Luz Elétrica
    O desenvolvimento da lâmpada incandescente
    pelo americano Thomas Edison é o marco da
    captura da energia elétrica. Ela alavancaria o
    desenvolvimento da indústria e revolucionaria o
    modo de vida das pessoas.
    Hoje cerca de 90% das casas, no Brasil, possuem
    luz elétrica. Nos países desenvolvidos, esse
    número é de quase 100%
  • Publicação da Teoria da Relatividade

    Publicação da Teoria da Relatividade
    A Relatividade Especial, ou Teoria da Relatividade Restrita é uma teoria publicada em 1905 por Albert Einstein, baseada em um estudo do matemático francês Henri Poincaré. Ele trocou os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo.
  • Criação do Rádio

    Criação do Rádio
    Primeira transmissão radiofónica do mundo foi realizada em 1906, nos EUA por Lee de Forest.
  • Primeiras transmissões de TV

    Primeiras transmissões de TV
    Em 1920, mediante trabalho do inglês John Logie Baird, baseado num invento de Nipkow, realizou as primeiras transmissões teste.
    Em Março de 1935, emite-se oficialmente a televisão na Alemanha, e em Novembro na França, sendo a Torre Eiffel o posto emissor.
  • Invenção do computador

    Invenção do computador
    Embora a invenção do computador pessoal date do fim dos anos 70, ele está prestes a completar 60 anos. O primeiro, o Enniac, pesava 30 toneladas, usava cartões perfurados e tinha, entre outras funções, de fazer cálculos de balística
    para o Exército americano. O desenvolvimento de microprocessadores permitiu a criação de computadores pessoais de mesa e portáteis, os laptops. O computador se tornou uma ferramenta indispensável na vida cotidiana.
  • Criação do Disco de Vinil

    Criação do Disco de Vinil
    O Disco de vinil, ou simplesmente Vinil ou ainda Long Play (abreviatura LP), ou coloquialmente bolachão é uma mídia desenvolvida no início da década de 1950 para a reprodução musical, que usava um material plástico chamado vinil.
  • Invenção do mouse

    Invenção do mouse
    A função do mouse é movimentar o cursor pela tela do computador. Originalmente criado por Douglas Engelbart em 1967.Embora tenha sido inventado por Bill English, a sua patente pertence a Douglas Engelbart, nos EUA datando de 1970.Engelbart apresentou este periférico pela primeira vez em 9 de dezembro de 1968.
  • Surgimento da Internet

    Surgimento da Internet
    Criada para fins militares, a comunicação em rede por computador passou a ser usada para pesquisa em universidades nos anos 80 e ganhou uso comercial na
    metade dos anos 90. No Brasil, o serviço foi implantado em 1995. Em 2000, o país adotou o sistema de banda larga. Há dez anos, a rede não existia. Não dá nem para
    imaginar como seria a vida sem ela.
  • Primeiro homem a pisar na Lua

    Primeiro homem a pisar na Lua
    Neil Alden Armstrong é um ex-astronauta dos Estados Unidos, piloto de testes e aviador naval que escreveu seu nome na história do século XX e da Humanidade ao ser o primeiro homem a pisar na Lua, como comandante da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.
    “Esse é um pequeno passo para um homem; um enorme passo para a humanidade”.
  • Invenção do Disquete

    Invenção do Disquete
    Disquete é um disco de mídia magnética removível, para armazenamento de dados. O termo equivalente em inglês é floppy-disk, significando disco flexível. O drive de disquete, ou drive de disco flexível, foi inventado na IBM por Alan Shugart, em 1967.
  • Invenção do Correio Eletrônico

    Invenção do Correio Eletrônico
    Ray Tomlinson, um programador dos Estados Unidos. Em 1971, o programador usou a ARPANET (a rede de computadores que deu origem à Internet como conhecemos hoje) para fazer envio e leitura de mensagens simples.
  • Primeiro Virus de Computador

    Primeiro Virus de Computador
    O primeiro vírus que atacou uma máquina IBM Série 360 (e reconhecido como tal), foi chamado Creeper, criado em 1972 por Robert Thomas Morris. Este programa emitia periodicamente na tela a mensagem: "I'm a creeper... catch me if you can!" (Sou uma trepadeira, agarrem-me se puderem). Para eliminar este problema foi criado o primeiro programa antivirus denominado Reaper.
  • Calculadora de bolso

    Calculadora de bolso
    Na Inglaterra, Clive Sinclair produz a Sinclair Executive, uma calculadora com 9,5 mm de espessura e 14 cm de comprimento
  • Primeiro video-game lançado

    Primeiro video-game lançado
    A empresa Magnabox lançou um dos primeiros video-games do mundo. O nome Odyssey e seu jogo mais popular era Pong.
  • Primeiros Celulares portáteis do mundo

    Primeiros Celulares portáteis do mundo
    O primeiro telefone celular do mundo foi desenvolvido pelo fabricante Motorola no ano de 1983, apesar de ter iniciado os testes em 1973. O inventor do aparelho foi Martin Cooper, na época era gerente geral do sistema operativo da empresa. Foi chamado de Motorola DynaTAC 8000x, o nome DynaTAC é a abreviação de Dynamic Adaptive Total Area Coverage.
  • Bill Gates funda a Microsoft

    Bill Gates funda a Microsoft
    A Microsoft Corporation é a mais conhecida empresa de software do mundo. Foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen com o objetivo de desenvolver e comercializar interpretadores da linguagem BASIC. Hoje a Microsoft é a empresa de tecnologia que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo. O Nome Microsoft provêm da junção das palavras inglesas microscopic e de software.
  • Invenção do VHS

    Invenção do VHS
    O VHS é a sigla para Video Home System (Sistema de Vídeo Caseiro). Um sistema de gravação de áudio e vídeo inventado pela JVC que foi lançado em 1976, ele era composto de fitas de vídeo e de um equipamento de gravação e reprodução que permitia o registro de programas de TV e sua posterior visualização.
  • Surgimento do emoticons

    Surgimento do emoticons
    Forma de comunicação paralinguística, um emoticon, palavra derivada da junção dos seguintes termos em inglês: emotion (emoção) + icon (ícone) (em alguns casos chamado smiley) é uma seqüência de caracteres tipográficos, tais como: :), ou ^-^ e :-); ou, também, uma imagem (usualmente, pequena), que traduz ou quer transmitir o estado psicológico, emotivo, de quem os emprega, por meio de ícones ilustrativos de uma expressão facial.
  • Criação do CD

    Criação do CD
    CD (abreviação de Compact Disc, "disco compacto" em inglês) é um dos mais populares meios de armazenamento de dados digitais, principalmente de música comercializada e softwares de computador, caso em que o CD recebe o nome de CD-ROM. A tecnologia utilizada nos CD é semelhante à dos DVD que foi criado no ano de 1996. O CD foi inventado em 1979, e comercializado a partir de 1982.
  • Criada a primeira sala de chat

    Criada a primeira sala de chat
    Internet Relay Chat (IRC) é um protocolo de comunicação utilizado na Internet. Ele é utilizado basicamente como bate-papo (chat). O IRC foi escrito pelo programador finlandês Jarkko Oikarinen em 1988 na Universidade de Oulu na Finlândia
  • criação do MSN

    criação do MSN
    A Rede Microsoft de Serviços (Microsoft Service Network) ou simplesmente MSN é um portal e uma rede de serviços oferecidos pela Microsoft em suas estratégias envolvendo tecnologias de Internet. O logotipo representa uma borboleta, que "captura a imaginação e a liberdade" de conversar no MSN
  • Criação do Google

    Criação do Google
    É uma empresa desenvolvedora de serviços online, sediada na Califórnia, Estados Unidos. Seu primeiro serviço foi o Google Search, hoje o site de busca mais usado no mundo, que foi criado a partir de um projeto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996.
  • Criação do Pen Drive

    Criação do Pen Drive
    Os pen drives são dispositivos de armazenamento móveis bastante utilizados atualmente. Com um tamanho parecido com o de um chaveiro, estes produtos são capazes de levar músicas, filmes, documentos ou qualquer outro arquivo de um computador para outro com uma tremenda facilidade.
  • Criação da Wikipedia

    Criação da Wikipedia
    Wikipédia é um aperfeiçoamento do projeto Nupedia, um projecto de enciclopédia livre online através língua inglesa cujos artigos são escritos por especialistas e revistos em um processo formal. Nupedia foi fundada em 9 de março de 2000, sob a titularidade da Bomis, Inc, uma empresa de portal da web.
  • Criação o Orkut

    Criação o Orkut
    O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google.
  • Criação do Facebook

    Criação do Facebook
    Facebook é um website de relacionamento social lançado em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg, um ex-estudante de Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard. Ela foi expandida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), à Universidade de Boston, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses. Muitas universidades individuais foram adicionadas no ano seguinte.
  • Criação do You Tube

    Criação do You Tube
    YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal um famoso site da Internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos
  • Criação do Twitter

    Criação do Twitter
    Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.
    O Twitter foi fundado em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone como um projeto paralelo da Odeo
  • Lançamento do IPhone

    Lançamento do IPhone
    O iPhone é um smartphone desenvolvido pela Apple com funções de iPod, câmera digital, internet, mensagens de texto (SMS), visual voicemail, conexão wi-fi local e, atualmente, suporte a videochamadas (FaceTime). Anunciado em 9 de janeiro de 2007, o iPhone foi lançado no dia 29 de junho de 2007 nos EUA, em 9 de Novembro de 2007 na Alemanha e no Reino Unido, e em 29 de Novembro na França. Em 2008 foi lançado no mercado asiático e resto da Europa
  • Lançamento do Kindle

    Lançamento do Kindle
    Kindle é um pequeno aparelho criado pela empresa americana Amazon, que tem como função principal ler e-books (livros digitais) e outros tipos de mídia digital. O primeiro modelo da plataforma foi lançado nos Estados Unidos em 19 de Novembro de 2007.
  • TV Interativa

    TV Interativa
    A televisão é o eletrodoméstico mais vendido no mundo e junto a isso se aproxima uma nova fase tecnológica e comportamental, ou seja, a televisão está deixando de ser um meio de comunicação passivo. A TV digital interativa traz ao
    telespectador a possibilidade de fazer compras, participar de enquetes, escolher o ângulo da câmera que deseja assistir, mandar e-mails, checar saldo bancário, personalizar a
    programação, participar de uma aula e muito mais, através do seu controle remoto.
  • Lançamento do IPad

    Lançamento do IPad
    Steve Jobs, diretor-executivo da Apple, confirmou as expectativas e anunciou o lançamento de um computador tablet com tela de 9,7 polegadas. O produto, definido por ele como “realmente mágico”, ocupa uma categoria entre o laptop e o smartphone e levará o nome de iPad