Evolução da Computação

  • Jan 1, 1500

    Ábaco

    Ábaco
    A primeira forma computacional foi feita, dependendo da região, de madeira e essa “máquina” é conhecida como ábaco. Foi um sistema desenvolvido para cálculos - e foi inventado antes mesmo da roda! -, e como disse, não tem nada de computador, o sistema é feito manualmente pelo operador de ábaco, que deverá deter os passos matemáticos em sua cabeça.
    Não se sabe ao certo a data da criação do ábaco, mas indícios remontam a até 4000 anos a.C.! Há registros de que foi invenção de um filho que, vendo a
  • La Pascaline

    La Pascaline
    Bleise Pascal inventou essa máquina capaz de somar e subtrair, foi uma revolução na época: a primeira máquina de fazer cálculos.
  • Teoria de Boole

    Teoria de Boole
    O que revolucionou de verdade foi a teoria de Boole, que desenvolveu um sistema de algoritmos que utilizada somente 2 algarismos: 0 ou 1, desligado, ligado. Daí em diante, criou-se inúmeros computadores que não dependiam somente do sistema analógico, dando foco para a máquina de Turing, que resolvia problemas com um número definido de operações.
  • Assembly

    Assembly
    Assembly é uma linguagem de baixo nível que uma arquitetura de computador usa. Foi feita para programar e controlar microcontroladores e microprocessadores.
  • Fortran

    Fortran
    Com um alto nível e imperativa, foi criada pela IBM para a escrita de programas numéricos e é usada até hoje.
  • Apple DOS

    Apple DOS
    O Apple DOS foi o primeiro sistema desenvolvido por Steve Jobs e sua equipe. O maquinário que foi equipado com o Apple DOS foi o “microcomputador” Apple II. Muito importante para a época, o sistema da Apple foi precursor na área de computação, pois existia uma interface nunca vista antes. A evolução do Apple DOS foi o MacOS, mas o atual também é descendente do Linux, passando de várias gerações até chegar no que é agora. Atualmente sua última versão é o Mac OS X Yosemite.
  • MS-DOS

    MS-DOS
    O primeiro sistema operacional de Bill Gates, com parceria com a IBM. Nessa época, a Microsoft não produzia produtos eletrônicos, ela fazia contrato com as empresas e ganhava um percentual de lucro conforme a venda de seu sistema. Sabe-se que o primeiro computador equipado com o sistema foi um IBM, porém não sabe-se ao certo qual. Especula-se que seja o IBM-PC, o mesmo que era equipado pelo PC-DOS, sistema da IBM e criado em conjunto com Bill Gates. Reza a lenda que Bill Gates roubou a ideia e o
  • Linux

    Linux
    Com código aberto, foi criado por Linus Torvalds, com o intuito de não ser um Kernel único, mas sim totalmente modificado. Mais tarde apareceram muitas modificações precursoras do Linux, como o Linux Mint, Debian, entre outras. Atualmente a última versão do Pinguim é o Tizen, sistema operacional da Samsung, desenvolvido em parceria da Linux com a Intel.
  • BlackBerry OS

    BlackBerry OS
    Desenvolvido especificamente para seus produtos, BlackBerry é um sistema mobile, criado a partir da linguagem C++, teve um auge de vendas nos primeiros anos de criação, mas hoje não é mais tão utilizado. Ficou famoso por ser um dos sistemas mais seguros.
  • Windows Mobile

    Windows Mobile
    O sistema operacional para dispositivos móveis do Tio Bill foi muito usado, porém não era muito vingado, pois tentavam colocar uma versão de desktop no ‘Smartphone”. Por causa dessas angústias, foi trocado em 2010 pelo que conhecemos até hoje: o Windows Phone.
  • iOS

    iOS
    O ano da Apple. O lançamento do iPhone revolucionou completamente a era dos dispositivos mobile. Foi feito exclusivamente para o iPhone, mas hoje é usado para outros dispositivos móveis da empresa.
  • Android

    Android
    Feito para bater de frente com o iOS da Apple, o Android foi desenvolvido em código aberto para várias empresas, mas só teve renome após sua venda para a Google, desde então é o sistema operacional mais usado para dispositivos móveis.
  • Unix

    Unix
    Com a criação da computação moderna, criou-se também os sistemas operacionais, separados em 5 gerações. Atualmente estamos na quinta geração, que caracteriza-se pelo uso do mouse e softwares de ajuda diária. O primeiro sistema operacional foi criado em meados de 1969 por um conjunto de programadores. O Unix foi a base para muito do que conhecemos hoje, o mais “conhecido” descendente do Unix é o sistema Operacional, Linux, Solaris e o seu promissor OpenSolaris.
  • EPOC32

    EPOC32
    Ou mais conhecido como Symbian, foi um dos primeiros sistemas operacionais para dispositivos móveis. Foi amplamente conhecido através da Nokia, que o utilizou com muitos aparelhos de sua linha e que detêm os direitos do mesmo até hoje. Mesmo não sendo muito mais utilizado ainda é prestado o suporte.
  • Linguagens mais utilizadas

    Atualmente as linguagens mais utilizadas são: C, Java, C++, Objective-C, C#, JavaScript, PHP, Python, Visual Basic .NET, Visual Basic.