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10,000 BCE
Antiga Grécia
DISCURSO MÍTICO (adesão + aceitação)
--> Racionalização do Saber: MITO (alegoria) - LOGOS (razão)
--> Construção da Cosmologia: Interpretação RACIONALIZADA do mundo
--> Continuidade Temática: MITOLOGIA GRÉCIA séc VI a.C.
--> Polis: garante a AUTONOMIA INTELECTUAL no Mundo
--> Magna Grécia: responsabiliza-se pelos QUESTIONAMENTOS (dado o contato com diversos outros povos) -
7000 BCE
Pré-Sócrates (Filó da Natu)
PHYSIS: Compreensão das CARACTERÍSTICAS e TRANSFORMAÇÕES
--> Busca pelo Ponto de Partida da Filo
*a ARKHÉ (princípio primordial/ativo): Relação de CAUSA e EFEITO "FILÓSOFOS da NATUREZA"
--> A ARKHÉ para cada um (princípio primordial)
*Tales: ÁGUA
*Anaximandro: ÁPEIRON (infinito)
*Anaxímenes: AR
*Pitágoras: NÚMEROS
*Demócrito: ÁTOMOS -
5000 BCE
Pré-Sócrates
HERÁCLITO de EFÉSO
->Concepção da Physis: "TUDO FLUI" (teoria da eterna mudança)
*ex rio (o rio nn é o msm - se entra uma vez, na segunda vez ele já nn é mais o msm)
->Transformação da Natureza: UNIDADE DOS CONTRÁRIOS (haver um equilíbrio - coexistem)
*ex conheço o mau, pq já fiquei na ausência d bem
->O Devir: existência d um cte DEVIR dos seres (OPÕEM SUA EXISTÊNCIA)
*ex Ñ sou ainda, mas VOU VIR A SER (ainda ñ morri, mas um dia vou tornar-me morto)
->ARKHÉ: FOGO (cte movimentação e queimar) -
5000 BCE
Pré-Sócrates
PARMENÊDES de ELÉIA
(percebe DIFF aparências / essências)
--> Concepção da Physis: UNIVERSO é UNO e IMUTÁVEL
*ex. isso é isso e apenas isso (sem mudanças - causaria confusão indenitária)
--> Transformação da Natureza: ILUSITÓRIAS (as ilusões são CONSEQUÊNCIA de ERROS dos SENTIDOS)
--> O Devir: Ñ há TRANSFORMAÇÕES (ñ existe)
*ex. o Ser (É OU Ñ É)
--> ARKHÉ: SERES (são primordiais/ñ se transformam) -
456 BCE
Sofistas
CONTEXTO
--> Democracia Grega: PARTICIPAÇÃO DIRETA do CIDADÃO
ISONOMIA e ISEGORIA (apenas pr cidadãos) (msm leis e liberdade d expressão) SOFISTAS
--> Alteração da Concepção Filosófica: PHYSIS->HOMEM
--> Técnicas d Oratórias: VALORIZAÇÃO do CONVENCIMENTO (vende conhecimento = seu sustento) ("o bom orador é capaz de convencer qualquer sobre qualquer coisa") CARACTERÍSTICAS
--> Subjetivismo: Ñ HÁ VDDS ABSOLUTAS (td é contestável)
--> DOXA > ALETHEIA -
400 BCE
Sócrates
PREOCUPAÇÃO FILOSÓFICA
-->ALETHEIA+DOXA
-->Ativ Investigativa: VALORIZA o ESPÌRITO CRÌTICO
-->Questionamentos Morais: MECANISMO do CONTRA-EXEMPLO
ESSÊNCIA do CONCEITOS (ideia->contrapõem->consenso) DIALÉTICO
-->Construção do Conhecimento: CHOQUE entre OPINIÕES (busca pela vdd sabendo q nunca alcançará - "só sei que nada sei")
RECONHECIMENTO da PRÓPRIA IGNORÂNCIA (IRONIA) DIÁLOGOS CRÍTICOS
-->Ironia: DESCONSTRUIR o CONHECIMENTO PRÓPRIO
-->Maiêutica: CRIAÇÃO duma NOVA IDEIA (dada a Ironia) -
280 BCE
Platão
APRIMORAMENTO DA FILO SOCRÁTICA
--> Deve-se BUSCAR (afastar)
Filosofia (Senso Comum)
dada pela Razão (Sentidos)
representada por Essências (Aparência)
resultando na Verdade (Opinião) TEORIA do CONHECIMENTO
--> Conciliação MOBILISMO(Heráclito)-IMOBILISMO(Parmênides)
--> Teoria da Ideias: DIALÉTICA (percepção da transformações dos seres - plano superior/fundo inteligível) -
279 BCE
Platão II
T. DO CONHEC
M. das SOMBRAS- Aparências (SENTIDOS; OPINIÕES)
M. das IDEIAS- Essências (RAZÃO; VERDADE)
T. da REMINISCÊNCIA- Conhecimento Inato (LEMBRANÇAS)
... Se ñ conheço é pq minha alma ñ entrou em contato com aquilo (no mundo das ideias)- logo ñ esta dentro d mim MITO DA CAVERNA
--> Prisioneiros veem SOMBRAS ouvem OPINIÕES
--> Libertam-se ficam CEGOS com a Luminosidade("VDD")
--> Conclui-se q RELEMBRAM tudo oq foi escutado e visto na Cav -
278 BCE
Platão III
TEORIA POLÍTICA
--> Negação da DEMO como Sist Polit IDEAL
--> SOFOCRACIA:
Gov dos mais SÁBIOS (REIS-FILÓ)
ELITE POLÍTICA, Aristocracia (assoc ALMA e FUNÇÃO na city) --> Divisão:
ALMA (Racional, Irracional, Concupiscente)
CIDADE (Reis-Filó, Guerreiros, Trabalhadores)
CORPO (Cabeça, Tórax, Pélvis)
... tds temos elas, mas há aquela q predomina- Hierarquia MORAL
--> Assoc BEM e CONHECIMENTO: (valor moral-correto)
RAZÃO: prazer intelectual
CORAGEM: satisfação d ambições
DESEJO: "prazer grosseiro" -
277 BCE
Platão IV
MORAL
--> Assoc BEM e CONHECIMENTO: (valor moral-correto)(saber-vdd)
RAZÃO: prazer intelectual
CORAGEM: satisfação d ambições
DESEJO: "prazer grosseiro"- satisfação momentânea (mundo material- aparência) --> EPISTEME: Busca INCESSANTE pelas ESSÊNCIAS dos SERES
Compreender o BELO x ESTÉTICA- MÍMESES x IMITAÇÃO ("arte q aprisiona")
APRISIONAMENTO- qnt+ afastar da Busca; +longe do Saber; afunda na cav
AMOR pelo CONHECIMENTO presente apenas no M. IDEAL (necessidade da ALMA Retornar pr sua ESSÊNCIA)