-
A câmera digital construída por pelo engenheiro Steve Sasson, pesava cerca de 3,5 kg e produzia 100 fotografias em preto e branco. As imagens ofereciam um sensor eletrônico de 10.000 pixels e tinham um tempo de espera de 23 segundos para serem gravadas na fita cassete, a qual armazenava 30 fotografias.
-
Em 1981, a empresa Sony lançou a câmera Mavica (Magnetic Video Camera). Seu processo de funcionamento ainda estava entre o analógico e o digital, pois armazenava as fotos coloridas em pequenos disquetes que podiam ser visualizadas na televisão.
-
A máquina possuía um tamanho de um maço de cigarro, o sensor oferecia 380.000 pixels, quase o dobro de produtos CCD da época.
-
A Dycam foi a primeira câmera digital de consumo vendida nos Estados Unidos. Seu modelo era compacto e de fácil usabilidade.
-
Em 1994 a Apple se aventurou pelos caminhos ainda incertos da fotografia digital e lançou o modelo Apple QuickTake 100. Produzida pela Kodak, a câmera tinha a disponibilidade de capturar até oito imagens com resolução VGA (640×480). Foi a primeira câmera digital colorida a custar menos que U$ 1000.
-
O modelo da Mavica agora era inteiramente digital. O sucesso foi tão grande, que na época a câmera representava 40% das vendas de câmeras digitais nos Estados Unidos.
-
Ela foi a primeira DSLR a contar com um display de LCD para visualização de imagens em tempo real. O equipamento substituiu o espelho de SLR padrão por um divisor de feixe de luz de entrada, que enviava informações tanto para o sensor quanto para o visor óptico.