EVOLUCÃO DA EAD.

By Ednaldo
  • EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

    EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
    Marco inicial da Educação a Dsitância é anunciado um curso pela gazeta de Boston, onde o professor Caleb Philipps, de Short Hand, oferecia material para ensino e tutoria por correspondência. Após iniciativas particulares, tomadas por um longo período e por vários professores, no século XIX a educação a Distância começa a existir institucionalmente.
  • A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO MUNDO ( Suécia)

    A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO MUNDO ( Suécia)
    A partir de 1829 houve um processo de acontecimentos no processo da Ead no mundo. Vejamos algumas datas: 1829 Na Suécia foi inaugurado o Instituto Líber Hermondes, que possibilitou a mais de 150.000 pessoas realizaram cursos através da EAD; 1840 Inaugurada a primeira escola por correspondência na Europa.
  • A EAD NO BRASIL

     A EAD NO BRASIL
    O Jornal do Brasil registra, na primeira edição da seção de classificados, anúncio que oferece profissionalização por correspondência para datilógrafo.
  • A Ead na União Soviética.

    A Ead na União Soviética.
    Inicia-se cursos por correspondência na União Soviética.
  • INÍCIO DA EAD PELO RÁDIO BRASILEIRO

    INÍCIO DA EAD PELO RÁDIO BRASILEIRO
    1923 – um grupo liderado por Henrique Morize e Edgard Roquette-Pinto criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que oferecia curso de Português, Francês, Silvicultura, Literatura Francesa, Esperanto, Radiotelegrafia e Telefonia. Tinha início assim a Educação a Distância pelo rádio brasileiro.
  • SURGE O INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO

    SURGE O INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO
    Em 1941 surge o Instituto Universal Brasileiro, segundo instituto brasileiro a oferecer também cursos profissionalizantes sistematicamente. Fundado por um ex-sócio do Instituto Monitor, já formou mais de 4 milhões de pessoas e hoje possui cerca de 200 mil alunos; juntaram-se ao Instituto Monitor e ao Instituto Universal Brasileiro outras organizações imilares, que foram responsáveis pelo atendimento de milhões de alunos em cursos abertos de iniciação profissionalizante a distância.
  • A EAD através do rádio

    A EAD  através do rádio
    Inicia-se a transmissão das aulas de quase todas as matérias literárias da faculdade de Letras e Ciências Humanas de Paris, França, por meio da rádio Sorbonne.
  • A EAD NO RN

    A EAD NO RN
    A Diocese de Natal do Rio Grande do Norte, cria algumas escolas radiofônicas, dando origem ao movimento de Educação de base (MEB), marco na Educação a Distância não formal no Brasil. Promovendo assim o letramento de jovens e adultos.
  • Adoção da Ead no mundo

    Adoção da Ead no mundo
    Hoje, mais de 80 países, nos cinco continentes, adotam a Educação a Dsitãncia em todos os níveis de ensino, em programas formais e não formais, atendendo milhões de estudantes ( GOLVÊA OLIVEIRA, 2006).
  • CRIAÇÃO DA UAB.

    CRIAÇÃO DA UAB.
    É criada a Universidade Aberta do Brasil, uma parceria entre o MEC, estados e municípios; integrando cursos, perquisas e programas de educação superior a distância.
  • DECRETO DE LEI Nº 5.773, DE 09 DE MAIO DE 2006.

    DECRETO DE LEI Nº 5.773, DE 09 DE MAIO DE 2006.
    Entra em vigor o decreto nº 5.773, de 09 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior em cursos superiores de graduação e sequênciais no sistema federal de ensino, incluindo os da modalidade a distãncia ( BRASIL, 2006)
  • CONHECENDO A EAD E ROMPENDO PRECONCEITOS.

    CONHECENDO A EAD E ROMPENDO PRECONCEITOS.
    Antes de conhecer o ensino a distância muitos eram os preconceitos existentes em nossa mente, mas ao ter o primeiro contato com essa modalidade de ensino através do curso de "Licenciatura em Computação" pela UFERSA, percebemos o quanto a mesma é importante e de grande valor. A Educação a Distância nos proporcionou a possibilidade de cursar um curso superior não existente na nossa região, assim como as muitas chances de conhecimento e de desbravar novas possibilidades no âmbito educacional.