Evolução da Contabilidade no Brasil – Hélio Brito Freitas de Queiroga

  • Jan 1, 1530

    Início - Época Colonial

    Nessa época surgiu a Contabilidade no Brasil, sendo utilizada para realizar os controles alfandegários.
  • Jan 1, 1549

    Surge o Curso Ciências Contábeis

    Com o passar do tempo, e com as novas necessidades da população, surgiu o primeiro curso de ciências contábeis, com a finalidade de formar profissionais para atuar nessa área. Inicia-se então o ensino comercial da área contábil.
  • Jan 23, 1549

    Sr. Gaspar Lamego

    Através do Rei de Portugal, Dom João III, surge o Primeiro Contador das Terras Gerais do Brasil.
  • Casa dos Contos

    Criada pela Carta Régia, a Casa dos Contos, que era o órgão responsável por processar e fiscalizar as receitas e despesas do estado. Em razão do aumento excessivo dos gastos, em consequência do desenvolvimento social, foi implantado o Erário Régio, responsável para controlar as contas públicas e receitas do Estado.
  • Regulamentação da Profissão

    Nessa época foi regulamentada a profissão contábil, que se estendeu também ao Brasil, quando o Rei de Portugal, Dom José, expediu a cartade lei a todos os domínios lusitanos. Nesse documento, ficou estabelecida a obrigatoriedade de registro da matrícula de todos os guarda-livros na junta comercial, além de proibir que os escritórios das casas de negócios contratassem guarda-livros sem o referido registro da matrícula.
  • Regulamentação da Profissão - II

    Difunde-se que a regulamentação no Brasil da profissão na área contábil passou a existir a partir do início do Império, quando o imperador Dom Pedro II sancionou a lei nº 556, de 25 de junho de 1850 do Código Comercial Brasileiro. Desde então, o guarda-livros teria passado a ser um agente auxiliar do comércio e preposto da Casa Comercial. Mas, antes de assumir a responsabilidade, o empregador tinha o dever de fornecer uma nomeação por escrito, a qual deveria ser inscrita no Tribunal do Comércio.
  • Regulamentação da Profissão - III

    No entanto, na verdade, a regulamentação que caracterizou a função do guarda-livros como a primeira profissão liberal no Brasil ocorreu somente em 1870.
    Ela foi estabelecida pelo Decreto Imperial nº 4.475 e reconhecida oficialmente pela Associação dos Guarda-livros da Corte.
  • Novos Cursos

    O Decreto nº 20.158, de 30/06/1931, criou os cursos de guarda-livros e de perito-contadores e tentou organizar o ensino comercial no Brasil.
  • Curso de Contador

    Já o decreto-lei nº.1.535 de 23 de agosto de 1939 alterou a nomenclatura do Curso Técnico de Perito-Contador para Curso de Contador, e assim continuou formando profissionais contadores, que também poderiam exercer a função de peritos.