3581b8cf6addbbed42e9a30c1324b183

Engenharia de Produção No Contexto Internacional, Nacional e Local

  • Contexto Internacional

    Contexto Internacional
    Em sua origem, tomou forma com o nome de Engenharia da Produção e foi preconizada por F.W. Taylor, Frank e Lillian Gilbreth, Henry Gantt, Walter A. Shewhart, Henry Fayol, dentre outros. Para mais tarde, com o advento da produção em massa, difundida por Henry Ford, e posteriormente a produção enxuta, concebida por Taichii Ohno dentro da Toyota, para que a Engenharia de Produção ganhasse grande destaque mundial.
  • Contexto Nacional

     Contexto Nacional
    No Brasil, desenvolveu-se com o nome de Engenharia de Produção, a partir de 1950. Outros fatores como o recente desenvolvimento japonês e a adoção da temática da Qualidade & Produtividade como pontos centrais nas empresas e organizações privadas, públicas, industriais, serviços e de governos, consolidaram essa difusão.
    A Engenharia de Produção é uma habilitação específica aplicável a qualquer uma das seis grandes áreas da engenharia e economia como um todo.
  • Contexto Local

     Contexto Local
    Com as recentes mudanças estruturais e organizacionais desses sistemas de produção e a evolução dos cursos de Engenharia de Produção, os profissionais egressos desta modalidade têm se mostrado, ainda, hábeis empreendedores e capazes de atuar nas mais diversas organizações da sociedade.