Download

Linha do tempo - Pensadores e personalidades do empreendedorismo

By hackmbh
  • 1271

    Marco Polo

    Marco Polo
    Qual o primeiro grande empreendedor na história que poderíamos citar? Podemos citar Marco Polo que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Como empreendedor, Marco Polo assinou um contrato com um homem que possuía dinheiro (hoje mais conhecido como capitalista) para vender as mercadorias deste. Enquanto o capitalista era alguém que assumia riscos de forma passiva, o aventureiro empreendedor assumia papel ativo, correndo todos os riscos físico e emocional.
  • Richard Cantillon

    Richard Cantillon
    A palavra empreendedor é derivada da palavra francesa entrepeneur, que significa “aquele que está entre” ou “intermediário”, foi usada pela primeira vez em 1725 pelo economista irlandês Richard Cantillon para designar o indivíduo que assumia riscos.
  • Thomas Edison

    Thomas Edison
    Empreendedorismo no século XVIII. Finalmente houve diferenciação da pessoa com capital (investidor de risco da atualidade) da pessoa que precisava de capital (empreendedores). Thomas Edison – inventor da lâmpada, suas invenções só foram possíveis com o auxílio de investidores.
  • Peter Drucker

    Peter Drucker
    Segundo ele, a inovação é a "ferramenta própria dos empreendedores". Ele trata da inovação como uma disciplina que pode ser ensinada e aprendida, e que leva o empreendedor a tomar conhecimento de como e onde pode obter o sucesso.
  • Joseph Schumpeter

    Joseph Schumpeter
    Joseph Schumpeter projetou o termo e o associou ao conceito de inovação, apontando-o como o elemento que dispara e explica o desenvolvimento econômico. Empreendedorismo, portanto, consiste essencialmente em fazer coisas que não são geralmente feitas em vias normais de rotina do negócio; é essencialmente um fenômeno que vem sob o aspecto maior da liderança.
  • Howard Bowen

    Howard Bowen
    Nos Estados Unidos, o livro Social Responsabilities of the Businessman, de Howard Bowen, o tema Responsabilidade Social recebeu atenção e ganhou espaço. Na década de 70, surgiram associações de profissionais interessados em estudar o tema. É a partir daí que a responsabilidade social deixa de ser uma simples curiosidade e se transforma num novo campo de estudo. A responsabilidade social revela-se então um fator decisivo para o desenvolvimento e crescimento das empresas.
  • Philip Kotler

    Philip Kotler
    Desenvolveu um modelo que trata os clientes não como meros consumidores, mas como seres complexos e que têm demandado cada vez mais estratégias segmentadas e comprometi-mento das empresas com os valores pessoais. Kotler acredita que o propósito de elevar o bem-estar do consumidor, o marketing tem que ser colocado no centro da estratégia da empresa e ser praticado por todos os gestores. Ele liga o lucro à satisfação do consumidor e com o bem-estar da sociedade.
  • Stephen Kanitz

    Stephen Kanitz
    Foi um dos precursores de análise de risco e crédito com seu artigo "Como Prever Falências", na Revista Exame 12/1974 que ficou conhecido como o Termômetro de Kanitz. Análise de risco abriu a possibilidade de crédito a pequenos empresários e pessoas mais pobres, antes dispensada somente àqueles mais ricos da população. Foi um dos responsáveis pela disseminação do conceito de responsabilidade social no corporativismo do Brasil.
  • Albert Shapiro

    Definiu o comportamento do empreendedor:
    - 1 tomar iniciativa;
    - 2 organizar alguns mecanismos sociais e econômicos e;
    - 3 aceitar riscos ou o fracasso. Há um consenso de que o principal recurso utilizado pelo empreendedor é ele mesmo.
  • Gifford Pinchot III

    Gifford Pinchot III
    É um empreendedor, autor e co-fundador americano do Graduate Institute Bainbridge, agora chamada Universidade Pinchot. A ele é creditado a invenção do conceito de intra-empreendedorismo em um artigo que ele e sua esposa, Elizabeth Pinchot, escreveram, em 1978, intitulado Intra-Empreendedorismo Corporativo. ou seja, uma pessoa empreendedora, mas que trabalha dentro de uma organização.
  • José Dornelas

    José Dornelas
    É um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo e plano de negócios e um dos mais requisitados conferencistas sobre o tema no país. Acredita que o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.