Educação de surdos - linha do tempo

  • 2002 BCE

    2002 - Lei de Libras

    Criada a Lei de Libras (Lei 10.436/2002), que reconhece a Língua Brasileira de sinais como forma de comunicação e expressão dos surdos. São formados agentes multiplicadores do curso Libras em Contexto em MEC/Feneis.
  • 1957 BCE

    1957 INES

    Por decreto imperial (Lei nº 3.198, de 6 de julho), o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos passa a se chamar Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES. Apesar da proibição do uso da língua de sinais nas salas de aula, ela ainda era usada pelos alunos surdos nos corredores e nos pátios da escola.
  • 1880 BCE

    1880 Congresso de Milão

    Foi uma conferência internacional de educadores de surdos, que ocorreu em setembro de 1880. Um comitê, constituído unicamente por ouvintes, declarou que a educação oralista era superior à de língua gestual e aprovou uma resolução proibindo o uso da língua gestual nas escolas. Escolas em todos os países europeus e nos Estados Unidos mudaram seu método de educação para os surdos para a utilização terapêutica do discurso sem língua gestual.
  • 1864 BCE

    1864 Universidade Gallaudet

    A primeira universidade nacional para surdos é fundada nos Estados Unidos, a Universidade Gallaudet em Washington, um sonho de Thomas Hopkins Gallaudet realizado pelo filho do mesmo, Edward Miner Gallaudet (1837-1917).
  • 1857 BCE

    1857 Imperial Instituto dos Surdos-Mudos

    Em 26 de setembro é fundada a primeira escola para surdos no Rio de Janeiro, o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Nessa escola surgiu a mistura da língua de sinais francesa com os sistemas já usados pelos surdos de várias regiões do Brasil.
  • 1814 BCE

    idade CONTEM­PORÂNEA 1814 Thomas Hopkins Gallaudet 1787 – 1851

    Ao conhecer Alice Gogswell, criança surda da vizinhança que não tinha acesso à educação, o Reverendo Thomas Gallaudet idealiza uma escola para surdos nos Estados Unidos e viaja à Europa em busca de métodos de ensino. Volta à América trazendo o professor surdo Laurent Claerc, melhor aluno do Instituto Nacional para Surdos de Paris
  • 1729 BCE

     1778 Samuel Heinicke 1729 – 1790 Considerado o “pai do método alemão”

    Considerado o “pai do método alemão”. Iniciou as bases da filosofia oralista. Fundou a primeira escola de oralismo puro em Lípsia, uma cidade independente do Estado da Saxônia, na Alemanha. Inicialmente sua escola tinha nove alunos surdos. 
  • 687 BCE

    idade MÉDIA 687 Bispo John de Beverley

    Ensina um surdo a falar de forma clara, e o acontecimento é considerado um milagre. No entanto, assim como a autoria de muitas metodologias e técnicas ficaram perdidas no tempo, esta também se perde e a igreja toma para si a autoria do feito. 
  • 483 BCE

    idade ANTIGA 483 a.C.

    Na antiguidade, as crianças surdas eram condenadas à mesma morte reservada aos deficientes. Na China, os surdos eram lançados ao mar