Educação à Distância 2000 a 2009. Participantes: Alex Amorim | Grabriel Soto | Jorge Bruno
-
Implantação da tecnologia móvel de 3ª Geração (3G) no Japão.
-
Ocorreu em Marselha na França a apresentação da nova entidade acadêmica Universidade Virtual Euromediterrânea. Tethys é uma iniciativa da Universidade do Mediterrâneo e já possui associado 22 universidades de oito países do mediterrâneo. A universidade de Barcelona foi a primeira universidade espanhola a aderir ao projeto.
-
Em 2000, foram implantados os Grupos I e II, envolvendo os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Sergipe e Tocantins, foram diplomados mais 22.056 professores.O Programa foi financiado pelo FUNDESCOLA que administra recursos oriundos do Banco Mundial. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD –, desde o lançamento do PROFORMAÇÃO, tem sido parceiro da Secretaria de Educação a Distância – SEED.
-
Criado em 2000, com o objetivo de levar educação superior, gratuita e de qualidade a todo o Estado do Rio de Janeiro, o Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) é formado por sete instituições públicas de ensino superior: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO, e conta atualmente com mais de 45 mil alunos matriculados em seus 15 cursos de graduação a distância.
-
Criação da Universidade Corporativa CAIXA
-
Os cursos de pós-graduação stricto sensu a distância serão oferecidos exclusivamente por instituições credenciadas para tal fim pela União. Os cursos de pós-graduação stricto sensu oferecidos a distância devem, necessariamente, incluir provas e atividades presenciais.Os cursos de pós-graduação stricto sensu oferecidos a distância obedecerão às mesmas exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento estabelecidas por esta Resolução.
-
UnB: Instrui acerca de procedimentos para análise, pela CEG (Câmara de Ensino de Graduação), da criação e da oferta de disciplinas de graduação ministradas à distância
-
PNE reforça a necessidade da Educação à Distância
-
Os cursos de pós-graduação são sujeitos às exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento previstas na legislação - Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.
-
-
A partir de 2002, o FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – assumiu o financiamento do PROFORMAÇÃO por meio de convênio com a Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC. Nesse mesmo ano, iniciou-se o Grupo III, implementado nos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe, formando em julho de 2004, mais de 6.000 professores.
-
Geralmente cada universidade tem um CED (Centro de Educação a Distância), e em 2002 das 56 faculdades apenas três não ofereciam educação a distância. É difícil obter dados sobre o ensino a distância por haver muita liberdade na sua criação, mas há estimativas diversas.
-
Implantação da tecnologia móvel de 3ª Geração (3G) na Europa.
-
Cursos de pós-graduação lato sensu a distância devem incluir encontros presenciais para a realização de provas e para defesas de monografias ou de trabalhos de conclusão.
-
Os processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior (IES), credenciamento para oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior para oferta de cursos superiores a distância, de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como de transferência de mantença, aumento e remanejamento de vagas de cursos reconhecidos, desativação de cursos. Sistema SAPIEnS/MEC.
-
Implantação da tecnologia móvel de 3ª Geração (3G) no Brasil.
-
Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação,
com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. -
O Sistema UAB foi criado pelo Ministério da Educação no ano de 2005, em parceria com a ANDIFES e Empresas Estatais, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação com foco nas Políticas e a Gestão da Educação Superior. Trata-se de uma política pública de articulação entre a Secretaria de Educação a Distância - SEED/MEC e a Diretoria de Educação a Distância - DED/CAPES com vistas à expansão da educação superior, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE.
-
Em parcerias com o Ministério da Educação a UnB passa, efetivamente, a atender de forma ampliada e regular as demandas de formação superior a distância. Entre essas parcerias, que iniciaram nos anos de 2005 e 2006, encontra-se o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária.
-
O Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (Cead/UnB) realiza, nos dias 27 e 28, a partir das 9h, o primeiro encontro presencial do curso de especialização em educação a distância. Essa modalidade de ensino o curso vem com o objetivo de colaborar na formação de competências para esta modalidade de ensino no Brasil”
-
Fica instituído o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País.
-
O segundo edital, publicado em 18 de outubro de 2006, denominado UAB2, diferiu da primeira experiência por permitir a participação de todas as instituições públicas, inclusive as estaduais e municipais. (UAB)
-
Secretaria de Educação à Distância
-
Merece destaque da atuação do Sistema UAB que fomentou a criação de cursos na área de Administração, de Gestão Pública e outras áreas técnicas. (UAB).
-
Conforme antecipou o secretário de EAD (Educação a Distância) do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, no ESUD (Congresso Nacional de Educação Superior a Distância), realizado em abril, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) já recebe propostas de cursos de mestrado e doutorado nesta modalidade. A expectativa agora, é que a contrapartida venha das IES (Instituições de Ensino Superior) por meio do envio de projetos de qualidade
-
SEES/MEC passa a administrar a EaD.
-
A UnB cria a Diretoria de Ensino de Graduação a Distância DEGD, que tem a função de coordenar e orientar as atividades relacionadas com o ensino de graduação a distância na UnB. A Universidade Aberta do Brasil na UnB-UAB e o programa pró-licenciatura
subordinam-se à DEGD. -
De 2007 a julho de 2009, foram aprovados e instalados 557 polos de apoio presencial com 187.154 vagas criadas. A UAB, ademais, em agosto de 2009, selecionou mais 163 novos polos, no âmbito do Plano de Ações Articuladas, para equacionar a demanda e a oferta de formação de professores na rede pública da educação básica, ampliando a rede para um total de 720 polos. (UAB)
-
210 Instituições credenciadas pelo MEC para EaD