-
Jean Massieu foi um dos primeiros professores surdos do mundo.
-
Escreveu aquilo que pode ser considerado o primeiro livro publicado por uma pessoa surda
-
Sicard fundou a escola de Surdos de Bordéus, em 1782
-
Médico cirurgiao em Paris. Defendia que so diminuindo o grau de surdez é que o surdo teria acesso ao conhecimento
-
Era musico que aos 26 anos ficou surdo, a partir dai compôs suas musicas de maior sucesso.
-
Em 1814 conheceu Alice Cogswell, uma menina surda que sempre ficava isolada. Foi ai que decidiu dedicar-se ao ensino de surdos, viajando para vários países procurando métodos.
-
Com Thomas Hopkins Gallaudet , ele co-fundou a primeira escola para Surdos na América do Norte, o Hartford Asylum para a Educação e Instrução de Surdos e Mudo em 15 de abril de 1817.
-
Foi um educador surdo, organizador intelectual e político na França do século XIX, e é um dos primeiros defensores da identidade surda e cultura. Berthier pediu ao governo francês permissão para criar a Société Centrale des Sourds-Muets , que foi fundada oficialmente no ano seguinte como a primeira organização a representar os interesses da comunidade surda
-
Huet era surdo e foi o fundador do Instituto Nacional de Educação de Surdos no Rio de Janeiro. A sua didática adotou modelos de aprendizagem com uso de língua de sinais.
-
Foi fundada a primeira escola para surdos no Brasil, ficava no Rio de Janeiro "Instituto Nacional de Educação de Surdos", no dia 26 de setembro.
-
Foi um grande defensor do oralismo e opositor da língua gestual. Defendia o monolinguismo para todos.
-
Um ex-aluno do INES, Flausino José da Gama, reproduziu a "Iconografia dos Signaes dos Surdos Mudos", o primeiro dicionario de lingua de sinais no Brasil.
-
Método oralista na educação dos surdos e proibição da língua gestual.
-
Helen Adams Keller foi uma escritora, conferencista e ativista social norte-americana. Foi a primeira pessoa surda e cega a conquistar um bacharelado.
Annie Sullivan, foi uma educadora estadunidense, mais conhecida por ter sido a professora de Helen Keller, uma adolescente surda-cega a quem ensinou por meio da Língua de sinais por intermédio do tato.