25 de abril 2020 custom 2020

Cronologia da Revolução dos Cravos

  • Operações do dia 23 de abril - 11h00

    Operações do dia 23 de abril - 11h00
    Chegada a Santarém do capitão Candeias Valente, oficial do Movimento dos Capitães, portador da ordem de operações para a EPC (Escola Prática de Cavalaria). Candeias liga para casa do tenente Ribeiro Sardinha, a informar que já estava na cidade, na Pastelaria Bijou. Sardinha contacta, como combinado, Salgueiro Maia e decidem encontrar-se na pastelaria.
  • Operações do dia 23 de abril - 11h30

    O capitão Salgueiro Maia desloca-se à Pastelaria Bijou, no Largo do Seminário, em Santarém, para se encontrar com Candeias Valente e receber a ordem de operações.
  • Operações do dia 23 de abril - 11h40

    Na viatura de Salgueiro Maia, estacionada no exterior da EPC, junto ao Jardim da República, é entregue a ordem de operações e são acertados alguns pormenores. Uma viatura da PIDE/DGS ronda a zona e segue o capitão à distância.
  • Operações do dia 24 de abril

    No final do dia 24 de Abril de 1974, um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho, instalou secretamente o posto de comando do movimento revolucionário no quartel da Pontinha, em Lisboa. Esses militares eram o comandante Vítor Crespo, o Major Sanches Osório, o Tenente-Coronel Nuno Fischer Lopes Pires, o Tenente-Coronel Garcia dos Santos, responsável pelas transmissões,o Major Hugo dos Santos e o Capitão Luís Macedo, co-autor do Plano Operacional.